Questões de Educação Física do ano 2004

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Utilizar os conceitos assimilados em situações novas e concretas; executar movimentos após o processo de mentalização e, participar ativamente das aulas são, respectivamente, indicadores da avaliação na Educação Física, nas áreas:

  • A.

    psicomotora/ afetiva/ cognitiva.

  • B.

    cognitiva/afetiva/psicomotora.

  • C.

    cognitiva/ psicomotora/afetiva.

  • D.

    afetiva/cognitiva/ psicomotora.

Estabeleça a concordância entre as colunas da esquerda e da direita, com relação as modalidades avaliativas na Educação Física.

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 1, 3, 2.
  • C. 2, 3, 1.
  • D. 3, 1, 2.

As afirmações abaixo, referente à avaliação da capacidade morfofuncional de escolares:

  • A.

    I e IV são verdadeiras.

  • B.

    II e IV são verdadeiras

  • C.

    I, II e IV são falsas.

  • D.

    I e III são verdadeiras.

Estabeleça a concordância entre as colunas I e II, referentes as teorias e modelos do desenvolvimento humano que vem sendo usada na Educação Física.

Coluna I – Proponentes

1. Lawrence Kohlberg

2. Urie Bronfenbrenner

3. Howard Gardner

4. Klaus Riegel

Coluna II – Fundamentos

( ) Fundamenta-se no paradigma ecológico e pode ser usado para

explicar o comportamento motor na Educação Física.

( ) Admite múltiplas inteligências específicas dentre elas a

cinestésico-corporal.

( ) Trata-se de uma análise dialética do comportamento humano.

( ) Tem sido aplicado para o estudo do desenvolvimento moral de

atletas.

A seqüência dos algarismos da Coluna II, preenchida corretamente, de

cima para baixo, se encontra na alternativa:

  • A. 1, 4, 2, 3
  • B. 2, 3, 4, 1
  • C. 4, 2, 1, 3
  • D. 3, 1, 4, 2

Com relação ao código de ética do profissional de Educação Física podemos afimar:

  • A.

    somente a III e IV

  • B.

    I e II

  • C.

    II e III

  • D.

    somente a IV

A atitude de reflexão sobre a realidade, modificando a percepção que o indivíduo tem de suas experiências e do mundo que o cerca, reflete a prática da Educação Física desenvolvida sob o enfoque

  • A.

    da perspectiva da transformação.

  • B.

    desenvolvimentista.

  • C.

    de transmissão cultural.

  • D.

    mecanicista.

  • E.

    comportamentalista.

Em um planejamento de Educação Física Escolar o objetivo específico caracteriza-se pela determinação

  • A.

    da estratégia que será utilizada pelo professor.

  • B.

    da ação do professor no processo.

  • C.

    do comportamento do aluno ao final do processo.

  • D.

    do comportamento de entrada do aluno no processo.

  • E.

    dos meios utilizados pelo professor.

No ensino de habilidades psicomotoras, alguns fatores podem dificultar a aprendizagem. Dois desses fatores são:

  • A.

    rotina e avaliação.

  • B.

    controle e avaliação.

  • C.

    sistematização e improvisação.

  • D.

    racionalização e controle.

  • E.

    rotina e improvisação.

Durante a fase da inteligência pré-operatória, isto é, até os sete anos, a imagem do corpo é

  • A.

    somente cinestésica.

  • B.

    essencialmente visual.

  • C.

    perceptiva e cognitiva.

  • D.

    essencialmente cognitiva.

  • E.

    cinestésica e cognitiva.

O estudo das diferentes fases de desenvolvimento psicomotor permitiu que fossem distinguidos três níveis de organização do comportamento:

  • A.

    sensoriomotor, da estruturação perceptiva e da representação mental.

  • B.

    sensoriomotor, perceptivo sensorial e coordenativo.

  • C.

    da simbolização, da representação social e perceptivo motor.

  • D.

    da estruturação, da simbolização e da representação mental.

  • E.

    da representação mental, da representação social e coordenativo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...