Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que diz respeito a aspectos relacionados a atividade física, saúde e aptidão física, julgue os itens a seguir. Os possíveis benefícios da prática regular de atividades físicas sobre a qualidade de vida ainda são desconhecidos devido ao fato de não existirem instrumentos validados para se avaliar objetivamente a qualidade de vida das pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

As proposições I, II e III trazem informações gerais a respeito do feedback. Analise-as.

I - Fornece informação a respeito das características do movimento, que conduzem ao resultado do movimento ou ao desempenho da habilidade.

II - Fornecido enquanto a pessoa está executando um movimento ou desempenhando uma habilidade.

III - Fornece informação sobre o resultado de um movimento ou desempenho de uma habilidade.

Acerca das proposições apresentadas, é CORRETO afirmar:

  • A. I refere-se ao conhecimento de resultados; II refere-se ao feedback aumentado terminal; e III refere-se ao conhecimento de desempenho.
  • B. I caracteriza o feedback aumentado resumido; II refere-se conhecimento de resultados; e III caracteriza o conhecimento de desempenho.
  • C. I refere-se ao conhecimento do desempenho; II refere-se ao feedback aumentado concomitante; e III refere-se ao conhecimento de resultados.
  • D. I caracteriza o feedback intrínseco à tarefa, II refere-se ao feedback aumentado terminal e III refere-se ao feedback aumentado concomitante.

No que diz respeito a aspectos relacionados a atividade física, saúde e aptidão física, julgue os itens a seguir. A recomendação global acerca da prática de atividade física para a saúde, preconizada, entre outras instituições, pela OMS, é de que todo adulto, entre dezoito e sessenta e quatro anos de idade, realize, no mínimo, trinta minutos de atividade física contínua, pelo menos cinco dias por semana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na tentativa de entender toda a complexidade do comportamento motor, diferentes abordagens foram surgindo e compondo o que conjuntamente denomina-se de Teoria da Ação. A esse respeito, leia o fragmento de texto abaixo.

“À medida que se varia o ângulo da articulação, varia a tensão, tanto no agonista como no antagonista. Contudo, em determinado ângulo, essa tensão é semelhante”.

Sobre o fragmento de texto apresentado, é CORRETO afirmar:

  • A. Caracteriza a abordagem do ponto de equilíbrio.
  • B. Remete-nos claramente à abordagem dos sistemas dinâmicos.
  • C. Traz a ideia central da abordagem de Bernstein.
  • D. Resumidamente, exemplifica a ideia norteadora da abordagem percepção-ação.

Acerca de ações comunitárias e de intervenções em atividade física e saúde, julgue os itens seguintes. Nas comunidades, as intervenções que visam à promoção de atividades físicas devem envolver diferentes estratégias, como a participação de líderes comunitários, o planejamento urbano e o uso de comunicação de massa, como jornais e televisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenvolvimento das capacidades coordenativas é o foco do processo de ensino-aprendizagemtreinamento na fase universal do sistema de formação esportiva. A respeito do assunto levantado, analise as proposições I e II.

I - A capacidade de determinar o espaço disponível e nele atuar, utilizando todas as suas possibilidades.

II - Implica em saber se relacionar adequadamente com os companheiros, adversários e com o objeto central do jogo.

Sobre o exposto nas proposições I e II, é CORRETO afirmar:

  • A. I caracteriza a capacidade de mudança, e II caracteriza a capacidade de diferenciação.
  • B. I e II caracterizam a capacidade de orientação.
  • C. I e II fazem referência à capacidade de diferenciação.
  • D. I faz referência à capacidade de orientação, e II traz a essência da capacidade de equilíbrio.

Acerca de ações comunitárias e de intervenções em atividade física e saúde, julgue os itens seguintes. Os programas desenvolvidos com base no aumento da atividade física para controle do excesso de peso não devem ter como único referencial de sucesso o alcance do peso pretendido, já que a atividade física regular praticada por pessoas com excesso de peso pode trazer outros benefícios, como, a redução da mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da junção dos elementos das capacidades motoras e coordenativas, temos as chamadas capacidades mistas. Em I e II são apresentadas informações acerca de uma capacidade mista. Analise-as.

I - Seu treinamento pode ser usado como forma de prevenção de lesões.

II - O não treinamento desta capacidade motora limita a velocidade máxima de movimento e a aprendizagem de novas técnicas.

Em relação ao exposto em I e II, é CORRETO afirmar:

  • A. I e II referem-se à velocidade frequencial.
  • B. I refere-se à resistência de velocidade máxima, e II, à capacidade de reação.
  • C. I e II fazem respectivamente referência às capacidades de diferenciação e de mudança.
  • D. I e II fazem referência à flexibilidade.

Acerca de ações comunitárias e de intervenções em atividade física e saúde, julgue os itens seguintes. O Programa Agita São Paulo é um programa de intervenção que estimula a prática de atividade física em nível comunitário e que se baseia na prescrição individualizada de exercícios para o aumento do nível de atividade física populacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Engloba manifestações da cultura corporal que têm como características comuns a intenção de expressão e comunicação mediante gestos e a presença de estímulos sonoros como referência para o movimento corporal.

Sobre o exposto, é CORRETO afirmar:

  • A. Diz respeito exclusivamente às danças.
  • B. Faz referência aos conteúdos ginástica e esportes.
  • C. Caracteriza as atividades rítmicas e expressivas.
  • D. Engloba unicamente as danças folclóricas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...