Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Do ponto de vista fisiológico, a força é a capacidade de exercer tensão contra uma resistência, que ocorre por meio de diferentes ações musculares. Existem quatro tipos básicos de contração muscular, que são:
A prescrição de treinamento ou de exercícios caracteriza-se pelas instruções escritas sobre o treinamento físico a ser realizado dentro de um período determinado. Para indivíduos treinados ou sedentários, é um programa individual baseado no nível de aptidão e no estado de saúde. Para a sua efetivação, deverão ser considerados os seguintes itens:
avaliação médica; determinação da freqüência, intensidade e duração do treinamento; modalidade de atividade.
avaliação anamnésica; determinação da freqüência cardíaca e duração do treinamento; equipamentos a serem utilizados.
testes físicos; determinação da quantidade, duração e modalidade; equipamentos a serem utilizados.
testes ergométricos; determinação da freqüência, intensidade e duração do treinamento; períodos.
avaliação física; determinação da freqüência e duração do treinamento; modalidade da atividade.
Os tipos mais comuns de doenças cardiovasculares são o ataque cardíaco ou coronariopatia, apoplexia ou acidente vascular cerebral e doenças hipertensivas. Entre os fatores de risco associados à coronariopatia, destacam-se três grandes fatores, quais sejam, a hipertensão, os altos níveis sanguíneos de colesterol e:
Maior conteúdo de mioglobina, maior oxidação de carboidratos (glicogênio) e maior oxidação de gordura são as três principais adaptações que ocorrem no músculo esquelético como resultado de um programa de treinamento físico:
O aumento do músculo que resulta dos programas de treinamento com pesos é devido principalmente a um aumento na área transversal de cada fibra muscular. Esse aumento no diâmetro da fibra é denominado:
As instituições nas quais o saber e a cultura devem ser sistematizados, transmitidos, apreendidos, compreendidos e transformados democraticamente têm provocado, entre os responsáveis pelas mudanças, dúvidas e conflitos. Dúvidas e conflitos diante de como deve agir com sua clientela numa sociedade em que a exclusão é um fator real e muito preocupante. O acesso aos conhecimentos da Educação Física deve constituir-se em direito e instrumento de transformação individual e coletiva, na busca da superação das desigualdades sociais, do exercício da justiça e da liberdade, da constituição de atitudes:
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Com base na LDB – Lei 9394/96, no que dispõe sobre os currículos do ensino fundamental e médio, é correto afirmar:
A educação física é um componente curricular obrigatório da educação básica e tem como conteúdos as manifestações da cultura corporal.
A educação física é um componente curricular obrigatório da educação básica (redação dada ao § 3º pela Lei nº. 10.328/01 e, posteriormente, pela Lei nº. 10.793/03), integrado à proposta pedagógica da escola, contudo é facultativo nos cursos noturnos.
Em relação aos conteúdos curriculares, o desporto educacional deve ser considerado uma diretriz obrigatória.
Devem ser incentivadas as práticas desportivas formais (desporto de rendimento) e não formais.
A educação física é uma atividade formal do currículo escolar, sendo complementada com o esporte como diretriz extracurricular.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
De acordo com a Lei 10.793/03, é facultativa a prática da Educação Física para alunos:
atletas de representação estadual em época de competição.
atletas que representarem a instituição escolar em competições oficiais.
que estiverem prestando serviço militar.
que pertencerem a curso noturno.
que pertencerem a curso diurno.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Observe a seguinte citação de Paes (2001): "É comum a Educação Física na escola ser compreendida como uma prática esportiva e vice-versa. A partir das décadas de 60 e 70, a Educação Física e o esporte se confundem; essa situação se instalou em função de uma pedagogia..." E Betti (1991), completa: "Esse período marcou uma ascensão do esporte e a inclusão do binômio Educação Física /Esporte na planificação estratégica do governo". Os autores se referem à:
Pedagogia tecnicista.
Pedagogia esportiva.
Pedagogia higienista
Pedagogia tradicional.
Pedagogia construtivista.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Observe a afirmativa a seguir: "... pretendem operar análises que possibilitem o estabelecimento de uma fundamentação teórica para a educação física escolar, restringindo suas reflexões ao ensino de 1º grau (ensino fundamental). Entretanto, os autores não aprofundam a discussão sobre a especificidade da educação física como componente curricular. Afirmam que o movimento humano é o conteúdo a ser ensinado e que o objetivo da educação física até a 4ª série do primeiro grau (ensino fundamental) é o desenvolvimento das habilidades motoras básicas e que nas séries subseqüentes desse grau de ensino é necessário o ensino das habilidades específicas". A abordagem que dá suporte à afirmação acima é a abordagem:
Desenvolvimentista
Cultura corporal.
Sociointeracionista
Crítico-superadora.
Socioconstrutivista
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...