Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na Ginástica Artística e de Trampolim, existem alguns termos que dificilmente serão encontrados em outras modalidades esportivas. Algumas delas são de origem estrangeira, porém muito comum no esporte em pauta.
Podemos afirmar que:
Kippe: palavra de origem alemã que significa báscula: são movimentos executados em todos os aparelhos que permitem rotação.
Reversão: é o termo utilizado em movimentos de rotação.
Mortais: são movimentos de rotação no mínimo 180 graus, na sua fase de vôo.
Oitavas: são movimentos que antecedem o salto mortal, no início da fase do vôo.
Todas estão incorretas.
Para diferentes autores, o jogo é uma construção social, pois nele a criança opera com significados de suas ações, desenvolve suas vontades e torna-se autor consciente de suas decisões. Em consequência disso, o jogo, na prática pedagógica da Educação Física, contribui para
Segundo Gomes de Matos e Garcia Neira, uma pessoa, ao terminar o ensino médio, que é associado à sua adolescência, deveria ter competência para
adotar uma postura ativa de praticante de atividades físicas, sendo consciente da importância desse tipo de atividade na sua vida.
Existem vários conceitos que determinam os movimentos no corpo humano. Partindo do exposto e, de modo geral, podemos definir esses conceitos como segue abaixo. Marque a segunda coluna em relação à primeira:
I- Resistência de velocidade.
II- Velocidade.
III- Potência.
IV- Força.
V- Coordenação.
( ) Quantidade de energia desenvolvida para lançar qualquer objeto.
( ) Quantidade de energia desenvolvida contra outra oposta.
( ) Esse termo depende essencialmente da força máxima, da velocidade de contração muscular e do poder de coordenação.
( ) Apesar de grande gasto de oxigênio é mantido um elevado desempenho.
( ) É o termo utilizado da superação de liberdade excedente do órgão em movimento à custa da organização objetivada e racional das forças ativas e reativas.
Está correta a seqüência:
II, V, III, I e IV.
I, II, V, IV e III.
III, IV, II, V e I.
III, IV, II, I e V.
IV, III, V, I e II.
Os professores de Educação Física reconhecem, no seu dia-a-dia, que o corpo está no centro das atenções da vida social, e é dada ênfase aos aspectos estéticos, tecnológicos, científicos, profiláticos e dos negócios, etc. Isso traz consequências para melhor compreender o que é, o que significa ser corpo no mundo e como tratá-lo na prática escolar. Nesse sentido, a preocupação do professor, em uma perspectiva progressista de Educação Física, deve ser a de
Segundo Gomes de Matos e Garcia Neira, uma pessoa, ao terminar o ensino médio, que é associado à sua adolescência, deveria ter competência para
participar de atividades em grandes e pequenos grupos, potencializando e canalizando as diferenças individuais para o seu próprio benefício.
Existe um grande número de métodos de treinamento de força para que haja correspondência ao desporto desejado e a um melhor desempenho. Por isso a otimização do treinamento de força tem sido reforçada. Nos métodos abaixo, marque na segunda coluna o que relaciona com a primeira:
I- Método isométrico.
II- Método concêntrico.
III- Método pliométrico.
IV- Método isocinético.
V- Método com resistência variável.
( ) Está relacionado com a utilização de equipamentos de musculação bastante sofisticados.
( ) Baseia-se na tensão dos músculos em uma determinada posição da articulação sem que o seu comprimento seja modificado.
( ) Fundamenta-se em um trabalho com ações motoras no qual, os músculos superam uma resistência em uma velocidade constante e com tensão quase máxima.
( ) Baseia-se na utilização da energia cinética de um aparelho, acumulada na queda de uma determinada altura, para estimular as contrações musculares.
( ) Baseia-se na execução de ações motoras em que a ênfase ocorre na fase concêntrica do trabalho.
Está correta a seqüência:
IV, III, I, V e II.
II, V, I, IV e III.
III, II, V, I e IV.
I, IV, III, II e V.
V, I, IV, III e II.
Segundo Gomes de Matos e Garcia Neira, uma pessoa, ao terminar o ensino médio, que é associado à sua adolescência, deveria ter competência para
participar de diferentes manifestações da cultura do movimento, reconhecendo e valorizando as diferenças de desempenho, linguagem e expressividade.
A flexibilidade abrange propriedades morfofuncionais do aparelho motor que determinam a amplitude dos movimentos do ser humano. Partindo do termo flexibilidade, podemos afirmar que:
I- A flexibilidade refere-se à mobilidade geral das articulações.
II- A falta de flexibilidade pode comprometer e atrasar a assimilação dos hábitos motores.
III- A falta de flexibilidade limita os níveis de força, velocidade e piora a coordenação intra e intermuscular.
IV- A falta de flexibilidade diminui a economia de trabalho e aumenta a possibilidade de lesões musculares, articulares e dos ligamentos.
V- Um nível insuficiente de flexibilidade é também a causa da diminuição dos resultados decorrentes do treinamento voltado ao desenvolvimento de outras capacidades motoras.
Está correta a seqüência:
I, III e IV.
II, IV e V.
I, II e IV.
III, Iv e V.
Todas estão corretas.
Quanto ao lazer como elemento integrante da cultura humana, julgue os próximos itens.
Lazer e tempo livre podem ser considerados períodos interdependentes. Os indivíduos podem, nesse tempo, exercitar aspirações diversas, e até opostas das que vivem no trabalho ou na família. As atividades de lazer são, pois, desinteressadas, liberatórias, de escolha pessoal e de busca de algum prazer.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...