Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Educação Física brasileira encontra na Capoeira uma atividade rica em movimentos e ritmos. Considerando o seu passado histórico, especialistas recomendam que essa atividade deve ser
ignorada como memória dos tempos da escravidão.
sistematizada como modalidade esportiva.
resgatada como manifestação cultural.
desenvolvida apenas para adultos como atividade de lazer.
ensinada separadamente para ambos os sexos.
O jogo é um dos elementos principais de um programa de Educação Física, principalmente se estiver satisfazendo as crianças na sua necessidade de ação e movimento. Para tanto, o profissional deve conhecer essas crianças e entender
as motivações, tendências e incentivos que as colocam em ação.
seu lado competitivo e estimulá-la para o rendimento.
que as mais habilidosas devem ser elogiadas.
que as menos habilidosas devem ser dispensadas da atividade.
que a ação pedagógica deve ser disciplinada e reguladora.
A Educação Física Escolar nos dias atuais, para não ser vazia de conteúdo, deverá contribuir para que os alunos aprendam os seus temas específicos,
para, prioritariamente, bater os recordes de rendimento na instituição.
para serem os melhores entre os seus pares.
ignorando o lado social e econômico de suas comunidades.
visando a sua alienação na sociedade sedentária.
sob a perspectiva histórica e cultural.
Segundo Santin, a corporeidade deve alcançar
suas finalidades na prática dos esportes radicais.
a plenitude do seu desenvolvimento no estado estético.
a disciplina dentro dos padrões de rendimento impostos pela ciência e técnica das atividades esportivas.
o equilíbrio entre o esforço físico e a automatização.
o entendimento do corpo a partir de elementos externos.
Um programa, adequadamente estruturado para crianças de 10 a 14 anos, deve conter atividades que busquem atingir objetivos de
explorar ao máximo a capacidade de esforço e intensidade de execução do aluno.
praticar esportes enfatizando a competição e o rendimento.
evitar qualquer atividade esportiva para os menos hábeis.
adaptar esforço e intensidade à capacidade de execução dos alunos.
impedir o conformismo pela derrota em competições esportivas.
Segundo Bramante, a Educação para o Lazer deve ser um tema de
utilização no tempo livre e ocioso dos atletas profissionais.
agrado apenas aos menos habilidosos.
experimentação em todos os níveis de escolaridade.
contraposição à ênfase esportivista da escola.
necessidade imposta pelas dificuldades econômicas da sociedade.
A motricidade humana rejeita a idéia de simplificação, afirma Freire. Assim sendo, nos procedimentos metodológicos o profissional, segundo esse autor, deve
acolher a idéia do fato consumado e da irreversibilidade.
enfatizar a idéia da imprevisibilidade.
considerar o aspecto mecanicista do gesto esportivo.
admitir a idéia da complexidade.
minimizar as influências externas para obter maior rendimento.
A competição nos programas de Educação Física NÃO deve ser tratada como um monstro da conduta humana, ensina Freire. Assim sendo, esse autor conclui que procedimentos corretos devem conduzir o aspecto competitivo como elemento
perfeitamente dispensável nas atividades de forma geral.
diferenciador de habilidades inatas.
classificador dos mais aptos.
indispensável nos esportes coletivos.
encaminhador para a cooperação.
A Educação Física Escolar deve ser vista e compreendida como disciplina cujo objeto de estudo é
a expressão corporal como linguagem.
o caráter positivista da atividade.
o conhecimento integral das modalidades esportivas.
o movimento ideológico de assimilação social e política.
a ênfase na descoberta de talentos.
O Esporte é um elemento constitutivo da Educação Física e a visão de sua prática tem sido modificada com o passar do tempo. Especialistas da área recomendam que, nos dias atuais, os seus objetivos principais determinem que seja ministrado como
meio de se atingir eficiência e produtividade.
conteúdo que contribua para a socialização e cooperação entre os alunos.
conteúdo indispensável no desenvolvimento da fase pré-escolar.
elemento diferenciador e descobridor de talentos.
prolongamento da escola como instituição esportiva.
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