Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na Ginástica Artística e de Trampolim, existem alguns termos que dificilmente serão encontrados em outras modalidades esportivas. Algumas delas são de origem estrangeira, porém muito comum no esporte em pauta.

Podemos afirmar que:

  • A.

    Kippe: palavra de origem alemã que significa báscula: são movimentos executados em todos os aparelhos que permitem rotação.

  • B.

    Reversão: é o termo utilizado em movimentos de rotação.

  • C.

    Mortais: são movimentos de rotação no mínimo 180 graus, na sua fase de vôo.

  • D.

    Oitavas: são movimentos que antecedem o salto mortal, no início da fase do vôo.

  • E.

    Todas estão incorretas.

Para diferentes autores, o jogo é uma construção social, pois nele a criança opera com significados de suas ações, desenvolve suas vontades e torna-se autor consciente de suas decisões. Em consequência disso, o jogo, na prática pedagógica da Educação Física, contribui para

  • A. a formação de esquemas motores voltados para o início da esportivização.
  • B. as mudanças de necessidades, regulação e atenção do conjunto da atividade.
  • C. a formação de esquemas cognitivos voltados para o automatismo do gesto técnico.
  • D. as mudanças de habilidades, condutas motoras e domínio natural do movimento.

Segundo Gomes de Matos e Garcia Neira, uma pessoa, ao terminar o ensino médio, que é associado à sua adolescência, deveria ter competência para

adotar uma postura ativa de praticante de atividades físicas, sendo consciente da importância desse tipo de atividade na sua vida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existem vários conceitos que determinam os movimentos no corpo humano. Partindo do exposto e, de modo geral, podemos definir esses conceitos como segue abaixo. Marque a segunda coluna em relação à primeira:

I- Resistência de velocidade.

II- Velocidade.

III- Potência.

IV- Força.

V- Coordenação.

 

(  ) Quantidade de energia desenvolvida para lançar qualquer objeto.

(  ) Quantidade de energia desenvolvida contra outra oposta.

(  ) Esse termo depende essencialmente da força máxima, da velocidade de contração muscular e do poder de coordenação.

(  ) Apesar de grande gasto de oxigênio é mantido um elevado desempenho.

(  ) É o termo utilizado da superação de liberdade excedente do órgão em movimento à custa da organização objetivada e racional das forças ativas e reativas.

 

Está correta a seqüência:

  • A.

    II, V, III, I e IV.

  • B.

    I, II, V, IV e III.

  • C.

    III, IV, II, V e I.

  • D.

    III, IV, II, I e V.

  • E.

    IV, III, V, I e II.

Os professores de Educação Física reconhecem, no seu dia-a-dia, que o corpo está no centro das atenções da vida social, e é dada ênfase aos aspectos estéticos, tecnológicos, científicos, profiláticos e dos negócios, etc. Isso traz consequências para melhor compreender o que é, o que significa ser corpo no mundo e como tratá-lo na prática escolar. Nesse sentido, a preocupação do professor, em uma perspectiva progressista de Educação Física, deve ser a de

  • A. reproduzir a concepção técnica e biológica de corpo.
  • B. reforçar a reprodução do padrão de corpo difundido pela mídia.
  • C. fortalecer a concepção individualista de corpo.
  • D. possibilitar a formação dos alunos de forma holística.

Segundo Gomes de Matos e Garcia Neira, uma pessoa, ao terminar o ensino médio, que é associado à sua adolescência, deveria ter competência para

participar de atividades em grandes e pequenos grupos, potencializando e canalizando as diferenças individuais para o seu próprio benefício.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existe um grande número de métodos de treinamento de força para que haja correspondência ao desporto desejado e a um melhor desempenho. Por isso a otimização do treinamento de força tem sido reforçada. Nos métodos abaixo, marque na segunda coluna o que relaciona com a primeira:

I- Método isométrico.

II- Método concêntrico.

III- Método pliométrico.

IV- Método isocinético.

V- Método com resistência variável.

( ) Está relacionado com a utilização de equipamentos de musculação bastante sofisticados.

(  ) Baseia-se na tensão dos músculos em uma determinada posição da articulação sem que o seu comprimento seja modificado.

(  ) Fundamenta-se em um trabalho com ações motoras no qual, os músculos superam uma resistência em uma velocidade constante e com tensão quase máxima.

(  ) Baseia-se na utilização da energia cinética de um aparelho, acumulada na queda de uma determinada altura, para estimular as contrações musculares.

(  ) Baseia-se na execução de ações motoras em que a ênfase ocorre na fase concêntrica do trabalho.

 

Está correta a seqüência:

  • A.

    IV, III, I, V e II.

  • B.

    II, V, I, IV e III.

  • C.

    III, II, V, I e IV.

  • D.

    I, IV, III, II e V.

  • E.

    V, I, IV, III e II.

Segundo Gomes de Matos e Garcia Neira, uma pessoa, ao terminar o ensino médio, que é associado à sua adolescência, deveria ter competência para

participar de diferentes manifestações da cultura do movimento, reconhecendo e valorizando as diferenças de desempenho, linguagem e expressividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A flexibilidade abrange propriedades morfofuncionais do aparelho motor que determinam a amplitude dos movimentos do ser humano. Partindo do termo flexibilidade, podemos afirmar que:

I- A flexibilidade refere-se à mobilidade geral das articulações.

II- A falta de flexibilidade pode comprometer e atrasar a assimilação dos hábitos motores.

III- A falta de flexibilidade limita os níveis de força, velocidade e piora a coordenação intra e intermuscular.

IV- A falta de flexibilidade diminui a economia de trabalho e aumenta a possibilidade de lesões musculares, articulares e dos ligamentos.

V- Um nível insuficiente de flexibilidade é também a causa da diminuição dos resultados decorrentes do treinamento voltado ao desenvolvimento de outras capacidades motoras.

 

Está correta a seqüência:

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    III, Iv e V.

  • E.

    Todas estão corretas.

Quanto ao lazer como elemento integrante da cultura humana, julgue os próximos itens.

Lazer e tempo livre podem ser considerados períodos interdependentes. Os indivíduos podem, nesse tempo, exercitar aspirações diversas, e até opostas das que vivem no trabalho ou na família. As atividades de lazer são, pois, desinteressadas, liberatórias, de escolha pessoal e de busca de algum prazer.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...