Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O esporte despontou como um dos principais elementos da educação física brasileira na década de 1960 e passou a ser hegemônico durante os governos dos militares. Hoje, ele é tido como importante, mas não como o principal elemento da educação física, especialmente em âmbito escolar. Com referência a esse assunto, julgue os itens seguintes. A esportivização, amplamente difundida no período pós-1964, tinha como pressuposto básico a neutralidade científica, assim como a racionalidade, a eficiência e a produtividade desejadas na sociedade daquela época.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para que o alcance dos objetivos do ensino da Educação Física na escola seja concretizado, várias medidas devem ser consideradas. De grande relevância nesse processo é a articulação entre objetivos traçados e conteúdos selecionados. São critérios de seleção de conteúdos coerentes com a articulação mencionada acima, EXCETO

  • A. Diferenciação por sexo.
  • B. Características da própria área do conhecimento.
  • C. Relevância social.
  • D. Características dos alunos.

O esporte despontou como um dos principais elementos da educação física brasileira na década de 1960 e passou a ser hegemônico durante os governos dos militares. Hoje, ele é tido como importante, mas não como o principal elemento da educação física, especialmente em âmbito escolar. Com referência a esse assunto, julgue os itens seguintes. A abordagem crítico-emancipatória contrapõe-se à mecanização do uso do esporte na escola, propondo uma transformação didático-pedagógica que valoriza, além do saber-fazer, o saber-pensar e o saber-sentir.

  • C. Certo
  • E. Errado

Abaixo são apresentados alguns objetivos da Educação Física no Ensino Fundamental. Analise-os.

I - Participar de atividades de natureza relacional, reconhecendo e respeitando suas características físicas e de desempenho motor, bem como a de seus colegas, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais.

II - Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando uma postura despojada de preconceitos ou discriminações por razões sociais, sexuais ou culturais.

III - Saber diferenciar os contextos amador, recreativo, escolar e o profissional, reconhecendo e evitando o caráter excessivamente competitivo em quaisquer desses contextos.

Acerca dos objetivos apresentados, estão CORRETAS as afirmativas

  • A. I e II, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. I, II e III.

No que diz respeito a aspectos relacionados a atividade física, saúde e aptidão física, julgue os itens a seguir. A prática regular de atividades físicas é uma estratégia não medicamentosa que pode ajudar na prevenção do diabetes tipo 2.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao conteúdo jogos, é INCORRETO afirmar:

  • A. Podem assumir um caráter competitivo, cooperativo ou recreativo.
  • B. É comum a adaptação em suas regras em função da estrutura física disponível.
  • C. Englobam brincadeiras regionais, jogos de tabuleiro e de mesa.
  • D. Partindo dos padrões de percepção-ação no jogo cooperativo, nota-se que o clima do jogo é carregado de tensão e estresse.

No que diz respeito a aspectos relacionados a atividade física, saúde e aptidão física, julgue os itens a seguir. Pacientes portadores de hipertensão arterial sistêmica que praticam atividades físicas regularmente devem ser dispensados do uso da medicação anti-hipertensiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação do ensino-aprendizagem ainda é um tema muito polêmico em todas as áreas da educação. O fragmento de texto abaixo retrata uma modalidade de avaliação. Leia-o. “Avaliação aplicada no decorrer do processo de ensino-aprendizagem, servindo como uma estratégia de monitoramento que objetiva informar sobre o rendimento do aluno, as deficiências na organização do ensino e os possíveis ajustes necessários no planejamento de ensino para atingir os objetivos propostos” . Sobre o exposto no fragmento de texto, é CORRETO afirmar:

  • A. Representa a clássica ideia da avaliação somativa.
  • B. Caracteriza a avaliação formativa.
  • C. Traz a essência da avaliação diagnóstica.
  • D. Busca o alinhamento entre os aspectos meritocráticos, da avaliação somativa, e processuais, da avaliação formativa.

No que diz respeito a aspectos relacionados a atividade física, saúde e aptidão física, julgue os itens a seguir. O conceito de saúde apresentado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na primeira metade do século passado, ainda que, na atualidade, seja passível de críticas, avançou no sentido de conceber a saúde como um estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade por parte do indivíduo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A demonstração e a instrução verbal são amplamente usadas para comunicar ao praticante como desempenhar uma habilidade motora. Nesse contexto, o uso de pistas verbais tem relevante destaque. Sobre as pistas verbais, é INCORRETO afirmar:

  • A. Chamam a atenção da pessoa para a informação reguladora importante no desempenho da habilidade.
  • B. Têm como característica o uso de poucas palavras.
  • C. Normalmente, usam frases maiores, destacando os pontos mais importantes da habilidade.
  • D. Devem ser cuidadosamente cronometradas para preparar o desempenho, sem interferir nele.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...