Lista completa de Questões de Educação Física do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A musculação entra no cotidiano dos adolescentes e o ideal do macho ultramusculoso passou a alimentar os sonhos dos adolescentes. Malhar ou "puxar ferro" para ganhar os contornos de Jean-Claude van Damme para muitos virou obsessão. O fenômeno começa a chamar a atenção de psicólogos e especialistas em medicina do esporte. Sobre a temática dos púberes e musculosos, leia as proposições abaixo:
Apenas a proposição I é correta.
Apenas a proposição II é correta.
Apenas as proposições I e II são corretas.
Apenas as proposições III e IV são corretas.
Todas as proposições são corretas.
Durante a evolução histórica da Educação Física escolar brasileira (Mauro Betti, 1991) percebem-se mudanças no seu ideário pedagógico. Entre os períodos do discurso da esportivização e o discurso pedagógico basicamente anatomo-fisiológico, registra-se um período em que surgem, nas manifestações dos educadores e legisladores da área, preocupações de natureza:
biométrica
político-partidária.
psicossocial
religiosa
étnica
Lutas, esportes, ginásticas e jogos são atividades tradicionalmente desenvolvidas nas aulas de Educação Física. Também fazem parte como blocos de conteúdo, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs):
atividades rítmicas e expressivas, formas lógicas de raciocínio.
conhecimentos sobre o corpo, formas abstratas de pensamento.
atividades rítmicas e expressivas, conhecimentos sobre o corpo.
organização social e cívica brasileira, orientação social.
Ao ministrar uma aula de Educação Física, onde o conteúdo abordado são as posições invertidas com proteção, um aluno de 6ª série, com pouca habilidade motora, recusa-se a participar. O procedimento adequado para situações similares é:
impor sua autoridade, uma vez que os alunos não são capazes de afirmar que não gostam de uma atividade quando nunca a experimentaram.
fazer com que o aluno execute o movimento informando-o que sua nota dependerá da avaliação desse conteúdo programático específico.
ignorar a atitude do aluno voltando a atenção para os que desejem participar da aula.
como todos os alunos possuem capacidade para auto-avaliação, devem se ouvir os motivos do aluno e concordar com ele.
convencer o aluno sobre a segurança na execução das posições, desafiando-o a executar o exercício, porém, respeitando a sua decisão.
Daólio, (1995) em sua abordagem sobre o corpo, contempla as idéias de Marcel Mauss. Conforme as idéias de Mauss, o que são "técnicas corporais"?
movimento tradutores de elementos de uma dada sociedade ou cultura.
movimento executados com eficiência e economia de esforços
movimento técnicos do esporte.
movimento tradutores de uma política corporal.
movimento fundamentais do seu humano.
Na Maratona Internacional, que ocorreu em São Paulo em 2004, que distância deve se percorrida pelos atletas?
42.000 m
42.195 m.
42 km.
40.000 m
42. 925 km.
O primeiro período de vida da criança que vai do nascimento até o surgimento da linguagem, é chamado por Jean Piaget, do ponto de vista de inteligência de:
sensório-motor.
representação mental.
intuitivo ou simbólico.
interiorização.
hipotético-dedutivo.
Lino Castellani Filho (1991) disserta sobre a caracterização da Educação Física em determinados períodos de sua história. No período pós 64, a Reforma Universitária é consolidada na lei 5540/68, e versa sobre:
ver a Educação Física corroborar, através do caráter lúdico-desportivo, o esvaziamento de qualquer tentativa de rearticulação do movimento estudantil.
através da Educação Física, a concretização de uma identidade moral e cívica brasileira, analisado seu movimento com os princípios de segurança nacional.
assegurar mão-de-obra fisicamente adestrada e capacitada, cuidando da manutenção da força de trabalho do homem brasileiro; visando ao processo de industrialização implantado no país.
a influência por ela sofrida das instituições militares quanto à estereotipação do comportamento masculino e feminino em nossa sociedade.
o envolvimento com os princípios de segurança nacional, alusivo a temática da eugenia da raça, e referente às necessidades do adestramento físico, se necessário a defesa da pátria no sentido de desestruturação da ordem político-econômica.
Os jogos e brinquedos simbólicos são partes fundamentais na aula de Educação Física, principalmente, na primeira infância. Segundo João Batista Freire, podemos afirmar que:
auxilia a criança a construir um raciocínio lógico, coerente, diante de problemas.
a criança rompe as barreiras da realidade concreta, da prática atual, interessando-se por problemas hipotéticos.
ajudam a desenvolver o pensamento lógico-matemático cognitivo.
desenvolvem outros componentes humanos, como afetividade e a motricidade.
são tão ricos para o desenvolvimento, que a ação vai e vem, fazendo com que a criança possa se expressar de forma mais compreensível no universo social.
A partir das atividades lúdicas na primeira infância, a criança desenvolve habilidades motoras. Os professores devem centrar sua atenção para esse fim:
desenvolvendo trabalhos de competição em equipes
trabalhando com materiais diversificados (pneus, caixas de papelão, latas, copos etc.) visando desenvolver a capacidade de raciocínio das crianças.
não interferindo se a criança estiver exercendo bem uma atividade, por horas a fio.
comandando as atividades com filas e ordem, para que as crianças acostumem-se a conviver num ambiente organizado.
posicionando-se contra o de jogo de bola na sua aula, uma vez que o futebol tenha preferência entre as crianças.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...