Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A educação acontece nas diferentes instâncias da sociedade. Seu objetivo é proporcionar uma participação nas invenções da civilização enquanto resultado do seu trabalho, bem como, na sua construção e desenvolvimento. Dessa forma, o professor deve perceber que sua prática não é neutra, não podendo deixar de se capacitar para ensinar corretamente e adequar os conteúdos em que trabalha. Por outro lado, não pode reduzir a sua prática docente ao puro ensino desses conteúdos. Assim, a didática do ensino deve fornecer as bases para que os professores possam trabalhar as situações de aprendizados em sala de aula. Para Gatti (2010) há quatro grupos de concepções associadas aos estudos em educação, enquanto campo da investigação que tem por objeto ações educacionais. Dentre os apresentados logo abaixo, qual encontra-se INCORRETO?

    A) A primeira concepção está associada a uma perspectiva técnico-real, em que a educação é encarada como único método para o ensino, portanto na didática, existe atropelo de organização e gestão.

    B) A segunda concepção está associada à perspectiva lógico-cognitiva, tendo como foco as teorizações sobre questões associadas ao ensino das disciplinas. A proposição é de que se diferencie pesquisa de ensino, não devendo a pesquisa conduzir diretamente a recomendações de ações na escola, pelo menos, não antes de se ter racionalmente estabelecido parâmetros epistemológicos seguros para conteúdos em suas especificidades disciplinares.

    C) A terceira concepção coloca-se do ponto de vista do sujeito que aprende, investigando os processos de apropriação dos saberes e se apoia basicamente na proposta Epistemologia Genética ou Teoria Psicogenética propostas por Jean Piaget, ou na referência sociointeracionista, sociocultural ou sócio-histórica abordada por Lev Vygotsky.

    D) A quarta concepção parte do pensar as ações educativas, criando conceitos fecundos na relação teoria- -prática e produzindo conjuntos instrumentais ancorados em uma reflexão sobre suas utilizações e suas finalidades, em contextos complexamente considerados. Esta posição expressa à ideia de que o conhecimento em educação nasce da prática e com a prática deve a ela retornar.


Na representação gráfica de um campo de futebol, o espaço marcado pelo número "1", representa:

    A) Área de meta.

    B) Área penal.

    C) Ponto Central.

    D) Tiro penal.

Os fatores que condicionam os requerimentos energéticos de um indivíduo podem ser classificados seguindo diversos critérios. O gasto energético total (GET), corresponde à energia gasta por um indivíduo em 24 horas e resulta da somatória dos três componentes principais, são eles:

    A) Gasto energético ativo (GEA), termogênese induzida por suplementos (TIS) e o custo calórico em repouso.

    B) Gasto energético basal (GEB), termogênese induzida por suplementos (TIS) e o custo calórico em repouso.

    C) Gasto energético basal (GEB), termogênese induzida pela dieta (TID) e o custo calórico da atividade física.

    D) Gasto energético ativo (GEA), termogênese induzida pela dieta (TID) e o custo calórico da atividade física.

O educador físico "Tonistarque" foi convocado para gerenciar um evento esportivo, na realização desse evento o mesmo apresentou aos contratantes alternativas de sistema de disputa em competições esportivas. Das alternativas apresentadas qual NÃO representa um sistema de disputa:

    A) Sistema escalonado ou progressivo.

    B) Eliminatória dupla.

    C) Sistema múltiplo ou misto.

    D) Rodízio.

Nessa fase, ocorre uma grande evolução na coordenação e controle motor, facilitando a aprendizagem de habilidades motoras cada vez mais complexas. Durante esse período, a criança tem condições de entender as regras do esporte e participar em programas estruturados de treinamento, sendo ainda aconselhável uma grande diversificação dos movimentos. A adoção de jogos reduzidos, com regras simples e voltadas para a realização de diversas habilidades, é bastante válida.

    A) Crescimento, maturação e desenvolvimento dos cinco aos dez anos de idade.

    B) Crescimento, maturação e desenvolvimento durante a puberdade.

    C) Crescimento, maturação e desenvolvimento dos três aos cinco anos de idade.

    D) Nenhuma das alternativas.

A prática de atividade física é um elemento valioso de vida para as pessoas de todas as faixas etárias, especialmente para os idosos, acerca desse tema analise as seguintes definições:


I.É uma série de atributos físicos que possibilita a qualquer pessoa o desempenho satisfatório de suas atividades da vida diária, que vão desde o trabalho e cuidados pessoais até as recreativas, esportivas e de lazer.

II.Compreende qualquer movimento corporal resultante de contrações musculares que provoque um gasto de energia acima do repouso. São exemplos: tomar banho, dirigir, pintar, tocar um instrumento, dentre outros.


As sentenças acima referem-se respectivamente ao conceito de:

    A) Aptidão física e atividade física.

    B) Aptidão física e condicionamento físico.

    C) Atividade física e condicionamento físico.

    D) Atividade física e aptidão física.

A Educação Física é considerada componente curricular obrigatório da Educação Básica e sua proposta pedagógica deve encontrar-se integrada à proposta da instituição escolar, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), que também apresenta a necessidade da educação escolar vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. Diante desse quadro, apresentamos a necessidade de repensar a proposta curricular escolar na sua abrangência na sociedade atual e multicultural e democrática. Contudo, é INCORRETO afirmar que:

    A) A promulgação da LDB 9394/1996 ocasionou vários efeitos no sistema de ensino brasileiro. Dentre eles, encontra-se em curso diversas reformas curriculares, tanto no âmbito do ensino superior, quanto no da educação básica, nas diversas redes públicas e particulares de ensino, visando adequar o ensino às pressões sociais e às demandas históricas.

    B) Debater a proposta curricular da Educação Física, esta vem sendo permeada pela relação de poder que o currículo exerce sobre ao corpo docente de Educação Física apresentando desafios e possibilidades para que se possa repensar a pedagogia da cultura corporal no âmbito escolar.

    C) Retomar algumas importantes discussões da área e emitir suporte e orientações curriculares para a elaboração dos planos de trabalho, que zelem pela aprendizagem dos alunos ampliando sua linguagem corporal.

    D) Nenhuma das alternativas.

A atividade física na adolescência promove o conhecimento do próprio corpo, além de estimular hábitos de vida saudáveis. Nesse sentido é essencial o incentivo dos pais para que os filhos se exercitem e tenham hábitos saudáveis. A dança e a capoeira são exemplos dessas atividades, que promovem, dentre outros benefícios, EXCETO:

    A) Aumento da agilidade, flexibilidade e resistência muscular.

    B) Redução do sedentarismo e do repertório de movimentação corporal.

    C) Melhoria da postura, disciplina e socialização.

    D) Melhoria dos reflexos.

Assinale a alternativa que corresponde a faltas por indisciplina no futsal:

    A) O jogador leva mais que quatro segundos para cobrar um escanteio ou lateral; o goleiro pega a bola com as mãos após esta ter sido recuada por um companheiro de time.

    B) O jogador impede a trajetória da bola com a mão ou braço; o jogador troca de camisa sem a autorização do árbitro.

    C) O jogador substituto não respeita a área de substituição ao entrar em quadra; o jogador realiza um ato violento contra o adversário, colocando em risco sua integridade física.

    D) Nenhuma das alternativas.

Os benefícios da atividade física como forma de prevenção de doenças não transmissíveis são de extrema importância e vão muito além de apenas redução do peso. Sobre esse tema é possível afirmar que:

    A) A prática da atividade física está indiretamente associada à prevenção e ao tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, no entanto possibilita a redução da incapacidade física causada pela sua evolução.

    B) A prática da atividade física está diretamente associada à prevenção e ao tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, além de possibilitar a redução da incapacidade física causada pela sua evolução.

    C) A prática da atividade física está diretamente desassociada da prevenção e do tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, além de possibilitar a redução da incapacidade física causada pela sua evolução.

    D) A prática da atividade física está diretamente associada à prevenção e ao tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, além de possibilitar a redução da capacidade física causada pela sua evolução.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...