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Observando o cotidiano da Educação Física na escola, Campos (2011) descreve que, de modo geral, o professor é avesso ao processo de planejamento. Tal hábito pode estar fi ncado em raízes históricas de que a escola e o próprio professor ainda mantenham uma relação de descrédito no que concerne à importância da Educação Física. Segundo o autor, uma forma de superar este paradigma é:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN, do Ensino Médio (2000), a infl uência do esporte no sistema escolar é de tal magnitude que temos não o esporte da escola, mas sim o esporte na escola. Isso indica uma subordinação da Educação Física aos códigos/sentidos da instituição esportiva: esporte olímpico, sistema desportivo nacional e internacional. Ao analisar a presença do esporte nas aulas de Educação Física, o documento critica as relações estabelecidas entre professor e aluno que passam a ser de:
Para Castellani Filho (1998), a Educação Física esteve contemplada nos currículos da educação básica desde a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1961, até a atual LDB nº 9394 de 1996. Contudo, durante todo esse tempo, a Educação Física brasileira vê-se hegemonicamente vinculada ao eixo paradigmático da Aptidão Física. De acordo com o autor, este paradigma tem como características:
O início da década de 1990 foi marcado pela publicação de algumas obras importantes na área da Educação Física escolar. Kunz (2001) ao discorrer sobre o livro Metodologia do Ensino da Educação Física, organizado por um coletivo de autores, analisa que estes se preocuparam com questões epistemológicas e metodológicas, propondo que o seu conteúdo seja o conhecimento de uma área denominada Cultura Corporal. A crítica de Kunz ao conceito de Cultura Corporal está representada na seguinte afi rmativa:
Conforme abordado por Darido (2003), o esporte de alto rendimento faz-se presente na sociedade brasileira desde os anos 1920/30. Entretanto, em um determinado período da história brasileira seu investimento deu-se de forma mais contundente na tentativa de fazer da Educação Física um sustentáculo ideológico, no qual era fundamental eliminar as críticas internas e deixar transparecer um clima de prosperidade e desenvolvimento. Tal período histórico brasileiro e a concepção de Educação Física vigente estão representados em:
As autoras Soares, Taffarel e Escobar (in Moreira, 1992) defi nem que a Educação Física escolar necessita de um profundo debate a fi m de alcançar um projeto de educação escolarizado que deve possuir características políticas de interpretação crítica e complexa da sociedade. Tal refl exão pedagógica, imprescindível na busca de superação das condições atuais, apresenta-se numa tríplice dimensão como:
A saúde é um tema recorrente no interior da escola e perpassa por diversas disciplinas curriculares, sendo a Educação Física uma das responsáveis pela conscientização dos jovens na busca por uma vida saudável. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN, do Ensino Médio, a Educação Física precisa fomentar conhecimentos que subsidiem o estudante a autogerenciar a sua atividade corporal e se espera que, ao fi nal do Ensino Médio, o estudante tenha, dentre outras, a seguinte competência:
O modelo tradicional de Educação Física que ainda persiste nos dias atuais se confi gura no desenvolvimento de modalidades esportivas, no fomento à saúde e na formação da personalidade. Este modelo é questionado por Kunz (2001) que, embasado na teoria crítica, se contrapõe a este modelo propondo uma teoria:
Historicamente, as ciências biológicas predominaram nos cursos de formação em Educação Física e, em alguns casos, ainda dominam. Para Daólio (2004), tal predomínio passou a ser questionado a partir da década de 1980 com o incremento do debate acadêmico, realçando a questão sociocultural. Pode-se caracterizar a visão biológica que predominou na Educação Física nesse período com o seguinte conceito:
Hildebrandt-Stramann (2003) compreende a aula de Educação Física como um processo de interação social no qual o professor e os alunos defi nem suas situações de ação e, com isso, determinam também os seus signifi cados. Tal compreensão de Educação Física corresponde à concepção:
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