Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Como se justifica o esporte como conteúdo da Educação Física no ensino escolarizado?
O esporte na perspectiva do rendimento, o ideário olímpico.
O esporte como prática sociocultural, que envolve códigos, sentidos e significados da sociedade que o cria e o pratica.
O esporte como fomentador da disciplina e autodeterminação do aluno.
O esporte como trabalho que possibilita o acesso de alunos ao esporte profissional.
O esporte na perspectiva do uso político-ideológico.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Compreendendo a importância da metodologia no processo de aprendizagem de uma modalidade desportiva é incorreto afirmar:
A escolha do método deve estar ligada a vários fatores como: faixa etária, finalidade do trabalho, público-alvo dentre outras.
O método analítico é exclusivamente usado para correção dos fundamentos (técnica).
O método global mantém o aprendiz sempre na idéia central do jogo, utilizando os jogos como principal estratégia.
O método global utiliza-se das formas globais de ensino, trazendo maior motivação ao aprendiz.
O método misto vai do todo (jogo) às partes (fundamentos) e retorna ao todo (jogo), dando sentido e significado ao aprendizado.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A Ginástica como um dos temas da cultura corporal, historicamente construída pelo homem, tem como os seus fundamentos:
As qualidades físicas e fatores psicomotores.
Os fatores psicomotores e de execução.
Saltar, rolar/girar, balançar/embalar, equilibrar e trepar
Força, velocidade, resistência, agilidade, flexibilidade e equilíbrio.
Atenção, equilíbrio, percepção espaço-temporal, lateralidade e ritmo.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Observe as afirmativas a seguir
1. Jogar com o outro.
2. Os jogadores aprendem a ter um senso de unidade e a compartilhar o sucesso.
3. São divertidos apenas para alguns e a maioria tem um sentimento de derrota.
4. Os perdedores ficam de fora do jogo e simplesmente se tornam observadores.
Assinale a alternativa correta
Todas as afirmativas se referem a jogos cooperativos
Apenas as afirmativas 1 e 2 referem-se a jogos cooperativos.
Todas as afirmativas se referem a jogos competitivos.
Apenas as afirmativas 1 e 2 referem-se a jogos competitivos.
Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 referem-se a jogos competitivos.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Analise a afirmativa a seguir: A tática é normalmente identificada como uma ação predominante das equipes de treinamento de alto nível. Assinale a alternativa correta
A afirmativa é verdadeira, pois a tática deve ser estimulada nas escolinhas, nas categorias de base, antes da técnica e a partir dos seis anos.
A afirmativa é verdadeira, pois tática pela sua complexidade só deve ser treinada em equipes de alto rendimento.
A afirmativa é verdadeira, pois o desempenho tático depende do nível de treinamento.
A afirmativa é falsa, pois a tática deve ser ensinada já dentro do processo de aprendizagem do desporto
A afirmativa é falsa, pois no processo de iniciação de uma modalidade desportiva o método analítico deve predominar, usando o jogo como estratégia.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Gaspari (2005) classifica a dança pelos dados históricos em danças: étnicas, folclóricas, de salão ou sociais e teatral ou artística. Relacione corretamente as danças à sua classificação.
1. Étnicas
2. Folclóricas
3. De salão ou sociais
4. Teatral ou artística
( ) Tarantela
( ) Rumba
( ) Frevo
( ) Balé clássico
( ) Funk
A seqüência correta de cima para baixo é:
1, 2, 3, 4 e 3.
2, 1, 2, 4 e 3.
1, 1, 2, 4 e 3.
1, 2, 3, 4 e 4.
3, 3, 2, 1 e 4.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sendo a Educação Física constituinte da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, suas aulas devem seguir que linha de pensamento?
Preparação atlética.
Educação para a saúde
Alfabetização corporal.
Recuperação da saúde
Especialização esportiva.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A Educação Física está inserida na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias pelo seguinte argumento:
Por que o professor pode ministrar aulas expositivas verbais.
Por que o aluno pode usar cadernos didáticos para anotações escritas.
Por que a expressão corporal é uma linguagem artística.
Por que a linguagem corporal é objeto específico da Educação Física.
Por que o corpo expressa signos, sentidos, significados
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A classificação de jogos que se expressa como conteúdo e estratégia específicos da Educação Física na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias é
jogos esportivos, populares e de salão.
jogos competitivos, simbólicos e sensíveis
jogos dramáticos, educativos e recreativos
jogos cênicos, lúdicos e rítmicos
jogos virtuais, de estafetas e olímpicos
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Na legislação educacional brasileira, em vigor, a Educação Física compõe o currículo das escolas de educação básica, caracterizando-se de diferentes formas. Analise as afirmativas abaixo:
I - A Educação Física deve ser de caráter recreativo, despertando o espírito comunitário da criatividade, o senso moral e cívico, além de outras que concorram para completar a formação integral da personalidade.
II - A Educação Física deve ser de caráter integrado, garantindo a igualdade de acesso aos alunos por constituir- se área de conhecimento dos currículos das escolas.
III - A Educação Física deve ser de caráter desportivo, preferentemente conduzindo à manutenção e aprimoramento da aptidão física, à integração do estudante e à consolidação do sentimento de nacionalidade.
IV - A Educação Física deve ser de caráter integrado, aprimorando todas as potencialidades físicas, morais e psíquicas do indivíduo, possibilitando-lhe o fortalecimento da vontade e implantação de hábitos sadios.
V - A Educação Física deve ser de caráter interdisciplinar e contextualizado assegurado pelas propostas pedagógicas das escolas.
Estão corretas:
apenas 1 e 2.
apenas 3 e 4
apenas 2 e 5
apenas 1, 3 e 4.
apenas 1, 2, e 5.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...