Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O esporte despontou como um dos principais elementos da educação física brasileira na década de 1960 e passou a ser hegemônico durante os governos dos militares. Hoje, ele é tido como importante, mas não como o principal elemento da educação física, especialmente em âmbito escolar. Com referência a esse assunto, julgue os itens seguintes. A esportivização, amplamente difundida no período pós-1964, tinha como pressuposto básico a neutralidade científica, assim como a racionalidade, a eficiência e a produtividade desejadas na sociedade daquela época.
Para que o alcance dos objetivos do ensino da Educação Física na escola seja concretizado, várias medidas devem ser consideradas. De grande relevância nesse processo é a articulação entre objetivos traçados e conteúdos selecionados. São critérios de seleção de conteúdos coerentes com a articulação mencionada acima, EXCETO
O esporte despontou como um dos principais elementos da educação física brasileira na década de 1960 e passou a ser hegemônico durante os governos dos militares. Hoje, ele é tido como importante, mas não como o principal elemento da educação física, especialmente em âmbito escolar. Com referência a esse assunto, julgue os itens seguintes. A abordagem crítico-emancipatória contrapõe-se à mecanização do uso do esporte na escola, propondo uma transformação didático-pedagógica que valoriza, além do saber-fazer, o saber-pensar e o saber-sentir.
Abaixo são apresentados alguns objetivos da Educação Física no Ensino Fundamental. Analise-os.
I - Participar de atividades de natureza relacional, reconhecendo e respeitando suas características físicas e de desempenho motor, bem como a de seus colegas, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais.
II - Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando uma postura despojada de preconceitos ou discriminações por razões sociais, sexuais ou culturais.
III - Saber diferenciar os contextos amador, recreativo, escolar e o profissional, reconhecendo e evitando o caráter excessivamente competitivo em quaisquer desses contextos.
Acerca dos objetivos apresentados, estão CORRETAS as afirmativas
No que diz respeito a aspectos relacionados a atividade física, saúde e aptidão física, julgue os itens a seguir. A prática regular de atividades físicas é uma estratégia não medicamentosa que pode ajudar na prevenção do diabetes tipo 2.
Em relação ao conteúdo jogos, é INCORRETO afirmar:
No que diz respeito a aspectos relacionados a atividade física, saúde e aptidão física, julgue os itens a seguir. Pacientes portadores de hipertensão arterial sistêmica que praticam atividades físicas regularmente devem ser dispensados do uso da medicação anti-hipertensiva.
A avaliação do ensino-aprendizagem ainda é um tema muito polêmico em todas as áreas da educação. O fragmento de texto abaixo retrata uma modalidade de avaliação. Leia-o. Avaliação aplicada no decorrer do processo de ensino-aprendizagem, servindo como uma estratégia de monitoramento que objetiva informar sobre o rendimento do aluno, as deficiências na organização do ensino e os possíveis ajustes necessários no planejamento de ensino para atingir os objetivos propostos . Sobre o exposto no fragmento de texto, é CORRETO afirmar:
No que diz respeito a aspectos relacionados a atividade física, saúde e aptidão física, julgue os itens a seguir. O conceito de saúde apresentado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na primeira metade do século passado, ainda que, na atualidade, seja passível de críticas, avançou no sentido de conceber a saúde como um estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade por parte do indivíduo.
A demonstração e a instrução verbal são amplamente usadas para comunicar ao praticante como desempenhar uma habilidade motora. Nesse contexto, o uso de pistas verbais tem relevante destaque. Sobre as pistas verbais, é INCORRETO afirmar:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...