Questões de Educação Física

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O princípio da ginástica para todos deve ser a liberdade na utilização, tanto dos fundamentos quanto das possibilidades de manifestação dos elementos corporais, bem como dos materiais e equipamentos que fazem parte dessa vivência. Sobre alguns benefícios das ginásticas assinale a alternativa CORRETA referente a diversidade:

    A) Os elementos da cultura, assim como as vivências dos indivíduos, devem ser utilizados como fatores fundamentais para a criação das aulas e das coreografias. Nessas vivências, a integração dos diferentes elementos da cultura corporal deve ser explorada e estimulada como possibilidade de aprofundamento do conhecimento e da valorização da cultura regional.

    B) A liberdade na utilização dos materiais, das vestimentas, dos elementos corporais e das manifestações da cultura, além da valorização das potencialidades individuais, sem desconsiderar a importância do grupo, permitem que a educação para o respeito à diversidade ocorra da melhor maneira possível, ou seja, através das vivências e das experiências do grupo.

    C) Ampliar ao máximo a efetiva participação dos praticantes isso significa dizer que todos são responsáveis e que a colaboração de todos é fundamental para o grupo. Para tanto, é importante que os elementos fundamentais de sua prática sejam amplamente reconhecidos. A ausência de competição, a indefinição do número de participantes, bem como de faixa etária e também do sexo dos praticantes, deve servir de estímulo à criatividade.

    D) Participar de grupos ou de eventos de ginástica geral é, primordialmente, relacionar se. O convívio e o encontro com os outros deve possibilitar a ampliação das percepções da diversidade de manifestações e de indivíduos que devem ser incluídos. Cooperar é uma condição fundamental na ginástica geral a prática é feita com o outro e não contra o outro.

A seleção e organização dos conteúdos que devem compor o currículo da Educação Física na Escola tem sido tema de grande interesse entre os pesquisadores da área. As discussões sobre o tema tornaram- -se mais intensas durante a década de 90, especialmente pelo papel da Educação Física na escola que, ao contrário de outros componentes curriculares, não conseguia explicitar sua especificidade. Para mudar esse quadro, foi realizada a proposta de que fossem ensinados, durante as aulas, conhecimentos sobre o movimento humano, que pudessem levar ao desenvolvimento das potencialidades e possibilidades motoras e à capacitação do aluno para a utilização consciente de seu potencial motor. A partir disso, foi marcante a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física (Brasil, 1997). Nesse documento se defendia a cultura corporal de movimento como base do currículo da Educação Física na escola. Além disso, para organizar o currículo foram propostos três blocos de conteúdos: esporte, lutas e ginástica; atividades rítmicas e expressivas; e conhecimento sobre o corpo. Assim, a avaliação processual dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais deverão ser integradas, podendo ter momentos formalizados que enfatizem uma ou outra categoria. É aconselhável que esse processo integre também a avaliação do aluno, não só como auto-avaliação, mas também como reflexão sobre a metodologia e a organização do processo de trabalho, dando subsídios para o professor avaliar seu próprio trabalho e planejar sua continuidade. Em síntese, dentre as funções dos instrumentos de avaliação para a Educação Física, qual função apresentada encontra-se INCORRETA?

    A) Explicitar os objetivos específicos propostos pelo programa de ensino.

    B) Situar diretores e políticos dentro do processo de ensino e aprendizagem.

    C) Considerar de forma integrada os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

    D) Ser claros o suficiente para que o aluno saiba o que, como e quando será avaliado.

A recreação se constituiu e continua sendo uma das disciplinas que integram os saberes de formação do profissional de Educação Física. Porém, a associação entre a recreação e o lazer é muito comum. Basta verificar os estudos de diversos autores dessa área para constatar como boa parte de análises sobre o lazer, no contexto da Educação Física, parecem evocar a recreação. Assim, ao relacionar as características básicas da recreação, Cavallari & Zacharias (1994) as “especificam” como? Assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Ser encarada pelo participante como um fim em si mesma, sem que se esperem benefícios ou resultados específicos.

    B) Ser escolhida livremente e praticada espontaneamente, segundo os interesses de cada um.

    C) Levar o praticante a estágios psicológicos negativos, pelo caráter individualista, por estar sempre ligada ao individualismo.

    D) Propiciar aos praticantes estímulos para o exercício e desenvolvimento da criatividade até sua plenitude.

O futsal é um esporte coletivo semelhante ao futebol de campo, porém possui suas peculiaridades, com regras específicas, número de jogadores e as dimensões do espaço de jogo. Na regra nº 12, o qual fala sobre as faltas e incorreções, para que seja considerada uma falta devem ser reunidas as seguintes condições:

I. Ser cometida por um jogador de quadra que tenha cumprido corretamente o procedimento de substituição.
II. Deverá ocorrer na superfície de jogo.
III. Ocorrer quando a bola está parada.
IV. As faltas e incorreções serão penalizadas com: cartão vermelho.

É CORRETO o que se afirma em:

    A) Somente I está correta.

    B) Somente II está correta.

    C) Somente I e II estão corretas.

    D) Somente II e III estão corretas.

Tanto a recreação como o lazer inicialmente conviviam em nossa realidade sem maiores reflexões sobre os seus significados. Enquanto o termo recreação é influência da perspectiva norte-americana, o lazer surge a partir da influência dos estudos europeus. Essa dupla denominação está presente nos dias atuais e em geral utiliza-se a recreação para designar o conjunto de atividades, e o lazer para abordar o fenômeno cultural. Alguns autores chegam a identificar diferenças ou peculiaridades mais amplas entre os termos. A origem etimológica do termo recreação pode ser ressaltada a partir de posições diferenciadas. Assim, assumindo a posição de Dumazedier (1975), qual o significado de recreação?

    A) Dumazedier (1975) aponta que a palavra recreação foi proveniente do latim recreatio (que representa recreio, divertimento), sendo derivada do vocábulo recreare, com o sentido de reproduzir, restabelecer, recuperar. Nesse âmbito, destaca-se a ideia de que o objetivo da recreação era a renovação/recuperação para o trabalho.

    B) Dumazedier (1975) relaciona a origem etimológica do termo recreação com recreare, que significa recreio, divertimento. Nessa ótica, a recreação pode estar ligada à possibilidade de “recriar, criar de novo, dar novo vigor”.

    C) Dumazedier (1975) considera como uma das funções do lazer. Para Dumazedier (1975), a função recreativa (que tem o sentido de divertimento) está relacionada com as outras funções de descanso e desenvolvimento do lazer, e orientada para a criação permanente do indivíduo por si mesmo.

    D) Para Dumazedier (1975), a recreação pode ser entendida como o criar, o recrear e o recriar-se, que está intimamente atrelado à ação do homem sobre o mundo. Constitui-se, assim, num espaço privilegiado para a construção coletiva de novos conhecimentos e, ainda, em possibilidade de influenciar educadores mais comprometidos com as mudanças necessárias para o surgimento de uma sociedade pautada em valores mais humanos.

O desenvolvimento de uma classificação de qualidade de vida é útil para organizar definições existentes, identificando e ordenando elementos comuns e fatores de destaque que influenciam estas definições. De acordo com Farquhar (1995), destacam-se quatro tipos de classificações: definições globais ou gerais, definições em componentes ou dimensões, definições focalizadas em componentes e, por último, definições que abordam combinações das primeiras. Esses tipos de definições apresentam algumas características. Com relação às definições globais ou gerais, é CORRETO o que se afirma em:

    A) São as mais comuns e apareceram mais fortemente no campo científico nas décadas de 60 e 70. Em função de sua generalidade falam pouco sobre os componentes que as formam ou como o conceito pode ser operacionalizado, normalmente incorporam ideias de satisfação/insatisfação e de felicidade e descontentamento e por essa razão o conceito destaca-se como subjetivo e individual.

    B) Dividem o conceito numa série de partes, componentes ou dimensões que contribuem para a qualidade de vida global, podendo ainda identificar um ou mais componentes como essencial. Essas definições são melhores operacionalizáveis e podem abranger tanto questões objetivas (como estado de saúde e capacidade funcional, nível socioeconômico, etc.) como subjetivas (julgamento pessoal sobre a satisfação com a vida, autoestima, etc.).

    C) Trata-se de uma subdivisão das definições por componentes. Nestas definições um ou mais componentes são focalizados e analisados mais detalhadamente. Normalmente este tipo de definição é usado na área da saúde na qual são privilegiados certos aspectos específicos de cada quadro patológico.

    D) São normalmente definições globais que especificam um ou mais componentes, tratando, por exemplo, da satisfação geral da vida, dando ênfase ao aspecto físico, mas não analisando o contexto social.

O dispêndio energético depende de vários fatores, entre os quais se pode fazer referência ao tipo de exercício, à sua frequência, duração, intensidade, condições climáticas, condição física geral e específica do indivíduo, relação da composição corporal e muscular em termos de fibras musculares do tipo I, IIa e IIb assim como os aspectos nutricionais. Em relação ao desempenho, as atividades esportivas são classificadas em dois ou três grupos. Assim, considerando-se a demanda energética em relação ao desempenho, as atividades esportivas podem ser:

I. Cíclicas: são caracterizadas pela repetição irregular e rápida de um gesto esportivo específico: rúgbi, futebol americano, polo aquático e nado sincronizado são alguns de seus exemplos.
II. Acíclicas: são aquelas que não têm repetição contínua do movimento, e em que a naturalidade e a espontaneidade dos gestos técnicos são marcantes: esportes de equipe como futebol, voleibol, basquetebol e handebol então entre as modalidades mais populares dessa caracterização.
III. Semicíclicas: integram simultaneamente atividades repetitivas e espontâneas, o que pode ocorrer durante a prática de várias modalidades, inclusive aquelas mencionadas anteriormente, como a natação, futebol, etc.

É CORRETO o que se afirma em:

    A) Somente I está correta.

    B) Somente II está correta

    C) Somente I e II estão corretas.

    D) Somente II e III estão corretas.

O desenvolvimento motor ocorre de forma progressiva durante toda a vida do ser humano, iniciando-se na sua concepção e cessando somente na sua morte. Além disso, esse processo também pode sofrer regressões, especialmente ao considerar também os processos de interação do indivíduo com o meio e com a(s) tarefa(s) e experiência(s) vivenciadas por ele. Diferentes autores sugeriram fases e estágios de desenvolvimento motor com descrições similares. Uma dessas propostas foi sugerida por Gallahue e Ozmun (2005). Para Gallahue e Ozmun (2005) a fase dos movimentos fundamentais corresponde a qual resposta? Assinale a alternativa CORRETA.

    A) Inicia-se na vida intrauterina e vai até os quatro primeiros meses após o nascimento. Essa fase caracteriza-se pela presença de movimentos involuntários, que são a base para o desenvolvimento motor, por meio dos quais ocorrem os primeiros contatos do indivíduo com o meio ambiente.

    B) Vai do nascimento até os dois primeiros anos de vida. Nessa fase, aparecem os primeiros movimentos voluntários que, apesar de imperfeitos e descontrolados, são de suma importância para a aquisição de movimentos mais complexos.

    C) Dos dois aos sete anos de idade. Esses movimentos são consequência dos movimentos rudimentares. Nessa fase, as crianças formam e exploram suas capacidades motoras. Assim, os movimentos fundamentais são básicos para qualquer outra combinação de movimentos.

    D) Dos sete aos 14 anos de idade. Nesse período, a criança/adolescente começa a refinar suas habilidades fundamentais e passa a combiná-las para a execução de inúmeras atividades, sejam cotidianas ou de lazer.

No contexto da atividade física/exercício físico/ esporte, a avaliação física tem como foco prioritário a motricidade humana, com ênfase nas capacidades e habilidades motoras e esportivas dos alunos. Cada vez mais, pode-se observar que as pessoas em geral têm adquirido o hábito da prática regular da atividade física, pelos importantes benefícios oferecidos à saúde e ao bem estar social das pessoas. Obviamente, acredita-se que essa conduta em relação aos exercícios físicos deva ser encorajada nos mais variados níveis e segmentos da sociedade, considerando sua eficácia na prevenção de doenças, na promoção da saúde e na melhora da qualidade de vida em geral. Dessa forma, é importante que os profissionais avaliadores considerem as seguintes orientações a serem adotadas antes do início dos testes. Qual afirmativa encontra-se INCORRETA?

    A) Explicar – e, se possível, demonstrar – ao avaliado como deve ser realizado o teste em questão.

    B) Efetivar as medições em horários diferenciados.

    C) Não realizar atividade física extenuante antes da realização do teste.

    D) Nas mulheres, procurar realizar os testes e suas repetições na mesma fase dos diferentes períodos menstruais (evitando, sempre que possível, o período de 7 a 11 dias após o início da menstruação).

A Educação Física no Brasil surgiu em uma época conservadora e passou por inúmeras transformações, desde a sua origem até os dias atuais e todas as tendências que surgiram influenciaram na formação do profissional de Educação Física. De acordo com Darido (2003), diferentes tendências surgiram durante os tempos:

I. Abordagem crítico-emancipatória: centrada no ensino do esporte em sua melhor maneira didático-pedagógica. Tem enfoque na competência crítica e eman¬- cipatória no ensino dos esportes, buscando tornar esse ensino de maneira diferente das históricas abordagens autoritárias e domestificadoras.
II. Abordagem crítico-superadora: baseada no Marxismo e no neo-marxismo, tem um discurso amplamen¬- te voltado para justiça social. Valoriza a compreensão de fatos históricos e utiliza a realidade como parte integrante do processo de aprendizagem. O objetivo não apenas aprender o jogo, a dança e a ginástica apenas por aprender, mas devem ser aprendidos na sua totalidade enquanto conhecimentos construídos.
III. Abordagem humanista: baseia-se no princípio de desvalorização do ser humano. Apropria-se da cultura corporal como meio de conseguir fins lucrativos. O educador afasta-se efetivamente do ambiente escolar no qual atua, sendo um agente indiferente dos estudantes.
IV. Abordagem tecnicista: é voltada para o aprimoramento de técnicas e gestos educacionais. É trabalhada de forma compensadora por conta de gestos técnicos na busca do “aprendizado”. Costuma estar atrelada a busca por resultados em vestibulares.
V. Abordagem da atividade física para promoção da saúde: essa abordagem busca trazer o estímulo a hábitos cada vez mais saudáveis aos educandos. Isso ocorre tanto por educar para que eles vivam dentro de suas possibilidades, estilos de vida saudável, quanto realizando atividades físicas lúdicas, mas que ajudam do desenvolvimento motor infantil e no crescimento saudável.

É CORRETO o que se afirma em:

    A) Somente I, II e III estão corretos.

    B) Somente I, III e V estão corretos.

    C) Somente III, IV e V estão corretos.

    D) Somente I, II e V estão corretos.

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