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Dentro da concepção de Educação Física defendida pelos PCN de Ensino Fundamental, em relação a alunos portadores de necessidades especiais, NÃO é tarefa da escola:
fazer adaptações nos espaços e equipamentos para garantir a participação de todos os alunos.
garantir uma análise dos níveis de limitações que requerem procedimentos específicos.
garantir profissionais capazes de realizar acompanhamento junto ao professor que atua com esses alunos.
criar condições e oportunidades para que o portador de deficiências físicas se relacione com a turma.
produzir espaços e criar turmas exclusivas para portadores de deficiência física.
Os PCN apresentam alguns critérios para seleção de
conteúdos da Educação Física. São eles:
I - os níveis de habilidades motoras de cada aluno, bem
como o ambiente em que se localiza a escola;
II - as diferenças regionais e o respeito à diversidade;
III - a relevância social do conteúdo frente às possibilidades
de ampliação do acervo sociocultural;
IV - a incorporação da produção referente à cultura corporal.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
I, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
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Marque V (verdadeiro) ou F (falso), conforme os itens a
seguir sejam ou não critérios de avaliação da Educação
Física no 1o ciclo do Ensino Fundamental, segundo os PCN.
( ) Enfrentamento de desafios corporais em diferentes
contextos.
( ) Respeito às regras.
( ) Interação social observando nível de tolerância individual
perante o grupo.
( ) Performance da conduta motora de acordo com padrões
preestabelecidos.
( ) Estabelecimento de relações entre prática de atividades
física e saúde.
A seqüência correta é:
V – V – V – F – F
V – V – F – F – F
V – F – F – V – F
V – F – V – F – V
F – F – V – V – F
Sobre a organização curricular proposta pela abordagem
crítico-superadora são feitas as afirmativas a seguir. Marque
V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) A seleção dos conteúdos depende da análise de sua
relevância social.
( ) A avaliação priorizará a condição meritocrática.
( ) A seleção dos conteúdos depende de sua relação com
características sociocognitivas dos alunos.
( ) A metodologia deve basear-se no estímulo à confrontação
da cultura popular com a cultura acadêmica.
( ) A metodologia tem como eixo o tratamento pedagógico
das atividades, adotando-se a divisão do todo em partes.
A seqüência correta é:
V – V – V – V – F
V – F – V – V – F
V – F – F – V – F
F – V – V – V – V
F – F – F – V – V
Segundo Freire (2003), no período do Ensino Fundamental as características intelectuais, motoras, sensoriais, morais, sociais e afetivas das crianças sofrem mudanças significativas. Assim, nessa fase, no que diz respeito às características
intelectuais, a criança ainda está longe da realidade concreta e bastante apegada às fantasias, as quais estão bem próximas do que poderá vir a ser a adolescência.
motoras, as noções de espaço e tempo se consolidaram primeiro no plano intelectual e somente mais tarde vão se consolidar no plano motor.
sensoriais, ocorre o seu desenvolvimento natural, sem a necessidade de experimentação ou reflexão sobre o que as crianças sentem, pois as questões sensoriais atingem um patamar apenas biológico.
morais, a criança participa de várias experiências em grupo e, por isso, ela precisa aprender a julgar valores, razão pela qual o jogo por excelência é o jogo de regras.
afetivas, a marca é a passividade, apesar de a criança ter de assumir uma atuação fora de casa e compartilhar sentimentos com os outros que, a princípio, são estranhos.
Na abordagem crítico-superadora, o conhecimento é tratado como objeto a ser
construído sob a perspectiva da Psicologia comportamental.
contemplado sob a perspectiva da cultura propedêutica.
ensinado sob a perspectiva histórica da aprendizagem motora.
questionado quanto a sua eficácia para o movimento humano.
questionado em relação a seu contexto histórico.
Sobre a natureza cultural do corpo humano, Daolio (1995)
afirma que:
I - a capacidade mental do ser humano, durante o seu
processo evolutivo, permitiu certos comportamentos
culturais que determinaram a sua evolução;
II - a espécie humana só chegou a se constituir como tal
devido à relação entre os fatores culturais e biológicos;
III - o corpo humano não é apenas biológico ou cultural,
visto que houve um desenvolvimento interativo entre os
componentes biológicos e socioculturais, não sendo
possível separar esses dois aspectos;
IV - é a cultura que dá à espécie o caráter de humanidade e
de regulagem do comportamento público do homem.
Estão corretas as afirmativas:
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Considerando a Educação Física no 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, os PCN caracterizam o esporte como
um bloco de conteúdos de regras, de caráter lúdico e envolvimento coletivo.
um dos eixos fundamentais de ensino do modelo piramidal, criado a partir da crise dos anos 1980.
revelador de talentos e orientador de programas sociais a partir da LDBEN de 1996.
ponto de partida para o desenvolvimento de atletas e futuros campeões.
forma útil e criativa de ocupação do tempo livre dos alunos.
No processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras, de acordo com a abordagem desenvolvimentista, a grande importância da participação do professor está no fato de que ele deve
mudar a atividade quando o aluno não consegue evitar os erros.
oferecer feedback com relação aos erros de performance dos alunos.
mostrar ao aluno a forma correta de realizar as tarefas.
considerar a natureza socioeconômicado aluno ao avaliar seus erros.
evitar o feedback para não desestimular o aluno frente à turma.
São pretensões da abordagem crítico-superadora:
I - ler os dados da realidade, interpretá-los e emitir juízo de
valor;
II - ler os dados da realidade e adaptá-los às condições da
escola, evitando julgar os interesses subliminares;
III - estabelecer análise da sociedade sob a ótica dos
interesses de classe social;
IV - produzir intervenção pedagógica sob a perspectiva
de classe social.
Está(ão) correta(s) a(s) pretensão(ões):
I, somente.
I e II, somente.
I e IV, somente.
I, III e IV, somente.
I, II, III e IV.
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