Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Historicamente, a educação física esteve associada a atividades higiênicas, terapêuticas, de sobrevivência, de combate e de lazer. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. Na Idade Média, a atividade física estava relacionada à prática da religiosidade e à estética.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ciclo de ampliação da sistematização do conhecimento, o jogo deve apresentar:

  • A. prática organizada conjuntamente entre a escola e a comunidade.
  • B. conteúdo que se adeque à idade cronológica das crianças.
  • C. conteúdo que implique na seleção das regras.
  • D. prática organizada com regras olímpicas.
  • E. conteúdo que implique na decisão de níveis de sucesso.

Historicamente, a educação física esteve associada a atividades higiênicas, terapêuticas, de sobrevivência, de combate e de lazer. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. Os hebreus dedicavam-se ao cultivo da terra e dos rebanhos e sabiam manejar o arco e a flecha, a espada e a lança, como se demonstra em seus livros sagrados.

  • C. Certo
  • E. Errado

O jogo é um fenômeno pelo qual a criança aprende e renova sua cultura, conhece a si mesma e o seu ambiente. Os jogos que oferecem condições de convivência em que vigoram o respeito mútuo, a harmonia, os objetivos comuns e a liberdade são classificados como:

  • A. sensoriais.
  • B. de raciocínio.
  • C. recreativos.
  • D. cooperativos.
  • E. pré-desportivos.

Historicamente, a educação física esteve associada a atividades higiênicas, terapêuticas, de sobrevivência, de combate e de lazer. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. As atividades de correr, nadar, saltar, lutar, antes tidas como atividades cuja finalidade era prover as necessidades básicas do indivíduo, hoje são realizadas em tempo livre como alternativas culturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

As pessoas que participam de um programa de musculação esperam que o trabalho produza determinados benefícios, tais como:

  • A. redução do perímetro do músculo, melhoria da capacidade de resistência e força.
  • B. hipertrofia muscular, resistência muscular e lesões musculares.
  • C. hipertrofia muscular, melhor desempenho desportivo, redução de gordura corporal.
  • D. força, adaptações cardiovasculares e incremento do tecido adiposo.
  • E. melhoria da resistência muscular, da flexibilidade e da potência.

A partir da década de 70 do século passado até os dias atuais, os valores e o juízo de valor estão presentes na literatura e relacionados aos processos de avaliação. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Para atribuir notas aos alunos em educação física, os professores devem utilizar critérios objetivos de avaliação, como a presença do estudante, o uso de trajes adequados à prática esportiva, o grau de interesse e de participação nas aulas e o respeito aos colegas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O termo treinamento de força abrange uma grande variedade de tipos de treinamento. Entre eles podemos incluir:

  • A. o exercício de força máxima e a ventilação máxima.
  • B. o treinamento cardiovascular e as habilidades básicas.
  • C. o exercício contra resistência e a amplitude da capacidade pulmonar.
  • D. o treinamento pliométrico e a corrida em aclive.
  • E. o treinamento aeróbico e a flexibilidade.

A partir da década de 70 do século passado até os dias atuais, os valores e o juízo de valor estão presentes na literatura e relacionados aos processos de avaliação. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Os estudos de avaliação em educação física enfatizam a importância da comparação dos resultados obtidos a partir de métodos, técnicas e testes avaliativos, de forma que seja possível uma classificação mais justa dos estudantes por meio de notas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um indivíduo poderia continuar se exercitando indefinidamente, após alcançar um ritmo estável, caso o metabolismo aeróbico fosse o único fator determinante da capacidade física. Aponte os outros fatores limitantes do desempenho aeróbico do organismo.

  • A. Perda de líquidos, depleção eletrolítica e do glicogênio muscular.
  • B. Aumento da capacidade respiratória, da flexibilidade muscular e da força.
  • C. Ampliação do volume pulmonar, redução da capacidade anaeróbica e do ritmo.
  • D. Perda da amplitude da passada, da concentração e aumento da volição.
  • E. Redução da força, do glicogênio muscular e aumento da captação de oxigênio.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...