Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A utilização de atividades perceptivo-motoras em programas voltados para crianças da educação infantil e do ciclo inicial do ensino fundamental aumenta suas habilidades de movimento. Nesse sentido, a consciência corporal é um importante componente perceptivo porque está relacionada

  • A. à compreensão da funcionalidade de partes do corpo, do que elas podem fazer e de como se mover.
  • B. a noções de lateralidade e direção.
  • C. a noções de localização espacial.
  • D. ao desenvolvimento de noções de orientação temporal.
  • E. a noções de estruturação espacial.

Durante o regime militar no Brasil, o ensino da educação física na escola esteve sob a regulamentação do Decreto-Lei n.º 69.450/1971. De acordo com esse documento, a partir da quinta série de escolarização deveriam ser incluídas nas aulas de educação física

  • A. atividades rítmicas e expressivas com base nas danças típicas das regiões.
  • B. atividades e exercícios físicos por meio da calistenia e pliometria.
  • C. atividades recreativas por meio de jogos populares e tradicionais.
  • D. atividades de iniciação esportiva orientadas pela aptidão física e com base no modelo piramidal.
  • E. atividades circenses como meio de difusão cultural em todo território nacional.

Na década de 80 do século passado, surgiu o movimento renovador da educação física. A vertente crítica desse movimento defendia que a formação acadêmica de professores deveria enfatizar o conhecimento

  • A. técnico, de modo a possibilitar o ensino das modalidades esportivas na escola.
  • B. sobre o funcionamento do corpo humano, a fim de evitar agravos à saúde dos estudantes.
  • C. ortodoxo da área, com o intuito de formar professores reflexivos.
  • D. científico, com ampliação das ciências sociais e humanas no currículo de formação inicial.
  • E. prático, valorizando o conhecimento prévio dos graduandos.

A introdução oficial da educação física nas escolas brasileiras ocorreu no século XIX e foi fortemente influenciada pela instituição militar e pela medicina. Naquele momento histórico, era objetivo dessa disciplina

  • A. promover saúde, hábitos saudáveis e higiênicos.
  • B. estimular a reflexão crítica acerca dos problemas sociais.
  • C. ensinar os significados das práticas corporais.
  • D. aprimorar gesto técnico das modalidades esportivas.
  • E. desenvolver habilidades motoras básicas.

Considerando que um professor, atuando com base no conceito de cultura corporal, tenha lecionado o bumba meu boi para seus estudantes do ensino fundamental, é correto afirmar que, ao final do processo de ensino-aprendizagem, os estudantes deveriam ser capazes de

  • A. valorizar o patrimônio cultural brasileiro, além de terem se desenvolvido motor, fisiológico e cognitivamente.
  • B. conhecer aspectos socioculturais de diferentes nações, interpretando os significados dessa prática corporal.
  • C. cuidar do próprio corpo, adotando hábitos saudáveis para a melhora da composição corporal.
  • D. aprender as técnicas de dança utilizadas nessa manifestação cultural, com vistas a automatizá-las e reproduzi-las.
  • E. aprimorar o condicionamento físico, com base nos princípios fisiológicos do treinamento desportivo.

Ao planejar suas aulas, o(a) professor(a) deve considerar o contexto social no qual os estudantes estão inseridos, pois atualmente os conhecimentos e as informações

  • A. aprendidos no cotidiano são mais importantes do que o conhecimento científico.
  • B. provenientes do meio acadêmico são de difícil assimilação.
  • C. são encontrados nos livros didáticos de forma descontextualizada.
  • D. apresentados pelos estudantes são suficientes para o processo de ensino-aprendizagem.
  • E. são amplamente divulgados por jornais, revistas, videogames, rádio e televisão.

O conceito de competições pedagógicas está relacionado aos jogos escolares, ao esporte educacional e, indiretamente, ao treinamento esportivo. Com base nesse conceito, o professor de educação física deve

  • A. treinar as equipes na escola para vencer os jogos escolares municipais, estaduais e nacionais.
  • B. ensinar os estudantes a competir, com o objetivo principal de ser tornarem campeões.
  • C. aprimorar as técnicas e táticas esportivas para a descoberta de talentos esportivos.
  • D. valorizar os estudantes que possuam técnica apurada e conhecimento tático das modalidades esportivas.
  • E. desenvolver técnicas e tática de forma lúdica, por meio de jogos e esportes em competições realizadas na escola.

Com o objetivo de combater a injustiça, a desigualdade, o individualismo e a exclusão nas aulas de educação física em uma escola de ensino fundamental, o professor utilizou jogos que promoviam a interação social e a ação colaborativa de todos os estudantes.

Com base nessas informações, é correto afirmar que o professor utilizou jogos

  • A. sensório-motores.
  • B. pré-desportivos.
  • C. cooperativos.
  • D. agonísticos.
  • E. simbólicos.

A forma como os conteúdos são tratados nas escolas nas últimas décadas acaba por valorizar a competição como princípio das relações educativas. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A. A competição na educação física escolar melhorou os níveis de saúde dos jovens.
  • B. A forma esportiva/competitiva de tratar os conteúdos diminuiu as diferenças educacionais dos estudantes.
  • C. O princípio da competição na educação física escolar contribuiu para a padronização de meios e técnicas.
  • D. A esportivização dos conteúdos tornou o Brasil uma potência olímpica.
  • E. Essa forma de tratar os conteúdos diminuiu o acesso dos jovens às drogas.

Tomando o jogo como importante objeto de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física, julgue os itens subsecutivos.

Em uma sociedade competitiva e individualista, o jogo surge como excelente estratégia didática para que o professor de educação física desenvolva e reproduza alguns valores presentes na sociedade contemporânea.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...