Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um dos índices de aptidão física é o consumo máximo de oxigênio. Partindo dessa afirmação, podemos dizer que:
O treinamento aeróbico melhora o transporte de oxigênio no corpo humano.
A quantidade de sangue bombeada pelo músculo pterigóide por minuto é o produto da intensidade do exercício.
Como as atividades físicas de treinamento, um sistema eficiente de oxigenar o sangue venoso são as corridas.
A pressão arterial sistólica e diastólica e a resistência vascular periférica são menores durante o exercício máximo em idosos comparados aos adultos jovens.
Os idosos apresentam maior volume sistólico em cargas absolutas quando comparados com adultos jovens.
Em uma visão crítica, a psicomotricidade vem sendo questionada como um dos conteúdos de ensino nas aulas de Educação Física escolar, pois seus saberes
No Brasil, em 1996, o Ministério do Esporte criou o Programa Esporte Educacional, com o objetivo de, por meio do esporte, auxiliar o desenvolvimento integral do indivíduo, sua socialização e sua formação para a cidadania. Com relação a esse programa e seus princípios, julgue os próximos itens.
A aprendizagem das técnicas esportivas tem o mesmo nível de importância que os princípios educacionais de totalidade, coeducação, participação e cooperação, já que a técnica é a competência para executar os movimentos de forma adequada.
Nas atividades físicas com a terceira idade, devemos observar vários fatores. Dentro desses fatores, existem as contra-indicações. Marque a alternativa que corresponde ao assunto:
I- Diabetes descompensada.
II- Arritmias de difícil controle.
III- Angina instável.
IV- Convulsões recentes.
V- Doença sistêmica aguda e febre.
Está correta a seqüência:
I, II e III.
III, IV e V.
II, IV e V.
I, III e IV.
Todas estão corretas.
Segundo Carmem Soares, em sua obra Educação Física: raízes europeias e Brasil(1994, p. 63), a Educação Física no final do século XIX esteve vinculada à saúde biológica, assumindo o papel de protagonista em um projeto maior da sociedade. Esse projeto ficou conhecido como
No Brasil, em 1996, o Ministério do Esporte criou o Programa Esporte Educacional, com o objetivo de, por meio do esporte, auxiliar o desenvolvimento integral do indivíduo, sua socialização e sua formação para a cidadania. Com relação a esse programa e seus princípios, julgue os próximos itens.
O esporte deve ser uma aferição da autossuperação com a ajuda do outro, que deve ser visto como solidário, e não como adversário.
A atividade física estimula as células musculares esqueléticas já existentes a produzirem novas miofibrilas, o que ocasiona aumento do volume da célula e, conseqüentemente, do músculo. No individuo adulto, essas células da musculatura esquelética não se dividem mais. Em situações muito especiais, quando o músculo é submetido a exercícios intensos, essas células podem se multiplicar. Partindo do exposto, marque a segunda coluna de acordo com a primeira, levando em consideração a atividade física com o sistema energético:
1-Corrida de 100 metros.
2-Corrida de 400 metros.
3-Corrida de 800 metros.
4-Maratona.
5-Corrida de 200 metros.
( ) Principalmente ATP e fosfocreatina.
( ) Principalmente glicogênio-lactato.
( ) Sistema aeróbico.
( ) Glicogênio-lactato, sistema aeróbico.
( ) ATP,fosfocreatina, glicogênio-lactato.
Está correta a seqüência:
1, 2, 3, 4 e 5.
3, 1, 4, 5 e 2.
1, 2, 4, 3 e 5.
2, 1, 3, 5 e 4.
3, 4, 1, 5 e 2.
Para Sávio Reinventando o esporte (2001, p.99), O resgate da ludicidade é um dos elementos que se destacam como possibilidade de trabalho numa proposição de 'reinvenção' do esporte. Para que isso ocorra, será necessário
Na publicação do programa denominado Segundo Tempo (2005), do Ministério do Esporte, são apresentadas duas abordagens no ensino de esportes: a pedagogia tecnicista e a pedagogia da autonomia. Acerca dessas duas formas de ensino do esporte, julgue os itens que se seguem.
Segundo a pedagogia da autonomia, o ensino deve ser feito por meio de jogos e, na maioria das vezes, envolver também conhecimentos cognitivos, conceitos que devem ser aprendidos.
Quando trabalhamos com gestantes, torna-se de extrema importância, entender os mecanismos e fenômenos que ocorrem durante todo o ciclo gravídico-puerperal. Em condições normais, a ginástica para gestantes, é recomendada após a liberação pelo médico assistente e, quando estiver completado determinado tempo. Esse tempo refere-se a:
No primeiro mês de gravidez.
No segundo mês de gravidez.
No terceiro mês de gravidez.
No quarto mês de gravidez.
No quinto mês de gravidez.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...