Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dentro da concepção de Educação Física defendida pelos PCN de Ensino Fundamental, em relação a alunos portadores de necessidades especiais, NÃO é tarefa da escola:

  • A.

    fazer adaptações nos espaços e equipamentos para garantir a participação de todos os alunos.

  • B.

    garantir uma análise dos níveis de limitações que requerem procedimentos específicos.

  • C.

    garantir profissionais capazes de realizar acompanhamento junto ao professor que atua com esses alunos.

  • D.

    criar condições e oportunidades para que o portador de deficiências físicas se relacione com a turma.

  • E.

    produzir espaços e criar turmas exclusivas para portadores de deficiência física.

Os PCN apresentam alguns critérios para seleção de

conteúdos da Educação Física. São eles:

I - os níveis de habilidades motoras de cada aluno, bem

como o ambiente em que se localiza a escola;

II - as diferenças regionais e o respeito à diversidade;

III - a relevância social do conteúdo frente às possibilidades

de ampliação do acervo sociocultural;

IV - a incorporação da produção referente à cultura corporal.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

51

Marque V (verdadeiro) ou F (falso), conforme os itens a

seguir sejam ou não critérios de avaliação da Educação

Física no 1o ciclo do Ensino Fundamental, segundo os PCN.

( ) Enfrentamento de desafios corporais em diferentes

contextos.

( ) Respeito às regras.

( ) Interação social observando nível de tolerância individual

perante o grupo.

( ) Performance da conduta motora de acordo com padrões

preestabelecidos.

( ) Estabelecimento de relações entre prática de atividades

física e saúde.

A seqüência correta é:

  • A.

    V – V – V – F – F

  • B.

    V – V – F – F – F

  • C.

    V – F – F – V – F

  • D.

    V – F – V – F – V

  • E.

    F – F – V – V – F

Sobre a organização curricular proposta pela abordagem

crítico-superadora são feitas as afirmativas a seguir. Marque

V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) A seleção dos conteúdos depende da análise de sua

relevância social.

( ) A avaliação priorizará a condição meritocrática.

( ) A seleção dos conteúdos depende de sua relação com

características sociocognitivas dos alunos.

( ) A metodologia deve basear-se no estímulo à confrontação

da cultura popular com a cultura acadêmica.

( ) A metodologia tem como eixo o tratamento pedagógico

das atividades, adotando-se a divisão do todo em partes.

A seqüência correta é:

  • A.

    V – V – V – V – F

  • B.

    V – F – V – V – F

  • C.

    V – F – F – V – F

  • D.

    F – V – V – V – V

  • E.

    F – F – F – V – V

Segundo Freire (2003), no período do Ensino Fundamental as características intelectuais, motoras, sensoriais, morais, sociais e afetivas das crianças sofrem mudanças significativas. Assim, nessa fase, no que diz respeito às características

  • A.

    intelectuais, a criança ainda está longe da realidade concreta e bastante apegada às fantasias, as quais estão bem próximas do que poderá vir a ser a adolescência.

  • B.

    motoras, as noções de espaço e tempo se consolidaram primeiro no plano intelectual e somente mais tarde vão se consolidar no plano motor.

  • C.

    sensoriais, ocorre o seu desenvolvimento natural, sem a necessidade de experimentação ou reflexão sobre o que as crianças sentem, pois as questões sensoriais atingem um patamar apenas biológico.

  • D.

    morais, a criança participa de várias experiências em grupo e, por isso, ela precisa aprender a julgar valores, razão pela qual o jogo por excelência é o jogo de regras.

  • E.

    afetivas, a marca é a passividade, apesar de a criança ter de assumir uma atuação fora de casa e compartilhar sentimentos com os outros que, a princípio, são estranhos.

Na abordagem crítico-superadora, o conhecimento é tratado como objeto a ser

  • A.

    construído sob a perspectiva da Psicologia comportamental.

  • B.

    contemplado sob a perspectiva da cultura propedêutica.

  • C.

    ensinado sob a perspectiva histórica da aprendizagem motora.

  • D.

    questionado quanto a sua eficácia para o movimento humano.

  • E.

    questionado em relação a seu contexto histórico.

Sobre a natureza cultural do corpo humano, Daolio (1995)

afirma que:

I - a capacidade mental do ser humano, durante o seu

processo evolutivo, permitiu certos comportamentos

culturais que determinaram a sua evolução;

II - a espécie humana só chegou a se constituir como tal

devido à relação entre os fatores culturais e biológicos;

III - o corpo humano não é apenas biológico ou cultural,

visto que houve um desenvolvimento interativo entre os

componentes biológicos e socioculturais, não sendo

possível separar esses dois aspectos;

IV - é a cultura que dá à espécie o caráter de humanidade e

de regulagem do comportamento público do homem.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Considerando a Educação Física no 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, os PCN caracterizam o esporte como

  • A.

    um bloco de conteúdos de regras, de caráter lúdico e envolvimento coletivo.

  • B.

    um dos eixos fundamentais de ensino do modelo piramidal, criado a partir da crise dos anos 1980.

  • C.

    revelador de talentos e orientador de programas sociais a partir da LDBEN de 1996.

  • D.

    ponto de partida para o desenvolvimento de atletas e futuros campeões.

  • E.

    forma útil e criativa de ocupação do tempo livre dos alunos.

No processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras, de acordo com a abordagem desenvolvimentista, a grande importância da participação do professor está no fato de que ele deve

  • A.

    mudar a atividade quando o aluno não consegue evitar os erros.

  • B.

    oferecer feedback com relação aos erros de performance dos alunos.

  • C.

    mostrar ao aluno a forma correta de realizar as tarefas.

  • D.

    considerar a natureza socioeconômicado aluno ao avaliar seus erros.

  • E.

    evitar o feedback para não desestimular o aluno frente à turma.

São pretensões da abordagem crítico-superadora:

I - ler os dados da realidade, interpretá-los e emitir juízo de

valor;

II - ler os dados da realidade e adaptá-los às condições da

escola, evitando julgar os interesses subliminares;

III - estabelecer análise da sociedade sob a ótica dos

interesses de classe social;

IV - produzir intervenção pedagógica sob a perspectiva

de classe social.

Está(ão) correta(s) a(s) pretensão(ões):

  • A.

    I, somente.

  • B.

    I e II, somente.

  • C.

    I e IV, somente.

  • D.

    I, III e IV, somente.

  • E.

    I, II, III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...