Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O desenvolvimento da autonomia do aluno, em relação aos conhecimentos, é consequência da construção e do esforço propiciados em vivências concretas e significativas. Nesse contexto, para promover a autonomia dos alunos, as aulas de educação física escolar devem

  • A. desenvolver, a partir do pensamento formal dos alunos, o exercício da ação, reflexão e redefinição da ação de acordo com as possibilidades de cada modalidade.
  • B. oportunizar, a partir do diálogo, escolhas, definição de estratégias e resolução de conflitos que evitem o desequilíbrio cognitivo e a criação de regras em conjunto.
  • C. promover a internalização dos conteúdos conceituais e a consciência para a tomada de decisões quanto ao ganhar ou perder, desenvolvendo as habilidades necessárias para assumir a responsabilidade por essas decisões.
  • D. ser planejadas de modo a permitir a alternância de momentos em que os alunos fazem o que querem com momentos em que fazem o que o professor sugere em termos de conteúdos.
  • E. valorizar, por meio dos trabalhos em grupo, as interações sociais, os conhecimentos prévios dos alunos, as discussões e a tomada de decisões.

As atividades nas aulas de educação física têm como referências o próprio aluno, o próprio aluno em relação aos materiais e o próprio aluno em relação aos outros. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A. Para os adolescentes, dado o estresse nessa fase da vida, é pertinente alterar as vivências esportivas por vivências de descontração e relaxamento, com objetivo de socializar, transformar a realidade e contribuir na formação de cidadãos autônomos.
  • B. Os esportes coletivos de rendimento contemplam o desenvolvimento das interações sociais, propiciando o proveito das inúmeras combinações de movimento e das diversificadas situações de exploração dos materiais.
  • C. O uso do brinquedo pronto e acabado e de uso individual, como os jogos em computadores, celulares e tabletes, facilitam o desenvolvimento da imaginação e da criatividade.
  • D. Quanto mais rico e desafiador for o ambiente para a utilização de movimentos, mais ele possibilitará a aprendizagem das atitudes.
  • E. Na escola, a garantia da ordem e da harmonia com a permanente exigência da contenção motora promove a aprendizagem com as interações sociais em forma de atenção e concentração.

Os movimentos renovadores da educação física escolar começaram a surgir no final da década de 70 do século passado, e atualmente coexistem várias concepções que tentam superar a corrente tecnicista. A respeito das abordagens pedagógicas em educação física, assinale a opção correta.

  • A. As abordagens sistêmica e crítico-superadora divergem sobre os conteúdos de ensino nas aulas de educação física.
  • B. Para as abordagens construtivista e crítico-emancipatória, o movimento é um meio para ensinar outras disciplinas.
  • C. As propostas de conteúdos de ensino das abordagens psicomotora e desenvolvimentista são coincidentes.
  • D. As abordagens desenvolvimentista e da saúde renovada partem do mesmo conceito para promover a autonomia dos alunos.
  • E. As abordagens desenvolvimentista e sistêmica defendem a ideia de que o movimento é o meio e o fim da educação física.

O ensino de habilidades motoras para a prática de esportes coletivos é multifatorial e envolve um conjunto de competências do professor no campo da aprendizagem motora. No ambiente das aulas, o professor deve

  • A. priorizar a prática randômica em combinação com a prática variada, devido ao fato de essa associação ajudar na aquisição de várias tarefas motoras.
  • B. priorizar, inicialmente, a prática em blocos e a prática constante; em seguida, a prática variada e randômica.
  • C. submeter os alunos a situações previsíveis que exijam que eles planejem seus movimentos antecipadamente.
  • D. utilizar o método global na primeira fase de aprendizagem e o método parcial ou sintético a partir da segunda fase de aprendizagem.
  • E. focar a prática constante e variada apenas na terceira fase de aprendizagem, na qual os movimentos do aprendiz já estão automatizados.

Para saber se os alunos estão evoluindo no processo de aquisição de habilidades motoras, o professor pode utilizar como referência três fases ou estágios de aprendizagem. Com relação às principais mudanças que ocorrem no comportamento motor, é correto afirmar que o aluno, na

  • A. segunda fase de aprendizagem, ainda comete muitos erros, embora já tenha internalizado a ideia do movimento.
  • B. segunda fase de aprendizagem, descobre como economizar energia e tempo, uma vez que seus movimentos já são consistentes e fluentes.
  • C. terceira fase de aprendizagem, utiliza a atenção para que a execução dos movimentos seja fluente e consistente.
  • D. segunda fase de aprendizagem, diminui a quantidade de erros, apresenta maior confiança na execução dos movimentos e obtêm a ideia do movimento.
  • E. primeira fase de aprendizagem, reconhece o que deve ser feito para melhorar os seus movimentos, que, em geral, ainda são lentos e descoordenados.

Para equilibrar sessões de práticas físicas e de repouso, professores utilizam a prática maciça, quando a quantidade de repouso entre as tentativas é mais curta, e a prática distribuída, quando ocorre o oposto. Na aula em que o professor pretende ensinar habilidades novas, as práticas maciças deverão ser usadas quando

  • A. os alunos forem iniciantes.
  • B. a turma de alunos for muito grande.
  • C. as habilidades forem discretas e de curta duração.
  • D. os alunos estiverem cansados.
  • E. as habilidades forem contínuas e de longa duração.

Tendo em vista que, na preparação de um programa de educação física para crianças de dez a doze anos de idade, a inclusão de componentes de aptidão física relacionados à saúde é de fundamental importância, uma vez que tais elementos são associados à melhoria da qualidade de vida e ao baixo risco de doenças, assinale a opção que apresenta exemplos de componentes de aptidão física relacionados à saúde.

  • A. composição corporal, equilíbrio, coordenação e resistência muscular
  • B. coordenação, resistência cardiovascular e muscular, agilidade
  • C. resistência cardiovascular, flexibilidade, composição corporal, força muscular
  • D. equilíbrio, velocidade, agilidade, coordenação
  • E. resistência cardiovascular, flexibilidade, coordenação e composição corporal

Os indivíduos em fase de desenvolvimento de movimentos fundamentais, a qual corresponde ao período de aquisição de habilidades básicas manipulativas, de equilíbrio e de locomoção, chegam ao estágio maduro

  • A. na adolescência.
  • B. na puberdade.
  • C. aos doze anos de idade.
  • D. aos sete anos de idade.
  • E. aos onze anos de idade.

Na educação física direcionada para adolescentes, os princípios que orientam a prática de atividade física e sua relação com a saúde incluem o princípio da

  • A. especificidade, o qual possibilita determinar se a sobrecarga da atividade é baixa, média ou alta.
  • B. continuidade, por meio da qual se priorizam o aquecimento, o desenvolvimento da atividade principal e o retorno ao estado de repouso.
  • C. reversibilidade, o qual se refere à avaliação das condições individuais genéticas e ambientais para a prática de atividades.
  • D. individualidade biológica, segundo o qual as especificidades biológicas de cada indivíduo ajudam a identificar sua potencialidade para a prática de determinada atividade física.
  • E. sobrecarga crescente, segundo o qual o aumento da sobrecarga pode ser feito de acordo com os fatores frequência, volume e intensidade.

O feedback do professor é importante para a existência de uma comunicação efetiva com os alunos, devido ao fato de, nesse momento, ser possível dar informações sobre a execução de movimentos e as habilidades motoras. Nesse sentido, para que o feedback seja eficiente, o professor deve

  • A. fornecer feedback intrínseco para aumentar o feedback extrínseco.
  • B. fornecer feedback considerando os aspectos informacional, de reforço e o motivacional.
  • C. esperar que o aluno iniciante identifique seus próprios erros antes de informá-lo sobre a execução correta do movimento.
  • D. fornecer informação dos principais erros em um mesmo feedback.
  • E. elogiar inicialmente o esforço do aluno para, em seguida, informá-lo sobre os erros.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...