Questões de Educação Física

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As tendências pedagógicas da educação física brasileira retratam a influência exercida pela conjuntura social e política sobre os objetivos da escola na educação do corpo. Assinale a opção em que a correspondência entre o procedimento adotado e a função social valorizada está correta.

  • A.

    A utilização da dança na escola está relacionada com a preocupação em favorecer a autonomia dos alunos, formando uma pessoa consciente de si.

  • B.

    O esporte na escola está associado à preocupação em cuidar da condição física dos alunos, com foco na formação de pessoas saudáveis.

  • C.

    Com a utilização das lutas na escola, busca-se desenvolver a prontidão dos alunos para guerrear, tornando-os aptos a defender a pátria.

  • D.

    A ginástica na escola está associada à preocupação em estimular as capacidades perceptivo-motoras dos alunos, formando pessoas ágeis.

A ginástica como manifestação da cultura corporal deve ser resgatada pela escola como uma vivência que enriquece a consciência corporal dos alunos. Coerentemente com esse objetivo e contrariando a ginástica tradicional, deve-se propor que, na aula de ginástica, os alunos

  • A.

    executem os movimentos da forma mais semelhante possível à do modelo apresentado pelo professor.

  • B.

    prestem atenção às sensações advindas dos movimentos, coordenando-as com a respiração.

  • C.

    se esforcem ao máximo para executar os exercícios na intensidade prescrita pelo professor para toda a turma.

  • D.

    sigam as orientações posturais durante a execução dos movimentos para evitarem danos às próprias articulações.

Assinale a opção que apresenta uma visão crítica em relação à utilização ideológica do esporte para manipulação das massas, em favor de determinados interesses políticos e econômicos.

  • A.

    O esporte cria a oportunidade de competir em igualdade de condições, conferindo, ao final, o destaque merecido para aqueles que, pelos seus próprios méritos, foram melhores.

  • B.

    O esporte valoriza o atleta como homem, independentemente do resultado esportivo, reconhecendo o esforço e a dedicação exigidos pelos árduos treinamentos.

  • C.

    O esporte não possui uma virtude mágica nem uma deformação crônica, ele é aquilo que se fizer dele, podendo formar tanto pessoas desonestas quanto pessoas dignas.

  • D.

    O esporte oferece a possibilidade de o atleta obter ascensão social, tornando-se rico e famoso, o que prova que o sucesso está ao alcance de todos.

Proposta por Paulo Freire, a diferenciação entre três graus de consciência na interpretação do mundo foi utilizada por Medina para iniciar a reflexão sobre o papel político e social que compete à educação física. Assinale a opção em que a postura pedagógica do professor está de acordo com o nível de consciência indicado.

  • A.

    O professor com consciência transitiva ingênua está preocupado com a satisfação das necessidades básicas dos alunos e, portanto, dedica-se a uma educação do físico.

  • B.

    O professor com consciência transitiva crítica está preocupado com a satisfação das necessidades psíquicas dos alunos e, portanto, dedica-se a uma educação por meio do físico.

  • C.

    O professor com consciência transitiva crítica está preocupado com uma leitura social da realidade e, portanto, dedica-se a uma educação para a transformação social.

  • D.

    O professor com consciência intransitiva está preocupado com a auto-realização dos alunos e, portanto, dedica-se a uma educação do homem.

Freire apresentou uma pesquisa na qual foram avaliadas 30 crianças, de 7 a 12 anos de idade, ao realizarem um fundamento técnico do futebol: o chute. A pesquisa esclareceu o inconveniente de se tratar alunos reais como se fossem seres ideais. Assinale a opção que apresenta um dos resultados obtidos nesse estudo.

  • A.

    O êxito do chutar a bola não deve ser avaliado com base no fato de a criança fazer gol, pois, quando a bola é defendida pelo goleiro ou vai para fora do campo, isso não significa que o chute foi errado.

  • B.

    A análise das filmagens indica que todas as crianças obtiveram êxito na tarefa proposta, apresentando condutas motoras semelhantes entre si e próximas do modelo técnico desejado.

  • C.

    O grau de acerto na realização da tarefa aumentava à medida que os gestos se aproximavam do padrão técnico que corresponde à mecânica ideal do chute.

  • D.

    Quanto mais detalhada a análise dos movimentos realizados pelas crianças, mais se encontraram elementos que ressaltavam a similitude das condutas motoras, aparentemente iguais.

Em uma escola que desenvolva um projeto político-pedagógico fundamentado na perspectiva crítico-superadora, a avaliação do processo ensino-aprendizagem desenvolvido nas aulas de educação física deve focar

  • A.

    a saúde e primar pelo uso de técnicas adequadas que permitam dimensionar o nível de condicionamento físico dos alunos.

  • B.

    as habilidades corporais e contribuir para identificar os estímulos adequados aos alunos, de acordo com o nível de desempenho de cada um.

  • C.

    o biotipo do aluno e auxiliá-lo na construção de uma imagem positiva de si e que aumente a auto-estima dele.

  • D.

    a expressão corporal e mediar a socialização dos alunos em torno das práticas corporais presentes na cultura.

Nas aulas de educação física para as séries iniciais do ensino fundamental, devem ser utilizados como conteúdo conhecimentos corporais que sejam significativos para os alunos. Não estão em acordo com essa perspectiva as atividades cujos conteúdos

  • A.

    façam referência à história de vida ou ao contexto sociocultural no qual os alunos estão inseridos.

  • B.

    estejam centrados exclusivamente nos padrões de movimento previstos para o estágio de desenvolvimento motor dos alunos.

  • C.

    sejam vivenciados de forma ativa e tragam prazer e satisfação para os alunos.

  • D.

    guardem correspondência direta com experiências concretas dos alunos.

Freire incentiva a utilização pedagógica das brincadeiras populares infantis nas aulas de educação física. Suponha que, seguindo essa orientação, um professor resolva propor a atividade denominada pega-pega, jogo no qual uma criança deve tentar pegar as demais dentro de um espaço delimitado, passando aquele que for pego a ser o pegador. Acerca dessa ação educativa, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O professor deve propor que a escolha do pegador e a definição das regras fiquem por conta dos próprios alunos.

  • B.

    O professor deve propor mudanças na atividade antes que os alunos desenvolvam eficiência, para evitar que a aprendizagem se torne estruturada.

  • C.

    O professor pode sugerir variações do jogo, alterando as dimensões espaciais ou criando outras formas de captura ou fuga.

  • D.

    O professor selecionou um jogo com forte componente cognitivo, pois exige dos alunos um exercício de percepção das noções de espaço e tempo.

O debate sobre a melhoria da qualidade das experiências de lazer, entendido como a percepção de liberdade, motivação intrínseca e satisfação advindas do engajamento em situações sociais, aponta para fatores que favorecem seu desenvolvimento. Tais fatores não incluem a

  • A.

    preocupação com a redução das barreiras arquitetônicas para portadores de necessidades especiais e idosos.

  • B.

    discussão acerca do planejamento adequado de um espaço urbano de qualidade que contemple as necessidades de lazer.

  • C.

    ênfase nos cuidados com a preservação da natureza, proibindo o acesso aos parques ecológicos para evitar a interferência do homem no meio ambiente.

  • D.

    influência marcante da mídia no incentivo à adoção de novos hábitos saudáveis de vida.

Com base nos princípios considerados relevantes por Medina para que a educação física assuma uma nova perspectiva pedagógica, julgue os itens abaixo.

I A autenticidade dos conteúdos da educação física está relacionada com o resgate da cultura corporal e de suas raízes nas atividades significativas da cultura popular.

II A competência pedagógica dos professores de educação física depende do estudo aprofundado de disciplinas científicas que descrevam as propriedades do corpo humano.

III A perspectiva transformadora da educação física está condicionada ao engajamento dos professores na luta em prol das reais finalidades da educação.

 IV A possibilidade de uma ação transformadora efetiva dos professores de educação física exige que se deixe de lado o sentido utópico para fazer o que está de acordo com as condições disponíveis.

 Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

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