Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quando se pensa sobre o desenvolvimento motor, não se pode desconsiderar a abordagem dos estágios e das fases, pois eles caracterizam os diferentes períodos. Isso não é diferente no caso do desenvolvimento e do aprimoramento de uma habilidade específica, conforme pode ser observado durante um arremesso por cima do ombro. Roberton e Halverson (1984) descrevem o arremesso por cima do ombro, dividindo-o em diferentes estágios. Dentre os estágios apresentados, qual encontra-se ERRADO?

    A) Estágio 1 – o úmero permanece oblíquo em relação ao tronco, e o antebraço se move conforme a bola. Não ocorre ação dos membros inferiores nem do tronco.

    B) Estágio 2 – o úmero ainda está fora da linha do corpo, mas já realiza um movimento independente e uma melhor angulação com o tronco. O antebraço e a bola parecem estar parados atrás da criança. O pé de apoio se move para frente – o que ainda é pouco –, e às vezes se move para a lateral. O corpo realiza uma rotação da parte superior, mantendo a pélvis bloqueada.

    C) Estágio 3 – nesse momento, aparece o “atraso” do antebraço em relação ao úmero. Este se alinha em relação ao tronco e à bola. O pé de apoio se move para frente, e aumenta sua distância em relação ao pé que ficou para trás, fazendo oposição ao braço de arremesso. A pélvis realiza um movimento mais rápido do que a coluna, e assim esta chega atrasada para aumentar a velocidade.

    D) Estágio 4 – o úmero permanece oblíquo em relação ao tronco, e o antebraço se move conforme a bola. Não ocorre ação dos membros inferiores nem do tronco. O pé de apoio se move para frente, e aumenta sua distância em relação ao pé que ficou para trás, fazendo oposição ao braço de arremesso. O corpo realiza uma rotação da parte superior, mantendo a pélvis bloqueada.

No que se refere à luta, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Historicamente, as lutas estão relacionadas à sobrevivência, treinamento militar, práticas religiosas, dentre outros aspectos.
II – Ao contrário das artes marciais, as lutas não costumam ter caráter filosófico.
III – As lutas são um conteúdo oficial da disciplina de Educação Física.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Todos os itens são falsos.

A Educação Física, apesar de comumente ser entendida como sinônimo de movimento e voltada principalmente a fatores biológicos, constitui-se em um campo de conhecimento e atuação relacionada diretamente ao meio social. Acontece que até hoje pode ocorrer que não seja compreendido de maneira adequada. Para Medina (1987), existem três concepções de Educação Física. Quais são elas?

    A) Educação Física Esportiva, Educação Física Modernizadora e Educação Física Revolucionária.

    B) Educação Física Convencional, Educação Física Modernizadora e Educação Física Revolucionária.

    C) Educação Física Convencional, Educação Física Construtivista e Educação Física Revolucionária.

    D) Educação Física Esportiva, Educação Física Construtivista e Educação Física Revolucionária.

No tocante ao desenvolvimento motor, mais precisamente sobre os tipos de motricidade, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Motricidade global.
II – Motricidade fina.
III – Motricidade esférica

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Nenhum dos itens é verdadeiro.

A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. Nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental. Com relação à unidade temática Brincadeiras e Jogos é CORRETO afirmar:

    A) Explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente, bem como pela apreciação do ato de brincar em si.

    B) Reúne tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto às derivadas. As brincadeiras e jogos como uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade, por sua grande presença nos meios de comunicação, caracteriza-se por ser orientado pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais, institucionalizadas por organizações (associações, federações e confederações).

    C) São propostas práticas com formas de organização e significados muito diferentes, o que leva à necessidade de explicitar a classificação em: ginástica geral; ginásticas de condicionamento físico; e ginásticas de conscientização corporal.

    D) Explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias.

No que se refere à obra de DARIDO (A Formação do Profissional na Educação Física), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – No período de 1800-1995 ocorreu uma explosão no número de faculdades de Educação Física.
II – Até 1950, só havia dois cursos de Educação Física no Estado de São Paulo.
III – O currículo científico valoriza as subdisciplinas da Educação Física.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

    E) Nenhum dos itens é verdadeiro.

Há 18 anos, a infância deixou de ser brincadeira. Com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), essa fase da vida passou a ser tratada com a seriedade que merece — o reconhecimento de que são sujeitos de direito e não simples propriedade dos pais e do Estado. Com o ECA foi extinto o Código de Menores, elaborado em 1927 e adaptado em 1979, único instrumento legal que tratava da infância no país. No seu capítulo IV (do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer), no artigo 53, a criança e o adolescente “têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”, assegurando:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II. Direito de ser desvalorizado por seus educadores; III. Dever de contestar critérios avaliativos, não podendo recorrer às instâncias escolares superiores; IV. Direito de organização e participação em entidades rurais; V. Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) Somente I e II estão corretas.

    B) Somente III e IV estão corretas.

    C) Somente IV e V estão corretas.

    D) Somente I e V estão corretas.

No que se refere à obra de FREIRE (Educação de Corpo Inteiro), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – A ação de engatinhar é um fenômeno que não integra o sujeito com o mundo.
II – Cada objeto a ser pego exige uma atividade motora particular.
III – Não basta se especialista em mãos ou especialista em bolas para entender o ato de pegar uma bola.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

    E) Nenhum dos itens é verdadeiro.

O Futsal é uma versão do Futebol adaptado para quadras esportivas. A competição acontece com dois times de cinco jogadores cada e tem o objetivo de fazer o maior número de gols no campo do adversário. As proporções da área do jogo são menores do que a área do futebol comum. O futsal nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 1934. O professor Juan Carlos Ceriani Gravier criou o desporto ao misturar elementos do futebol, handebol, basquete e polo aquático. Com relação ao local de jogo, os mesmos deverão ser disputados em superfícies lisas, livre de asperezas e não ser abrasiva. O seu piso será construído de madeira, cimento ou material sintético rigorosamente nivelado, sem declives ou depressões. Logo, com relação a marcação da superfície, qual alternativa encontra-se ERRADA?

    A) A quadra de jogo será um retângulo e será marcada com linhas. Essas linhas pertencem às zonas que demarcam e devem ser de cores diferentes das cores da quadra de jogo.

    B) As duas linhas de marcação mais longas denominam-se linhas laterais e as duas mais curtas linhas de meta.

    C) Na metade da quadra será traçada uma linha divisória, de uma extremidade a outra das linhas laterais, chamada de linha média.

    D) O centro da quadra de jogo será marcado por um pequeno círculo com 8 (oito) centímetros de raio, situado a um terço da linha média, no qual se traçará um retângulo.

No tocante ao desenvolvimento motor, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Representa um aspecto do processo desenvolvimentista total.
II – Está ligado ao campo cognitivo, mas não afetivo.
III – Passou a ser valorizado a partir da abordagem eupidiana.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...