Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A atuação do profissional de Educação Física, como o de outras áreas, é passível de mudanças quando influenciada por avanços na investigação científica e por transformações em sua maneira de pensar e de agir em diferentes fases da vida. A formação continuada de professores intensificou-se na década de 80 e, em alguns estados brasileiros, essa prática vem constituindo quase uma tradição. No entanto, mesmo nos estados e municípios em que tal prática é intensa, a Educação Física é quase sempre uma das áreas menos favorecidas. Um dos problemas citados no documento "Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros" que afetam essa política de formação continuada é a falta de
assunto para ser debatido pela área e de interesse dos professores em participar de encontros da área promovidos pelas escolas.
articulação entre as várias instâncias de gestão do sistema e a descontinuidade dos projetos.
problemas relevantes para serem abordados pela Educação Física e de tempo dos docentes.
leitura e de ações esporádicas que venham a preencher as lacunas de conhecimento do professor.
responsabilidade dos docentes frente aos raros programas de incentivo à leitura nos estados.
A atitude de reflexão sobre a realidade, modificando a percepção que o indivíduo tem de suas experiências e do mundo que o cerca, reflete a prática da Educação Física desenvolvida sob o enfoque
da perspectiva da transformação.
desenvolvimentista.
de transmissão cultural.
mecanicista.
comportamentalista.
Em um planejamento de Educação Física Escolar o objetivo específico caracteriza-se pela determinação
da estratégia que será utilizada pelo professor.
da ação do professor no processo.
do comportamento do aluno ao final do processo.
do comportamento de entrada do aluno no processo.
dos meios utilizados pelo professor.
No ensino de habilidades psicomotoras, alguns fatores podem dificultar a aprendizagem. Dois desses fatores são:
rotina e avaliação.
controle e avaliação.
sistematização e improvisação.
racionalização e controle.
rotina e improvisação.
Durante a fase da inteligência pré-operatória, isto é, até os sete anos, a imagem do corpo é
somente cinestésica.
essencialmente visual.
perceptiva e cognitiva.
essencialmente cognitiva.
cinestésica e cognitiva.
O estudo das diferentes fases de desenvolvimento psicomotor permitiu que fossem distinguidos três níveis de organização do comportamento:
sensoriomotor, da estruturação perceptiva e da representação mental.
sensoriomotor, perceptivo sensorial e coordenativo.
da simbolização, da representação social e perceptivo motor.
da estruturação, da simbolização e da representação mental.
da representação mental, da representação social e coordenativo.
O jogo conhecido como amarelinha, exige da criança coordenação espacial. Essa noção espacial está, entre outras, na base da formação de noções lógicas como:
adaptação e coordenação.
coordenação neuromotora.
força e flexibilidade.
raciocínio operatório.
classificação e seriação.
Dentro das atuais perspectivas da Educação Física Escolar aborda-se uma concepção de currículo vinculada a um projeto político pedagógico onde se destaca
o desenvolvimentos biológico e psicológico da criança.
a função didática escolar.
a função social da Educação Física dentro da escola.
o aspecto puramente desenvolvimentista da criança.
o lado lúdico-esportivo escolar.
Segundo Libâneo (1985) ... os conteúdos são realidades exteriores ao aluno, que devem ser assimilados e não simplesmente reinventados, eles não são fechados e refratários às realidades sociais...
O autor, em sua afirmação destaca que os conteúdos devem
ter aplicabilidade prática.
ter relevância biológica.
garantir o conhecimento científico.
ter relevância social.
ser baseados em conhecimento específico.
Segundo Le Boulch, no plano do desenvolvimento funcional, a sessão psicomotora deve atingir dois grandes grupos de funções que são de
ajustamento e de satisfação.
percepção e de satisfação.
ajustamento e de percepção.
conhecimento e de compreensão.
conhecimento e de ajustamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...