Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O jogo conhecido como amarelinha, exige da criança coordenação espacial. Essa noção espacial está, entre outras, na base da formação de noções lógicas como:
adaptação e coordenação.
coordenação neuromotora.
força e flexibilidade.
raciocínio operatório.
classificação e seriação.
Dentro das atuais perspectivas da Educação Física Escolar aborda-se uma concepção de currículo vinculada a um projeto político pedagógico onde se destaca
o desenvolvimentos biológico e psicológico da criança.
a função didática escolar.
a função social da Educação Física dentro da escola.
o aspecto puramente desenvolvimentista da criança.
o lado lúdico-esportivo escolar.
Segundo Libâneo (1985) ... os conteúdos são realidades exteriores ao aluno, que devem ser assimilados e não simplesmente reinventados, eles não são fechados e refratários às realidades sociais...
O autor, em sua afirmação destaca que os conteúdos devem
ter aplicabilidade prática.
ter relevância biológica.
garantir o conhecimento científico.
ter relevância social.
ser baseados em conhecimento específico.
Segundo Le Boulch, no plano do desenvolvimento funcional, a sessão psicomotora deve atingir dois grandes grupos de funções que são de
ajustamento e de satisfação.
percepção e de satisfação.
ajustamento e de percepção.
conhecimento e de compreensão.
conhecimento e de ajustamento.
Dentre as atividades que devem ser propostas no curso elementar estão as de "arremessar-apanhar", cujo principal objetivo é desempenhar uma ligação entre o campo visual e a motricidade fina da mão e dos dedos, chamada de
coordenação tridimensional.
mobilidade articular.
manipulação consciente.
coordenação oculomanual.
agilidade manual.
A estruturação mental na criança que lhe permite saber que um elemento, por exemplo, um número, um bastão, uma bola, é menor que os seguintes e maior que os anteriores, ao mesmo tempo, é chamada de
interligação.
intercalação.
mentalização.
enumeração.
seriação.
Ao propormos um exercício de corrida com pontos de referência, como a corrida em ziguezague, estamos prioritariamente educando o aluno pelo movimento com
ajustamento ao meio líquido.
coordenação oculomanual.
ajustamento postural.
adaptação do equilíbrio.
adaptação do deslocamento a distância.
Um exercício recomendado para crianças desenvolverem ajustamento postural e de equilíbrio, é o conhecido
salto de precisão, com as crianças saltando de um degrau com os pés juntos dentro de um determinado alvo.
transposição de obstáculo em corrida, com as crianças saltando de um lado para outro tocando aros colocados no percurso.
rinha, com as crianças agachadas frente a frente tentando desequilibrar-se mutuamente, tocando-se com as mãos espalmadas.
drible com obstáculo, com as crianças conduzindo com um dos pés uma bola de futebol em ziguezague.
arremesso de pelota com a mão esquerda para os destros e direita para os canhotos, visando um alvo colocado na horizontal.
O aspecto cooperativo na competição, aliado ao prazer da atividade realizada com consciência, deverá, segundo Wey Moreira, nesse início de século ser privilégio
da Pedagogia do Movimento.
da Base teórica do Treinamento Personalizado.
da Educação Física pragmática.
do Esporte de rendimento escolar.
do Esporte Paraolímpico.
Para Carmo, a Educação Física Transformadora entende o aluno, o professor, a escola e o conteúdo como
fenômenos estanques e desintegrados.
agindo unicamente em seus objetivos.
elementos interdependentes sob o ponto de vista pedagógico.
integrados de forma inter-relacionada.
sintonizados basicamente com a produção e rendimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...