Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A atuação do profissional de Educação Física, como o de outras áreas, é passível de mudanças quando influenciada por avanços na investigação científica e por transformações em sua maneira de pensar e de agir em diferentes fases da vida. A formação continuada de professores intensificou-se na década de 80 e, em alguns estados brasileiros, essa prática vem constituindo quase uma tradição. No entanto, mesmo nos estados e municípios em que tal prática é intensa, a Educação Física é quase sempre uma das áreas menos favorecidas. Um dos problemas citados no documento "Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros" que afetam essa política de formação continuada é a falta de

  • A.

    assunto para ser debatido pela área e de interesse dos professores em participar de encontros da área promovidos pelas escolas.

  • B.

    articulação entre as várias instâncias de gestão do sistema e a descontinuidade dos projetos.

  • C.

    problemas relevantes para serem abordados pela Educação Física e de tempo dos docentes.

  • D.

    leitura e de ações esporádicas que venham a preencher as lacunas de conhecimento do professor.

  • E.

    responsabilidade dos docentes frente aos raros programas de incentivo à leitura nos estados.

A atitude de reflexão sobre a realidade, modificando a percepção que o indivíduo tem de suas experiências e do mundo que o cerca, reflete a prática da Educação Física desenvolvida sob o enfoque

  • A.

    da perspectiva da transformação.

  • B.

    desenvolvimentista.

  • C.

    de transmissão cultural.

  • D.

    mecanicista.

  • E.

    comportamentalista.

Em um planejamento de Educação Física Escolar o objetivo específico caracteriza-se pela determinação

  • A.

    da estratégia que será utilizada pelo professor.

  • B.

    da ação do professor no processo.

  • C.

    do comportamento do aluno ao final do processo.

  • D.

    do comportamento de entrada do aluno no processo.

  • E.

    dos meios utilizados pelo professor.

No ensino de habilidades psicomotoras, alguns fatores podem dificultar a aprendizagem. Dois desses fatores são:

  • A.

    rotina e avaliação.

  • B.

    controle e avaliação.

  • C.

    sistematização e improvisação.

  • D.

    racionalização e controle.

  • E.

    rotina e improvisação.

Durante a fase da inteligência pré-operatória, isto é, até os sete anos, a imagem do corpo é

  • A.

    somente cinestésica.

  • B.

    essencialmente visual.

  • C.

    perceptiva e cognitiva.

  • D.

    essencialmente cognitiva.

  • E.

    cinestésica e cognitiva.

O estudo das diferentes fases de desenvolvimento psicomotor permitiu que fossem distinguidos três níveis de organização do comportamento:

  • A.

    sensoriomotor, da estruturação perceptiva e da representação mental.

  • B.

    sensoriomotor, perceptivo sensorial e coordenativo.

  • C.

    da simbolização, da representação social e perceptivo motor.

  • D.

    da estruturação, da simbolização e da representação mental.

  • E.

    da representação mental, da representação social e coordenativo.

O jogo conhecido como amarelinha, exige da criança coordenação espacial. Essa noção espacial está, entre outras, na base da formação de noções lógicas como:

  • A.

    adaptação e coordenação.

  • B.

    coordenação neuromotora.

  • C.

    força e flexibilidade.

  • D.

    raciocínio operatório.

  • E.

    classificação e seriação.

Dentro das atuais perspectivas da Educação Física Escolar aborda-se uma concepção de currículo vinculada a um projeto político pedagógico onde se destaca

  • A.

    o desenvolvimentos biológico e psicológico da criança.

  • B.

    a função didática escolar.

  • C.

    a função social da Educação Física dentro da escola.

  • D.

    o aspecto puramente desenvolvimentista da criança.

  • E.

    o lado lúdico-esportivo escolar.

Segundo Libâneo (1985) ... os conteúdos são realidades exteriores ao aluno, que devem ser assimilados e não simplesmente reinventados, eles não são fechados e refratários às realidades sociais...

O autor, em sua afirmação destaca que os conteúdos devem

  • A.

    ter aplicabilidade prática.

  • B.

    ter relevância biológica.

  • C.

    garantir o conhecimento científico.

  • D.

    ter relevância social.

  • E.

    ser baseados em conhecimento específico.

Segundo Le Boulch, no plano do desenvolvimento funcional, a sessão psicomotora deve atingir dois grandes grupos de funções que são de

  • A.

    ajustamento e de satisfação.

  • B.

    percepção e de satisfação.

  • C.

    ajustamento e de percepção.

  • D.

    conhecimento e de compreensão.

  • E.

    conhecimento e de ajustamento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...