Questões de Educação Física do ano 0000

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A musculação entra no cotidiano dos adolescentes e o ideal do macho ultramusculoso passou a alimentar os sonhos dos adolescentes. Malhar ou "puxar ferro" para ganhar os contornos de Jean-Claude van Damme para muitos virou obsessão. O fenômeno começa a chamar a atenção de psicólogos e especialistas em medicina do esporte. Sobre a temática dos púberes e musculosos, leia as proposições abaixo:

  • A.

    Apenas a proposição I é correta.

  • B.

    Apenas a proposição II é correta.

  • C.

    Apenas as proposições I e II são corretas.

  • D.

    Apenas as proposições III e IV são corretas.

  • E.

    Todas as proposições são corretas.

Durante a evolução histórica da Educação Física escolar brasileira (Mauro Betti, 1991) percebem-se mudanças no seu ideário pedagógico. Entre os períodos do discurso da esportivização e o discurso pedagógico basicamente anatomo-fisiológico, registra-se um período em que surgem, nas manifestações dos educadores e legisladores da área, preocupações de natureza:

  • A.

    biométrica

  • B.

    político-partidária.

  • C.

    psicossocial

  • D.

    religiosa

  • E.

    étnica

Lutas, esportes, ginásticas e jogos são atividades tradicionalmente desenvolvidas nas aulas de Educação Física. Também fazem parte como blocos de conteúdo, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs):

  • A. organização social e cívica brasileira, ética.
  • B.

    atividades rítmicas e expressivas, formas lógicas de raciocínio.

  • C.

    conhecimentos sobre o corpo, formas abstratas de pensamento.

  • D.

    atividades rítmicas e expressivas, conhecimentos sobre o corpo.

  • E.

    organização social e cívica brasileira, orientação social.

Ao ministrar uma aula de Educação Física, onde o conteúdo abordado são as posições invertidas com proteção, um aluno de 6ª série, com pouca habilidade motora, recusa-se a participar. O procedimento adequado para situações similares é:

  • A.

    impor sua autoridade, uma vez que os alunos não são capazes de afirmar que não gostam de uma atividade quando nunca a experimentaram.

  • B.

    fazer com que o aluno execute o movimento informando-o que sua nota dependerá da avaliação desse conteúdo programático específico.

  • C.

    ignorar a atitude do aluno voltando a atenção para os que desejem participar da aula.

  • D.

    como todos os alunos possuem capacidade para auto-avaliação, devem se ouvir os motivos do aluno e concordar com ele.

  • E.

    convencer o aluno sobre a segurança na execução das posições, desafiando-o a executar o exercício, porém, respeitando a sua decisão.

Daólio, (1995) em sua abordagem sobre o corpo, contempla as idéias de Marcel Mauss. Conforme as idéias de Mauss, o que são "técnicas corporais"?

  • A.

    movimento tradutores de elementos de uma dada sociedade ou cultura.

  • B.

    movimento executados com eficiência e economia de esforços

  • C.

    movimento técnicos do esporte.

  • D.

    movimento tradutores de uma política corporal.

  • E.

    movimento fundamentais do seu humano.

Na Maratona Internacional, que ocorreu em São Paulo em 2004, que distância deve se percorrida pelos atletas?

  • A.

    42.000 m

  • B.

    42.195 m.

  • C.

    42 km.

  • D.

    40.000 m

  • E.

    42. 925 km.

O primeiro período de vida da criança que vai do nascimento até o surgimento da linguagem, é chamado por Jean Piaget, do ponto de vista de inteligência de:

  • A.

    sensório-motor.

  • B.

    representação mental.

  • C.

    intuitivo ou simbólico.

  • D.

    interiorização.

  • E.

    hipotético-dedutivo.

Lino Castellani Filho (1991) disserta sobre a caracterização da Educação Física em determinados períodos de sua história. No período pós 64, a Reforma Universitária é consolidada na lei 5540/68, e versa sobre:

  • A.

    ver a Educação Física corroborar, através do caráter lúdico-desportivo, o esvaziamento de qualquer tentativa de rearticulação do movimento estudantil.

  • B.

    através da Educação Física, a concretização de uma identidade moral e cívica brasileira, analisado seu movimento com os princípios de segurança nacional.

  • C.

    assegurar mão-de-obra fisicamente adestrada e capacitada, cuidando da manutenção da força de trabalho do homem brasileiro; visando ao processo de industrialização implantado no país.

  • D.

    a influência por ela sofrida das instituições militares quanto à estereotipação do comportamento masculino e feminino em nossa sociedade.

  • E.

    o envolvimento com os princípios de segurança nacional, alusivo a temática da eugenia da raça, e referente às necessidades do adestramento físico, se necessário a defesa da pátria no sentido de desestruturação da ordem político-econômica.

Os jogos e brinquedos simbólicos são partes fundamentais na aula de Educação Física, principalmente, na primeira infância. Segundo João Batista Freire, podemos afirmar que:

  • A.

    auxilia a criança a construir um raciocínio lógico, coerente, diante de problemas.

  • B.

    a criança rompe as barreiras da realidade concreta, da prática atual, interessando-se por problemas hipotéticos.

  • C.

    ajudam a desenvolver o pensamento lógico-matemático cognitivo.

  • D.

    desenvolvem outros componentes humanos, como afetividade e a motricidade.

  • E.

    são tão ricos para o desenvolvimento, que a ação vai e vem, fazendo com que a criança possa se expressar de forma mais compreensível no universo social.

A partir das atividades lúdicas na primeira infância, a criança desenvolve habilidades motoras. Os professores devem centrar sua atenção para esse fim:

  • A.

    desenvolvendo trabalhos de competição em equipes

  • B.

    trabalhando com materiais diversificados (pneus, caixas de papelão, latas, copos etc.) visando desenvolver a capacidade de raciocínio das crianças.

  • C.

    não interferindo se a criança estiver exercendo bem uma atividade, por horas a fio.

  • D.

    comandando as atividades com filas e ordem, para que as crianças acostumem-se a conviver num ambiente organizado.

  • E.

    posicionando-se contra o de jogo de bola na sua aula, uma vez que o futebol tenha preferência entre as crianças.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...