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De acordo com os estudos de Santos (in Pereira e Souza, 2011), nem sempre os planejamentos defi nem todas as ações e interpretações sobre as turmas e seus alunos. Algumas decisões pedagógicas são estipuladas a partir da progressão das aulas e das análises de seu contexto. Portanto, de acordo com a pesquisa do autor, para se complementar um planejamento, nas primeiras semanas de um ano letivo necessita-se observar:
Na unidade jogos e esportes, dentro do planejamento anual para uma turma da 3ª série do Ensino Médio, o professor opta por trabalhar também com os jogos cooperativos e, para isso, faz uso do futsal. O professor sugere uma alteração na regra do jogo que consiste na troca do aluno que marcou um gol para a equipe que sofreu este mesmo gol. De acordo com Orlick (in Soler, 2006), tal alteração na regra caracteriza a categoria dos jogos cooperativos chamada de jogos:
A partir do século XIX, com a consolidação do Estado burguês, elaboram-se conceitos básicos sobre o corpo e sua utilização como força de trabalho com a intenção de se investir na construção de um homem novo que possa suportar uma nova ordem política, econômica e social. A Educação Física como disciplina foi utilizada para viabilizar a construção deste homem novo, sendo, portanto, a própria expressão física da sociedade do capital (Soares, 2001). De acordo com a autora, a Educação Física contribuiu para a consolidação dos ideais da Revolução Burguesa, pois:
Na prática docente, não há como dividir os conteúdos nas dimensões conceitual, atitudinal e procedimental, embora possa haver ênfases de acordo com o planejamento do professor (Darido e Souza Jr., 2007). Contudo, ao longo de sua história, a Educação Física priorizou os conteúdos numa dimensão quase que exclusivamente procedimental. Esta dimensão relaciona-se ao:
A abordagem desenvolvimentista opta por um estudo que parta de aspectos biológicos invariáveis na espécie humana para propor uma visão de Educação Física. Dessa forma, defi ne-se, como objetivo inicial para a Educação Física escolar propiciar à criança a aquisição de habilidades motoras básicas, a fi m de que seja facilitado a ela o aprendizado posterior das habilidades consideradas mais complexas. Ao analisar esta abordagem, Daólio (2004) considera que:
A sociedade ainda vincula a questão da corporeidade a duas grandes áreas: uma ligada à saúde, especifi camente ao tratamento de doenças, e a outra engloba a Educação Física e as práticas esportivas. Santin (in Moreira, 1992) observa que a Educação Física ainda concebe o corpo majoritariamente pela ótica da aptidão e da capacidade de praticar exercícios. Nesse sentido, a Educação Física age sobre o corpo infl uenciado pelo princípio da:
Oliveira (2006), ao apresentar a transição do modelo de escola doméstica para a escola graduada, no Brasil do século XIX, nos mostra que diversas alterações nesta transição incidem sobre o corpo para que o processo de escolarização de massa atendesse às expectativas da sociedade do período. Algumas teorias estiveram presentes para redefi nir o papel conferido ao corpo e, de acordo com o autor, a teoria que se preocupava com o cansaço e o descanso dos alunos, com a arquitetura dos edifícios escolares (...), bem como com o tempo escolar é a:
Desde a década de 1980, acompanha-se o debate sobre a função do esporte na escola. De acordo com Assis de Oliveira (2001), se, por um lado, ele está a serviço da instituição esportiva, por outro é capaz de transmitir valores. Assim, a escola, por meio da Educação Física, estaria assumindo os códigos, sentidos e valores da instituição esportiva. Uma das possibilidades de educação e de socialização por meio do esporte ocorre:
Com a consolidação da Revolução Burguesa no século XIX, a Educação Física ganha espaço e integra, de modo orgânico, o nascimento e a construção de uma nova sociedade. A preocupação com o corpo se dará no âmbito anatomofi siológico e a ciência utilizada para isto será calcada nos princípios da observação, experimentação e comparação. O homem passa a ser explicado e defi nido nos limites biológicos. De acordo com Soares (2001), a visão de ciência utilizada naquele momento histórico era denominada:
A avaliação em Educação Física, em alguns casos, ainda é utilizada como instrumento de pressão e castigo, ou ainda pode ser utilizada como forma de selecionar os melhores em detrimento dos menos habilidosos. Em outros casos, ela sequer acontece. De acordo com Darido e Souza Jr (2007), do ponto de vista do estudante, a avaliação é um instrumento:
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