Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
70 Durante uma aula de Educação Física o professor verificou que, na prática do jogo de handebol, seus alunos manifestavam comportamentos que exacerbavam a disputa e a rivalidade entre os participantes. No final da aula ele propôs que os alunos discutissem e identificassem os fatores que dificultaram a realização do objetivo do jogo. Eles concluíram que o excesso de individualismo, competitividade e desconfiança prejudicaram o jogo. Com a meta de alterar esta realidade, o professor adotou outras propostas de intervenção, em que privilegiou
o controle, a parceria e a alegria.
o respeito mútuo, a confiança e a solidariedade.
a amizade, a criatividade e a competição.
a seletividade, a diversão e a vitória.
a liderança, a cooperação e a indiferença.
Segundo os PCN de Ensino Médio, nas aulas de Educação Física o professor pode adotar uma postura que contribua para o desenvolvimento de um comportamento autônomo. Deste modo, é interessante que os alunos saibam I - aferir a pressão arterial em repouso e esforço, para que possam estabelecer parâmetros objetivos da quantidade de exercícios a serem executados; II - avaliar os efeitos dos esteróides anabólico-androgênicos sobre o organismo, para que possam desenvolver a melhor estratégia de usá-los com menor risco à saúde; III - aferir a freqüência cardíaca em repouso e esforço, para que possam estabelecer parâmetros objetivos da intensidade do exercício; IV - reconhecer as conseqüências da temperatura ambiental sobre o organismo em exercício, para que possam discernir e interpretar se é ou não recomendado realizar exercícios físicos em determinado momento. Estão corretos os itens:
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
A Professora Dirce, de Educação Física, leciona em uma escola com turmas de 1º e 2º ciclos e quando foi debater acerca da temática da avaliação, discordou dos seus colegas de área, pois os mesmos consideravam que a avaliação dos alunos de todas as turmas deveria se pautar em um padrão de desempenho pré-determinado. O argumento da professora seguia o indicativo de que
o êxito e o fracasso devem ser dimensionados tendo como referência os avanços realizados pelo aluno em relação ao seu próprio processo de aprendizagem.
o êxito do ensino da Educação Física está na possibilidade de fortalecer o aluno, melhorando sua capacidade produtiva e preparando todos para o mercado de trabalho.
a meta de todo professor deve ser a de verificar se o aluno atingiu um desempenho técnico e físico ideal.
a finalidade de cada professor deve estar centrada na perspectiva de selecionar indivíduos aptos a competir dentro e fora do país.
a aptidão física do aluno deve ser medida pelo professor de modo a garantir que sua aprendizagem tenha êxito e atinja o padrão.
Pensar o corpo como puramente biológico significa desprezá-lo como patrimônio universal sobre o qual a cultura escreve histórias diferentes. Desta forma, cada sociedade inscreve um conjunto de significados nos corpos de seus membros, ao longo do tempo. Considerando esta reflexão a partir da referência de Daolio (1995), observa-se que
as regras, as normas e os valores de uma sociedade específica estão inscritos no corpo por ser ele o meio de contato primário do indivíduo com o ambiente.
a cultura influencia a experiência motora de crianças e jovens e é responsável por todo e qualquer gesto que eles realizam.
o conjunto de movimentos corporais e posturas das crianças e dos jovens independem dos princípios culturais de uma sociedade.
os corpos em movimento de crianças e jovens se expressam da mesma forma, independente da história de cada povo.
embora a criança expresse no seu corpo alguns comportamentos sociais, a sua construção não varia entre as sociedades.
A avaliação deve ser útil, tanto para o professor como para o aluno, permitindo a ambos dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem. Tradicionalmente, na Educação Física brasileira, as avaliações têm-se resumido a alguns testes de força, velocidade, resistência, flexibilidade para medir a aptidão física do aluno. Entretanto, um professor do 1º Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola da periferia de São Paulo que deseje utilizar a proposta dos PCN, ao avaliar os seus alunos, deverá considerar que
os aspectos biofisiológicos são os únicos a serem avaliados junto às crianças, sendo os testes uma forma inequívoca de se medir a aptidão física.
a avaliação possibilita ao professor uma mensuração de resultados, desde que todo o grupo de alunos responda a questões idênticas.
a avaliação deve levar em conta que cada indivíduo é diferente e que tem motivações e possibilidades pessoais a apresentar na relação ensino-aprendizagem.
a avaliação deve ser padronizada e ter como meta verificar os mesmos aspectos de todos os alunos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
a avaliação produtiva é aquela que, ao determinar a meta, tem como expectativa que todas as crianças alcancem os mesmos resultados.
Uma situação-problema do cotidiano do professor de Educação Física é caracterizada pela constante reclamação dos meninos em relação à prática do futebol junto com as meninas. Eles dizem que "elas não sabem jogar" e elas dizem que eles "são brutos e sempre as machucam no jogo". Diante dessa questão, quando o professor vai ensinar o futebol, como ele deve orientar sua intervenção, tendo como referência os objetivos gerais da Educação Física no Ensino Fundamental, propostos nos PCN?
Oferecer às meninas oportunidades de práticas separadas dos meninos, de forma a manter a integridade física delas, entendendo que os meninos são mais fortes, têm maior habilidade e devem ter mais espaço para desenvolver- se no esporte na escola.
Discutir com os alunos sobre o caráter identitário do futebol na cultura brasileira, mostrando-lhes que a solução está na divisão das aulas por sexo, devendo as meninas participar de jogos menos violentos, de acordo com a sua natureza.
Incentivar o intercâmbio entre meninos e meninas, desde que as meninas se conformem em vivenciar experiências adequadas para o seu sexo, baseadas em suas características de fragilidade e passividade
Reconhecer que devem ser respeitados os modos diferentes de atuar de meninos e meninas, mantendo a separação dos mesmos nas aulas, como forma de resolver os conflitos pautados em estereótipos e preconceitos.
Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, posicionando-se contra discriminações que tenham como referência diferenças culturais, de classe social e de sexo, entre outras
Movimentos novos surgem na Educação Física Escolar, ao final da década de 70, inspirados no novo momento histórico social por que passa o país. Várias concepções passam a coexistir na Educação Física Brasileira, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo tecnicista. Entre várias abordagens, representadas por diferentes autores na educação física brasileira, aquela que utiliza o discurso da justiça social e que levanta questões de poder, esforço e contestação é a
da psicomotricidade.
da saúde renovada.
construtivista-interacionista.
sistêmica.
crítico-superadora.
O jogo é uma característica importante do desenvolvimento humano, podendo-se utilizá-lo para definir a própria infância e como se comportam as crianças. Esse conhecimento pode ser a base para o estabelecimento de conteúdos e conhecimentos didático-pedagógicos mais adequados para a Educação Física escolar. A pesquisa de Ferraz (1997) que tinha como objetivo identificar, entre sujeitos de quatro a dezenove anos de idade, os níveis de desenvolvimento da noção das regras que compõem o jogo de futebol, teve seus resultados coerentes com os níveis de desenvolvimento propostos por Piaget (1932) e concluiu, sobre a prática das regras, que: I - no nível motor individual as primeiras ações com uma bola são independentes de qualquer estrutura de regras, pois criança e bola realizam um jogo puramente motor; II - no nível da cooperação nascente, a prática se caracteriza pela reprodução das ações dos jogadores e já está presente a regra, o que permite reiniciar o jogo depois de toda ação que não seja própria do jogo; III - no nível de codificação da regra, a principal característica é a formulação comum e consensual das regras básicas do jogo, desconsiderando as ações puníveis; IV - no nível egocêntrico, cada sujeito joga seu próprio jogo, sem se interessar pelo que os outros estão fazendo, pois a idéia que as crianças têm do jogo consiste no que elas observam, numa atitude imitativa. Estão corretas as afirmativas:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
Os professores de Educação Física tiveram, em sua formação, experiências e conhecimentos alicerçados em disciplinas esportivas, o que foi decorrente da confusão entre o ambiente esportivo-competitivo e o escolar-educacional. Contudo, de acordo com os PCN, o esporte deve encontrar o seu lugar na escola, através de uma proposta que
atinja todos os alunos, indiferentemente.
atinja aqueles alunos que necessitam de atenção especial.
valorize os alunos que gostam de participar das aulas.
valorize o treinamento e aperfeiçoamento das habilidades esportivas dos alunos.
Uma das competências a serem alcançadas a partir das aulas de Educação Física refere-se à utilização das linguagens corporais como meio de expressão, informação e comunicação em situações intersubjetivas que exijam graus de distanciamento e reflexão sobre os contextos e os interlocutores. Com o objetivo de desenvolver esta competência, em uma turma de Ensino Médio os professores podem propor atividades nas quais os inúmeros textos corporais sejam investigados. Alguns exemplos dessas atividades são: I - análise da comunicação presente em colunas esportivas e jornais especializados; II - análise de textos da literatura de cordel impregnados de dados culturais; III - observação da comunicação corporal dos meninos de rua das grandes cidades; IV - observação da forma de jogar de atletas brasileiros e europeus. Estão corretas as atividades:
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas
III e IV, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...