Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando as influências históricas da educação física e as características da sociedade atual, a educação física deve centrar-se

I na diversificação dos espaços de intervenção profissional, buscando uma interface com outras áreas de conhecimentos.

II no seu amadurecimento como área de estudos científicos aplicados, dando origem à pesquisa em novas especialidades.

III na preocupação com o corpo do ponto de vista biológico, considerando a saúde como a ausência de doenças.

IV na compreensão do homem como um ser que possui duas partes, corpo e mente, com características independentes.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Julgue os itens subsequentes, acerca da abordagem crítico-superadora da educação física.

Na temática principal dessa abordagem, estão incluídas a cultura corporal e a visão histórica da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões de 37 a 40

 

Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.

Discutindo os critérios exigidos para a participação no projeto de esporte universitário apresentado acima, a comissão propôs algumas sugestões, apresentadas nos itens que se seguem. Julgue esses itens quanto à adequabilidade dessas sugestões.

I Na fase inicial de implantação do projeto, não se pode garantir a inclusão das pessoas portadoras de deficiência, meta a ser atingida posteriormente.

II Os grupos devem ser divididos por sexo e curso, de forma a se oferecerem melhores condições de treino e favorecer a interação entre os alunos do mesmo curso.

III Deve-se estimular as pessoas a freqüentar as atividades do projeto, no mínimo, duas vezes por semana.

IV As atividades deverão estar abertas à participação de todos os membros da comunidade acadêmica, incluindo-se professores e demais funcionários. Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Acerca de educação física escolar, esportivização, competição e jogos cooperativos, julgue os próximos itens.

A introdução dos jogos cooperativos nas aulas de educação física é uma forma de adaptar o esporte a uma concepção menos competitiva e mais cooperativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões de 37 a 40

 

Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.

Considerando a situação proposta, julgue os itens seguintes, referentes aos critérios de participação nas atividades esportivas.

I As atividades devem permitir a participação de pessoas que apresentam dificuldades de coordenação motora e falta de agilidade na execução dos movimentos.

II As atividades não devem assemelhar-se a um treino, evitando-se, assim, que o esporte universitário seja visto sempre como uma redução à forma competitiva.

III Os horários devem ser fixos e deve-se destacar para o estudante a importância de ele reservar um momento para cuidar da saúde e se divertir.

IV Deve ser vedada, nas atividades, a participação de pessoas que não estejam inscritas ou que não façam parte da comunidade universitária. Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Acerca de educação física escolar, esportivização, competição e jogos cooperativos, julgue os próximos itens.

A educação física escolar, historicamente, apropriou-se de princípios e valores do esporte de rendimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões de 37 a 40

 

Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.

Considerando as justificativas que dão respaldo à proposição desse projeto de esporte universitário, assinale a opção incorreta.

  • A.

    As universidades têm um papel-chave na descoberta e na formação de talentos esportivos capazes de representar o país em competições internacionais.

  • B.

    O esporte auxilia a superação da lógica utilitarista e intelectualista, tornando o meio acadêmico um lugar também de prazer a alegria.

  • C.

    A vivência do esporte fomenta a reflexão sobre os problemas do esporte em si e sobre o papel da universidade na transformação da realidade social.

  • D.

    Os universitários de hoje serão, futuramente, pais, transmitindo os valores do esporte para seus filhos e para a opinião pública em geral.

Acerca de educação física escolar, esportivização, competição e jogos cooperativos, julgue os próximos itens.

Nas aulas de educação física, para minimizar os efeitos da competição do esporte de rendimento, os jogos cooperativos devem apresentar características como: não terem perdedores; terem resultado coletivo; permitirem a troca dos jogadores das equipes; permitirem a utilização de regras de inclusão dos menos habilidosos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões de 37 a 40

 

Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.

Considerando os aspectos envolvidos na gestão desse projeto de esporte universitário, assinale a opção que corresponde a uma ação incorreta.

  • A.

    A comunidade deve ter autonomia na gestão do projeto, podendo rever a estrutura de funcionamento, desde que se preserve o caráter participativo e educativo das atividades.

  • B.

    O projeto pode assumir feições diferentes, de acordo com os interesses de cada grupo; logo, não precisa ter a mesma estrutura e as mesmas atividades em todos os locais.

  • C.

    O projeto deve ser iniciado somente após o planejamento detalhado de todas as suas etapas e o repasse dos recursos financeiros e humanos necessários para sua completa implantação.

  • D.

    Devido às dificuldades com a infra-estrutura, inadequada na maioria das universidades, deve-se compartilhar recursos entre o esporte de alto nível e o de lazer.

Nos anos 80 do século passado, vários autores apresentaram diferentes respostas para a questão: o que é educação física? Bracht defende que essa questão deve ser respondida na perspectiva da fenomenologia, ao afirmar que é preciso identificar o significado social concreto atribuído ao termo educação física. Segundo esse autor, deve-se

  • A.

    buscar a essência metafísica da educação física, ou seja, o que há de comum nela em diferentes momentos da história do homem.

  • B.

    fazer uma análise prospectiva da educação física, ou seja, apresentar um projeto que explicite, de forma ideal, como ela deve ser.

  • C.

    reconhecer que a educação física é uma ciência, ou seja, desenvolver uma teoria que delimite seu objeto de estudo e a forma de análise.

  • D.

    analisar o que geralmente vem sendo a educação física, ou seja, uma prática pedagógica, construída socialmente, com foco na cultura corporal.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...