Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Numa aula de Educação Física, o professor delimitou como objetivo identificar as regras básicas do basquetebol durante o jogo. Marque a alternativa que indica corretamente uma das regras trabalhadas.

  • A.

    O rodízio de jogadores é no sentido horário

  • B.

    No máximo seis atletas podem estar em quadra durante o tempo de jogo.

  • C.

    Uma partida equivale a dois tempos de 15 min

  • D.

    A bola ao alto é marcada sempre que há infrações

  • E.

    No lance livre a cesta vale um ponto

Qual das alternativas abaixo caracteriza uma atividade para trabalhar o conteúdo saque no voleibol?

  • A.

    Posicionando-se na linha de fundo da quadra lançar a bola em direção à rede.

  • B.

    Posicionando-se na linha dos três metros lançar a bola por sobre a rede.

  • C.

    Posicionando-se na linha lateral lançar a bola por cima da cabeça com as duas mãos.

  • D.

    Posicionando-se paralelamente próximo à rede lançar a bola ao alto.

  • E.

    Posicionando-se numa extremidade da rede lançar a bola pelo alto à outra extremidade.

Quando o professor dispõe os alunos em duas colunas, uma de frente para outra, distante entre si em 3m, e orienta para que eles façam a bola chegar ao colega correspondente da coluna oposta, com um movimento dos membros inferiores, qual o conteúdo da aula?

  • A.

    Passe

  • B.

    Chute

  • C.

    Mudança de direção.

  • D.

    Drible

  • E.

    Finta

Paes (2001) afirma que: "Para nós, o jogo possibilita o resgate da cultura infantil no processo pedagógico de ensino do esporte, tornando seu aprendizado uma atividade prazerosa e eficiente". Esse aprendizado está relacionado:

  • A.

    ao resgate do conhecimento acerca dos esportes.

  • B.

    à aquisição das habilidades básicas e específicas

  • C.

    ao resgate do conhecimento acerca dos jogos esportivos

  • D.

    à aquisição de técnicas dos fundamentos esportivos.

  • E.

    à aquisição de táticas esportivas.

Analise as afirmativas abaixo:

1. O sentido da convivência com o coletivo, das suas regras e dos valores que estas envolvem; utilizando-se da capacidade de organizar os próprios jogos e decidir suas próprias regras.

2. O jogo no ciclo de ampliação da sistematização do conhecimento que compreende a 7ª . e 8ª séries é caracterizado por um salto de qualidade quando o aluno reorganiza a identificação dos dados da realidade através do pensamento teórico. Coletivo de Autores (1992).

3. Os processos educativos têm a finalidade de aprimorar, aperfeiçoar e realizar correções na execução dos fundamentos de um determinado esporte.

Em relação ao jogo enquanto manifestação da cultura corporal de movimento, conclui-se que:

  • A.

    apenas as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    apenas a afirmativa 1 é verdadeira.

  • C.

    apenas a afirmativa 2 e verdadeira.

  • D.

    apenas a afirmativa 3 é verdadeira.

  • E.

    todas as afirmativas são falsas.

Os fundamentos são movimentos técnicos específicos de cada modalidade esportiva e constituem uma das bases principais do seu aprendizado. Analise as afirmativas abaixo:

1. Os processos pedagógicos são atividades que têm como finalidade motivar e ampliar o interesse pela prática de uma determinada modalidade desportiva.

2. O aprendizado deve estar ligado ao nível de desenvolvimento da criança, sendo evidenciado na afirmativa de Le Boulch (1984) que: "A criança não é um adulto em miniatura".

3. É fundamental que a criança passe por várias experiências motoras, para só depois iniciar o aprendizado de um esporte.

Está (ão) corretas:

  • A.

    apenas as afirmativas 1 e 2.

  • B.

    apenas as afirmativas 1 e 3.

  • C.

    apenas as afirmativas 2 e 3.

  • D.

    as afirmativas 1, 2 e 3.

  • E. apenas a afirmativa 1.

Em relação aos princípios orientadores do esporte escolar, analise as afirmativas abaixo.

1. Uma prática pedagógica coerente com os princípios educacionais da escola, vinculados aos valores de natureza formativa.

2. A manutenção dos princípios do esporte, adaptando-os aos interesses, necessidades e motivações dos alunos.

3. O ensino dos fundamentos técnicos, das estratégias e ações táticas adequadas ao desenvolvimento das crianças e jovens.

4. A defesa de princípios, nos quais a vitória seja uma conseqüência natural do desempenho da equipe.

Estão corretas:

  • A.

    apenas as afirmativas 1 e 2.

  • B.

    apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

  • C.

    apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • D.

    apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • E.

    as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Com referência à competição no esporte escolar, qual alternativa dentre as apresentadas abaixo não deve ser considerada na construção dessa competição?

  • A.

    Aumento das oportunidades de sucesso através da diversificação das propostas competitivas.

  • B.

    Estruturada adequadamente, visando à participação d aluno em competições regionais com aspectos próximos à competições de clubes iniciando-se na faixa etária de 10/1 anos.

  • C.

    Contribuição intencional para a aprendizagem do esporte.

  • D.

    Participação efetiva do maior número de alunos, oportunizando a maior abrangência de sucesso possível.

  • E.

    Freqüência, diversificação e curta duração, com ênfase em competições locais.

O professor de educação física antes de fazer as adaptações e criar situações de modo a possibilitar a participação de um aluno portador de necessidades especiais, deve:

  • A.

    após avaliação e orientação médica, analisar o tipo de necessidade especial que esse aluno tem, pois existem diferentes tipos e graus de limitações, que requerem procedimentos específicos.

  • B.

    após avaliação e orientação médica, incluir o aluno nas atividades e exercitações realizadas pela turma.

  • C.

    considerar que qualquer tipo de deficiência o deixará impossibilitado de realizar as atividades e exercitação causando-lhe frustração.

  • D.

    considerar apenas a participação das atividades teóricas e não envolver em atividades práticas.

  • E.

    após avaliação médica, realizar as orientações específicas e encaminhar o aluno a uma clinica especializada e orientar a família sobre as limitações e solicitar a não participação do aluno em eventos esportivos.

Os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais é um documento que organiza os conteúdos da educação física em três blocos, são eles:

  • A.

    Jogo – dança – luta – capoeira - esporte – ginástica.

  • B.

    Força – velocidade – resistência - agilidade – flexibilidade.

  • C.

    Coordenação – equilíbrio - percepção espaço temporal - lateralidade – ritmo.

  • D.

    Movimentos reflexos - movimentos naturais - movimentos determinados culturalmente.

  • E.

    Esportes, jogos, lutas e ginásticas - atividades rítmicas e expressivas - conhecimentos sobre o corpo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...