Questões de Educação Física do ano 0000

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Observando o cotidiano da Educação Física na escola, Campos (2011) descreve que, de modo geral, o professor é avesso ao processo de planejamento. Tal hábito pode estar fi ncado em raízes históricas de que a escola e o próprio professor ainda mantenham uma relação de descrédito no que concerne à importância da Educação Física. Segundo o autor, uma forma de superar este paradigma é:

  • A. rebelar-se com a escola e com os outros professores de forma crítica
  • B. montar eventos esportivos que valorizem a disciplina e os alunos atletas
  • C. integrar-se na ação de planejar e executar o planejamento de ensino
  • D. construir um projeto político pedagógico somente para a Educação Física
  • E. utilizar as aulas para promover a importância da Educação Física junto aos alunos, a partir de debates

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, do Ensino Médio (2000), “a infl uência do esporte no sistema escolar é de tal magnitude que temos não o esporte da escola, mas sim o esporte na escola. Isso indica uma subordinação da Educação Física aos códigos/sentidos da instituição esportiva: esporte olímpico, sistema desportivo nacional e internacional.” Ao analisar a presença do esporte nas aulas de Educação Física, o documento critica as relações estabelecidas entre professor e aluno que passam a ser de:

  • A. professor-operário e aluno-produto
  • B. professor-capitão e aluno-recruta
  • C. professor-mediador e aluno-crítico
  • D. professor-crítico e aluno-revolucionário
  • E. professor-treinador e aluno-atleta

Para Castellani Filho (1998), a Educação Física esteve contemplada nos currículos da educação básica desde a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1961, até a atual LDB nº 9394 de 1996. Contudo, durante todo esse tempo, a Educação Física brasileira vê-se hegemonicamente vinculada ao eixo paradigmático da Aptidão Física. De acordo com o autor, este paradigma tem como características:

  • A. rendimento físico/esportivo; corpo produtivo; adestramento físico
  • B. corpo criativo; consciência corporal; rendimento físico/esportivo
  • C. rendimento físico/esportivo; corpo criativo; adestramento físico
  • D. disciplina moral; adestramento físico; corpo criativo
  • E. adestramento físico; consciência crítica; cultura corporal

O início da década de 1990 foi marcado pela publicação de algumas obras importantes na área da Educação Física escolar. Kunz (2001) ao discorrer sobre o livro Metodologia do Ensino da Educação Física, organizado por um coletivo de autores, analisa que estes se preocuparam com questões epistemológicas e metodológicas, propondo que o seu conteúdo seja o conhecimento de uma área denominada “Cultura Corporal”. A crítica de Kunz ao conceito de Cultura Corporal está representada na seguinte afi rmativa:

  • A. Os autores preconizam o esporte de alto rendimento.
  • B. Os autores incentivam a exclusão pelo esporte.
  • C. O projeto político-pedagógico proposto pelos autores motivam a alienação.
  • D. Os autores podem estar reforçando o dualismo entre corpo e mente.
  • E. Os autores limitam-se à aprendizagem motora.

Conforme abordado por Darido (2003), o esporte de alto rendimento faz-se presente na sociedade brasileira desde os anos 1920/30. Entretanto, em um determinado período da história brasileira seu investimento deu-se de forma mais contundente na tentativa de fazer da Educação Física um sustentáculo ideológico, no qual era fundamental eliminar as críticas internas e deixar transparecer um clima de prosperidade e desenvolvimento. Tal período histórico brasileiro e a concepção de Educação Física vigente estão representados em:

  • A. O período abordado retrata a Escola Nova, cujo discurso predominante era que a Educação Física seria um meio da Educação e a concepção pedagogicista é a que melhor a representa.
  • B. Este movimento ocorreu durante a ditadura militar, de forma mais precisa entre 1969 e 1979, adotando um modelo esportivista de Educação Física e utilizando o Esporte como seu objetivo e principal conteúdo.
  • C. O período descrito retrata o momento em que a Educação Física era conhecida como Ginástica e foi introduzida ofi cialmente na escola brasileira a partir da Reforma Couto Ferraz.
  • D. Este momento ocorreu durante a ditadura militar, que utilizou o discurso “A Educação Física é um meio da Educação”, numa concepção desenvolvimentista de Educação Física.
  • E. A análise acima retrata o período do Estado Novo, cujo discurso predominante utiliza a Educação Física com um caráter críticoemancipatório.

As autoras Soares, Taffarel e Escobar (in Moreira, 1992) defi nem que a Educação Física escolar necessita de um profundo debate a fi m de alcançar um projeto de educação escolarizado que deve possuir características políticas de interpretação crítica e complexa da sociedade. Tal refl exão pedagógica, imprescindível na busca de superação das condições atuais, apresenta-se numa tríplice dimensão como:

  • A. diagnóstica, judicativa e teleológica
  • B. contraditória, pedagógica e utilitária
  • C. sistêmica, altruísta e pedagógica
  • D. judicativa, utilitária e complexa
  • E. analítica, social e cultural

A saúde é um tema recorrente no interior da escola e perpassa por diversas disciplinas curriculares, sendo a Educação Física uma das responsáveis pela conscientização dos jovens na busca por uma vida saudável. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, do Ensino Médio, a Educação Física precisa fomentar conhecimentos que subsidiem o estudante a autogerenciar a sua atividade corporal e se espera que, ao fi nal do Ensino Médio, o estudante tenha, dentre outras, a seguinte competência:

  • A. discernir quais os suplementos alimentares são capazes de restabelecer a energia no pós-treino, de acordo com o treino que foi praticado
  • B. compreender as variáveis climáticas que contribuem para a prescrição de um treinamento seguro e saudável
  • C. desenvolver a motivação nos seus pares para que busquem o exercício físico na perspectiva de se ter uma sociedade justa e saudável
  • D. compreender o funcionamento do organismo humano, de forma a reconhecer e modifi car as atividades corporais, valorizando-as como recurso para melhoria de suas aptidões físicas
  • E. conhecer as ações musculares, a partir de suas origens e inserções, para construir criticamente o seu treinamento aeróbio, com o objetivo de aumentar a massa muscular dos membros inferiores

O modelo tradicional de Educação Física que ainda persiste nos dias atuais se confi gura no desenvolvimento de modalidades esportivas, no fomento à saúde e na formação da personalidade. Este modelo é questionado por Kunz (2001) que, embasado na teoria crítica, se contrapõe a este modelo propondo uma teoria:

  • A. crítico-social
  • B. crítico-superadora
  • C. crítico-cultural
  • D. crítico desenvolvimentista
  • E. crítico-emancipatória

Historicamente, as ciências biológicas predominaram nos cursos de formação em Educação Física e, em alguns casos, ainda dominam. Para Daólio (2004), tal predomínio passou a ser questionado a partir da década de 1980 com o incremento do debate acadêmico, realçando a questão sociocultural. Pode-se caracterizar a visão biológica que predominou na Educação Física nesse período com o seguinte conceito:

  • A. o corpo era visto como expressão da cultura
  • B. o esporte era considerado um fenômeno político
  • C. o corpo era somente visto como um conjunto de ossos e músculos
  • D. o esporte era trabalhado em seu aspecto histórico-cultural
  • E. o professor de Educação Física tratava do ser humano nas suas manifestações culturais relacionadas ao corpo e ao movimento humanos

Hildebrandt-Stramann (2003) compreende a aula de Educação Física como um processo de interação social no qual o professor e os alunos defi nem suas situações de ação e, com isso, determinam também os seus signifi cados. Tal compreensão de Educação Física corresponde à concepção:

  • A. desenvolvimentista
  • B. aberta
  • C. fechada
  • D. cultural
  • E. psicológica
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