Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando os fatores que podem facilitar o ensino inclusivo da Educação Física, é correto afirmar que a escola deve:
modificar os fatores impeditivos à efetivação da inclusão escolar que levam o professor a rotular a criança como incapaz de acompanhar a turma.
selecionar um grupo de crianças com características especiais para a prática de jogos especiais.
ensinar um conjunto de crianças que têm problemas semelhantes.
reunir crianças que necessitam de ensino especial para responder a seus problemas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando o teor do Artigo 217, da Constituição Brasileira de 1988, é correto afirmar que:
o Estado tem como dever fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um.
deve haver tratamento não-diferenciado entre o desporto profissional e o não-profissional.
o Poder Público incentivará o esporte em detrimento do lazer.
o Estado deve destinar recursos públicos para a promoção exclusiva do desporto educacional.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando os conteúdos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para as 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, são metas da Educação Física:
respeitar o outro, mesmo que haja discriminação quanto a questões étnicas.
organizar jogos e brincadeiras para o usufruto do tempo disponível.
ultrapassar os limites das próprias possibilidades para o controle das atividades físicas.
integrar-se com disciplinas que priorizem aspectos éticos e de sexualidade.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A dança é uma expressão representativa de diversos aspectos da vida do homem, então é correto afirmar que:
as possibilidades expressivas, na dança, são indeterminantes de cada aluno.
as primeiras danças do homem foram as danças folclóricas.
a dança como arte encontra seus fundamentos em produções acrobáticas em vez de expressivas.
a dança pode ser considerada como linguagem social que permite a transmissão de sentimentos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre o processo de desenvolvimento motor é correto afirmar:
todas as habilidades específicas ou culturalmente determinadas independem da apreensão das habilidades básicas.
as habilidades básicas são adquiridas até 3 ou 4 anos de idade e formam o alicerce para a aprendizagem de tarefas mais complexas.
a partir dos 10 a 12 anos de idade, as crianças estão aptas para adquirir habilidades específicas.
as aulas de Educação Física, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, devem trabalhar ao máximo as habilidades específicas, sem preocupação com as habilidades básicas.
A Ginástica é um dos temas tratados pelo componente curricular obrigatório educação física, proposto pela abordagem crítico-superadora. São seus fundamentos
as qualidades físicas
força, velocidade, resistência, agilidade, flexibilidade e equilíbrio
coordenação, equilíbrio, percepção espaço-temporal, lateralidade e ritmo.
saltar, rolar/girar, balançar/embalar, equilibrar e trepar.
No 1º. Ciclo de ensino, que corresponde à educação infantil até a 3ª. série do ensino fundamental, a ginástica como conteúdo do componente curricular obrigatório da educação física estabelece algumas formas de trabalho. Dentre as alternativas abaixo, qual delas se refere a essas formas?
No reconhecimento de si mesmo e das próprias possibilidades de ação.
Na iniciação da técnica das ginásticas olímpica e rítmica para apresentações em solenidade e competições.
No aperfeiçoamento dos movimentos técnicos da ginástica e composição de séries elementares.
Na elaboração e apresentação de pequenas séries das ginásticas olímpica ou rítmica no ambiente interno da escola.
Na apresentação de séries gímnicas para o público externo.
No 3º. Ciclo de ensino, proposto pela abordagem crítico-superadora, o tema jogo, que envolve, dentre outros, jogos motores e sensoriais, possui conteúdos que implicam
na possibilidade de saltar, equilibrar, balançar e girar em situações de desafio.
na organização técnico-tática e no julgamento de valores na arbitragem destes.
na ação de práticas organizadas conjuntamente entre escola e comunidade.
no conhecimento técnico-científico aprofundado da ginástica, enquanto elemento do jogo numa perspectiva crítica do significado a ela atribuído.
na prática de jogos esportivos, visando à participação em competições.
Os Jogos Cooperativos constituem um exercício de convivência e cooperação. Para que esses jogos sejam realizados, serão necessárias algumas competências. Podemos citar como competências:
conflito, atenção e participação.
ajuda mútua, atenção, comunicação e participação.
confrontos, comunicação, participação e atenção.
competições, participação, atenção e ajuda mútua
jogos de atacar e defender.
"As brincadeiras cantadas são uma interpretação infantil das danças circulares sagradas (geralmente eram feitas em círculo). Desde a existência da linguagem, elas cantavam e o lúdico as conduzia a realizarem alterações e novas formas de dançar". (Pimentel, 2003).
Qual das alternativas abaixo não é considerada como brincadeiras cantada ou de roda?
Atirei o pau no gato.
Escravos de Jó.
Ciranda, cirandinha
Pai Francisco.
Pega e amarelinha
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...