Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O modelo desenvolvimentista foi dirigido inicialmente para crianças de 4 a 14 anos, buscando nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, uma fundamentação para a Educação Física escolar. Segundo Tani (1988), quando se estuda o comportamento humano, dois princípios devem ser considerados:

    A) Totalidade e especificidade

    B) Afetivo e motor

    C) Totalidade e afetivo

    D) Especificidade e afetivo

    E) Cognitivo e motor

No basquetebol, quando o árbitro faz um movimento de tesoura, uma vez, na frente do peito, está sinalizando:

    A) Contagem visível.

    B) Tempo debitado.

    C) Permissão de entrada negada.

    D) Cesta ou jogada anulada.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, durante o 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, na Unidade Temática “Danças”, os “objetos de conhecimento” que devem ser desenvolvidos nas aulas de Educação Física, são:
I – Danças de salão II – Danças urbanas III – Danças do Brasil e do mundo
Estão corretas:

    A) Apenas I

    B) Apenas II

    C) Apenas I e II

    D) Apenas I e III

    E) Todas

Observe a imagem, abaixo:

Com base nos fundamentos do basquetebol, observa-se, na imagem, uma:

    A) Bandeja tradicional.

    B) Bandeja reversa.

    C) Bandeja clássica.

    D) Bandeja de baixa amplitude.

Ao tratarmos do tema avaliação nas aulas de Educação Física escolar, faz-se necessário, durante o processo, considerar as seguintes dimensões:

    A) Procedimental e conceitual.

    B) Experimental e conceitual.

    C) Conceitual e atitudinal.

    D) Conceitual, procedimental e atitudinal.

    E) Experimental, conceitual e atitudinal.

No voleibol, os jogadores que não estão atuando permanecerão sentados, no banco da equipe ou na área de aquecimento de sua equipe. O técnico e os demais membros sentam-se no banco, mas podem deixá-lo desde que temporariamente. Durante o jogo:

    A) Na área de aquecimento de sua equipe.

    B) Usando bolas dentro de sua própria zona livre.

    C) Os jogadores podem usar sua própria quadra de jogo também.

    D) Na zona livre localizada atrás do lado da quadra destinado a sua equipe.

“A educação para um estilo de vida ativo representa uma das tarefas educacionais fundamentais que a Educação Física tem que realizar” (NAHAS, 2013).
O autor apresenta algumas mensagens para os adolescentes e adultos jovens com relação à prática de atividades físicas.
1. Adolescentes e adultos jovens, de ambos os sexos, podem beneficiar-se com atividades físicas regulares. 2. A atividade física precisa ser intensa para trazer benefícios à saúde. 3. Mais benefícios podem ser derivados da atividade física regular se esta for de intensidade e duração progressivamente crescente, respeitadas as características individuais. 4. Somente as atividades intensas, realizadas na maioria dos dias da semana, trazem benefícios à saúde de adolescentes e adultos jovens. 5. Para obter benefícios substanciais à saúde, todo adolescente e adulto jovem deve acumular ao longo da semana no mínimo 1500 a 3000 METs de atividades físicas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

    B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    E) São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.

No voleibol indoor, a Zona de Troca do Líbero é a parte da zona livre no lado do banco das equipes, limitada pela extensão:

    A) Da linha de ataque até a linha de fundo.

    B) Da linha de ataque até a linha de defesa.

    C) Da linha de defesa até a linha de fundo.

    D) Da linha de ataque até a linha de 3 metros.

Na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASILIA, 2017), cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental.
Analise as afirmativas abaixo sobre as práticas corporais de acordo com a BNCC.
1. A unidade temática brincadeiras e jogos explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela ausência de regras. 2. A unidade temática esportes reúne somente as manifestações derivadas dessa prática. As manifestações formais do esporte devem ser trabalhadas somente de forma extracurricular. 3. A unidade temática danças explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias. 4. A unidade temática lutas focaliza as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. 5. Na unidade temática práticas corporais de aventura, exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    B) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    C) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

    D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

    E) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

No campo de futebol, as duas linhas de marcação mais compridas denominam-se:

    A) Linhas centrais.

    B) Linhas laterais.

    C) Linhas de meta.

    D) Linhas de fundo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...