Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

70 Durante uma aula de Educação Física o professor verificou que, na prática do jogo de handebol, seus alunos manifestavam comportamentos que exacerbavam a disputa e a rivalidade entre os participantes. No final da aula ele propôs que os alunos discutissem e identificassem os fatores que dificultaram a realização do objetivo do jogo. Eles concluíram que o excesso de individualismo, competitividade e desconfiança prejudicaram o jogo. Com a meta de alterar esta realidade, o professor adotou outras propostas de intervenção, em que privilegiou

  • A.

    o controle, a parceria e a alegria.

  • B.

    o respeito mútuo, a confiança e a solidariedade.

  • C.

    a amizade, a criatividade e a competição.

  • D.

    a seletividade, a diversão e a vitória.

  • E.

    a liderança, a cooperação e a indiferença.

Segundo os PCN de Ensino Médio, nas aulas de Educação

Física o professor pode adotar uma postura que contribua

para o desenvolvimento de um comportamento autônomo.

Deste modo, é interessante que os alunos saibam

I - aferir a pressão arterial em repouso e esforço, para que

possam estabelecer parâmetros objetivos da quantidade

de exercícios a serem executados;

II - avaliar os efeitos dos esteróides anabólico-androgênicos

sobre o organismo, para que possam desenvolver a

melhor estratégia de usá-los com menor risco à saúde;

III - aferir a freqüência cardíaca em repouso e esforço, para

que possam estabelecer parâmetros objetivos da intensidade

do exercício;

IV - reconhecer as conseqüências da temperatura ambiental

sobre o organismo em exercício, para que possam

discernir e interpretar se é ou não recomendado realizar

exercícios físicos em determinado momento.

Estão corretos os itens:

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II e IV, apenas.

  • E.

    III e IV, apenas.

A Professora Dirce, de Educação Física, leciona em uma escola com turmas de 1º e 2º ciclos e quando foi debater acerca da temática da avaliação, discordou dos seus colegas de área, pois os mesmos consideravam que a avaliação dos alunos de todas as turmas deveria se pautar em um padrão de desempenho pré-determinado. O argumento da professora seguia o indicativo de que

  • A.

    o êxito e o fracasso devem ser dimensionados tendo como referência os avanços realizados pelo aluno em relação ao seu próprio processo de aprendizagem.

  • B.

    o êxito do ensino da Educação Física está na possibilidade de fortalecer o aluno, melhorando sua capacidade produtiva e preparando todos para o mercado de trabalho.

  • C.

    a meta de todo professor deve ser a de verificar se o aluno atingiu um desempenho técnico e físico ideal.

  • D.

    a finalidade de cada professor deve estar centrada na perspectiva de selecionar indivíduos aptos a competir dentro e fora do país.

  • E.

    a aptidão física do aluno deve ser medida pelo professor de modo a garantir que sua aprendizagem tenha êxito e atinja o padrão.

Pensar o corpo como puramente biológico significa desprezá-lo como patrimônio universal sobre o qual a cultura escreve histórias diferentes. Desta forma, cada sociedade inscreve um conjunto de significados nos corpos de seus membros, ao longo do tempo. Considerando esta reflexão a partir da referência de Daolio (1995), observa-se que

  • A.

    as regras, as normas e os valores de uma sociedade específica estão inscritos no corpo por ser ele o meio de contato primário do indivíduo com o ambiente.

  • B.

    a cultura influencia a experiência motora de crianças e jovens e é responsável por todo e qualquer gesto que eles realizam.

  • C.

    o conjunto de movimentos corporais e posturas das crianças e dos jovens independem dos princípios culturais de uma sociedade.

  • D.

    os corpos em movimento de crianças e jovens se expressam da mesma forma, independente da história de cada povo.

  • E.

    embora a criança expresse no seu corpo alguns comportamentos sociais, a sua construção não varia entre as sociedades.

A avaliação deve ser útil, tanto para o professor como para o aluno, permitindo a ambos dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem. Tradicionalmente, na Educação Física brasileira, as avaliações têm-se resumido a alguns testes de força, velocidade, resistência, flexibilidade para medir a aptidão física do aluno. Entretanto, um professor do 1º Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola da periferia de São Paulo que deseje utilizar a proposta dos PCN, ao avaliar os seus alunos, deverá considerar que

  • A.

    os aspectos biofisiológicos são os únicos a serem avaliados junto às crianças, sendo os testes uma forma inequívoca de se medir a aptidão física.

  • B.

    a avaliação possibilita ao professor uma mensuração de resultados, desde que todo o grupo de alunos responda a questões idênticas.

  • C.

    a avaliação deve levar em conta que cada indivíduo é diferente e que tem motivações e possibilidades pessoais a apresentar na relação ensino-aprendizagem.

  • D.

    a avaliação deve ser padronizada e ter como meta verificar os mesmos aspectos de todos os alunos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.

  • E.

    a avaliação produtiva é aquela que, ao determinar a meta, tem como expectativa que todas as crianças alcancem os mesmos resultados.

Uma situação-problema do cotidiano do professor de Educação Física é caracterizada pela constante reclamação dos meninos em relação à prática do futebol junto com as meninas. Eles dizem que "elas não sabem jogar" e elas dizem que eles "são brutos e sempre as machucam no jogo". Diante dessa questão, quando o professor vai ensinar o futebol, como ele deve orientar sua intervenção, tendo como referência os objetivos gerais da Educação Física no Ensino Fundamental, propostos nos PCN?

  • A.

    Oferecer às meninas oportunidades de práticas separadas dos meninos, de forma a manter a integridade física delas, entendendo que os meninos são mais fortes, têm maior habilidade e devem ter mais espaço para desenvolver- se no esporte na escola.

  • B.

    Discutir com os alunos sobre o caráter identitário do futebol na cultura brasileira, mostrando-lhes que a solução está na divisão das aulas por sexo, devendo as meninas participar de jogos menos violentos, de acordo com a sua natureza.

  • C.

    Incentivar o intercâmbio entre meninos e meninas, desde que as meninas se conformem em vivenciar experiências adequadas para o seu sexo, baseadas em suas características de fragilidade e passividade

  • D.

    Reconhecer que devem ser respeitados os modos diferentes de atuar de meninos e meninas, mantendo a separação dos mesmos nas aulas, como forma de resolver os conflitos pautados em estereótipos e preconceitos.

  • E.

    Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, posicionando-se contra discriminações que tenham como referência diferenças culturais, de classe social e de sexo, entre outras

Movimentos novos surgem na Educação Física Escolar, ao final da década de 70, inspirados no novo momento histórico social por que passa o país. Várias concepções passam a coexistir na Educação Física Brasileira, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo tecnicista. Entre várias abordagens, representadas por diferentes autores na educação física brasileira, aquela que utiliza o discurso da justiça social e que levanta questões de poder, esforço e contestação é a

  • A.

    da psicomotricidade.

  • B.

    da saúde renovada.

  • C.

    construtivista-interacionista.

  • D.

    sistêmica.

  • E.

    crítico-superadora.

O jogo é uma característica importante do desenvolvimento

humano, podendo-se utilizá-lo para definir a própria infância

e como se comportam as crianças. Esse conhecimento pode

ser a base para o estabelecimento de conteúdos e conhecimentos

didático-pedagógicos mais adequados para a

Educação Física escolar. A pesquisa de Ferraz (1997) que

tinha como objetivo identificar, entre sujeitos de quatro a

dezenove anos de idade, os níveis de desenvolvimento da

noção das regras que compõem o jogo de futebol, teve seus

resultados coerentes com os níveis de desenvolvimento

propostos por Piaget (1932) e concluiu, sobre a prática

das regras, que:

I - no nível motor individual as primeiras ações com uma

bola são independentes de qualquer estrutura de regras,

pois criança e bola realizam um jogo puramente motor;

II - no nível da cooperação nascente, a prática se caracteriza

pela reprodução das ações dos jogadores e já está

presente a regra, o que permite reiniciar o jogo depois

de toda ação que não seja própria do jogo;

III - no nível de codificação da regra, a principal característica

é a formulação comum e consensual das regras

básicas do jogo, desconsiderando as ações puníveis;

IV - no nível egocêntrico, cada sujeito joga seu próprio jogo,

sem se interessar pelo que os outros estão fazendo,

pois a idéia que as crianças têm do jogo consiste no

que elas observam, numa atitude imitativa.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    I e IV, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    III e IV, apenas.

Os professores de Educação Física tiveram, em sua formação, experiências e conhecimentos alicerçados em disciplinas esportivas, o que foi decorrente da confusão entre o ambiente esportivo-competitivo e o escolar-educacional. Contudo, de acordo com os PCN, o esporte deve encontrar o seu lugar na escola, através de uma proposta que

  • A.

    atinja todos os alunos, indiferentemente.

  • B.

    atinja aqueles alunos que necessitam de atenção especial.

  • C. selecione os melhores alunos para participar de competições escolares.
  • D.

    valorize os alunos que gostam de participar das aulas.

  • E.

    valorize o treinamento e aperfeiçoamento das habilidades esportivas dos alunos.

Uma das competências a serem alcançadas a partir das

aulas de Educação Física refere-se à utilização das linguagens

corporais como meio de expressão, informação e

comunicação em situações intersubjetivas que exijam graus

de distanciamento e reflexão sobre os contextos e os

interlocutores. Com o objetivo de desenvolver esta competência,

em uma turma de Ensino Médio os professores

podem propor atividades nas quais os inúmeros textos

corporais sejam investigados. Alguns exemplos dessas

atividades são:

I - análise da comunicação presente em colunas esportivas

e jornais especializados;

II - análise de textos da literatura de cordel impregnados

de dados culturais;

III - observação da comunicação corporal dos meninos de

rua das grandes cidades;

IV - observação da forma de jogar de atletas brasileiros e

europeus.

Estão corretas as atividades:

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II e IV, apenas

  • E.

    III e IV, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...