Questões de Educação Física do ano 2004

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O jogo conhecido como amarelinha, exige da criança coordenação espacial. Essa noção espacial está, entre outras, na base da formação de noções lógicas como:

  • A.

    adaptação e coordenação.

  • B.

    coordenação neuromotora.

  • C.

    força e flexibilidade.

  • D.

    raciocínio operatório.

  • E.

    classificação e seriação.

Dentro das atuais perspectivas da Educação Física Escolar aborda-se uma concepção de currículo vinculada a um projeto político pedagógico onde se destaca

  • A.

    o desenvolvimentos biológico e psicológico da criança.

  • B.

    a função didática escolar.

  • C.

    a função social da Educação Física dentro da escola.

  • D.

    o aspecto puramente desenvolvimentista da criança.

  • E.

    o lado lúdico-esportivo escolar.

Segundo Libâneo (1985) ... os conteúdos são realidades exteriores ao aluno, que devem ser assimilados e não simplesmente reinventados, eles não são fechados e refratários às realidades sociais...

O autor, em sua afirmação destaca que os conteúdos devem

  • A.

    ter aplicabilidade prática.

  • B.

    ter relevância biológica.

  • C.

    garantir o conhecimento científico.

  • D.

    ter relevância social.

  • E.

    ser baseados em conhecimento específico.

Segundo Le Boulch, no plano do desenvolvimento funcional, a sessão psicomotora deve atingir dois grandes grupos de funções que são de

  • A.

    ajustamento e de satisfação.

  • B.

    percepção e de satisfação.

  • C.

    ajustamento e de percepção.

  • D.

    conhecimento e de compreensão.

  • E.

    conhecimento e de ajustamento.

Dentre as atividades que devem ser propostas no curso elementar estão as de "arremessar-apanhar", cujo principal objetivo é desempenhar uma ligação entre o campo visual e a motricidade fina da mão e dos dedos, chamada de

  • A.

    coordenação tridimensional.

  • B.

    mobilidade articular.

  • C.

    manipulação consciente.

  • D.

    coordenação oculomanual.

  • E.

    agilidade manual.

A estruturação mental na criança que lhe permite saber que um elemento, por exemplo, um número, um bastão, uma bola, é menor que os seguintes e maior que os anteriores, ao mesmo tempo, é chamada de

  • A.

    interligação.

  • B.

    intercalação.

  • C.

    mentalização.

  • D.

    enumeração.

  • E.

    seriação.

Ao propormos um exercício de corrida com pontos de referência, como a corrida em ziguezague, estamos prioritariamente educando o aluno pelo movimento com

  • A.

    ajustamento ao meio líquido.

  • B.

    coordenação oculomanual.

  • C.

    ajustamento postural.

  • D.

    adaptação do equilíbrio.

  • E.

    adaptação do deslocamento a distância.

Um exercício recomendado para crianças desenvolverem ajustamento postural e de equilíbrio, é o conhecido

  • A.

    salto de precisão, com as crianças saltando de um degrau com os pés juntos dentro de um determinado alvo.

  • B.

    transposição de obstáculo em corrida, com as crianças saltando de um lado para outro tocando aros colocados no percurso.

  • C.

    rinha, com as crianças agachadas frente a frente tentando desequilibrar-se mutuamente, tocando-se com as mãos espalmadas.

  • D.

    drible com obstáculo, com as crianças conduzindo com um dos pés uma bola de futebol em ziguezague.

  • E.

    arremesso de pelota com a mão esquerda para os destros e direita para os canhotos, visando um alvo colocado na horizontal.

O aspecto cooperativo na competição, aliado ao prazer da atividade realizada com consciência, deverá, segundo Wey Moreira, nesse início de século ser privilégio

  • A.

    da Pedagogia do Movimento.

  • B.

    da Base teórica do Treinamento Personalizado.

  • C.

    da Educação Física pragmática.

  • D.

    do Esporte de rendimento escolar.

  • E.

    do Esporte Paraolímpico.

Para Carmo, a Educação Física Transformadora entende o aluno, o professor, a escola e o conteúdo como

  • A.

    fenômenos estanques e desintegrados.

  • B.

    agindo unicamente em seus objetivos.

  • C.

    elementos interdependentes sob o ponto de vista pedagógico.

  • D.

    integrados de forma inter-relacionada.

  • E.

    sintonizados basicamente com a produção e rendimento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...