Questões de Educação Física do ano 2004

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Educação Física brasileira encontra na Capoeira uma atividade rica em movimentos e ritmos. Considerando o seu passado histórico, especialistas recomendam que essa atividade deve ser

  • A.

    ignorada como memória dos tempos da escravidão.

  • B.

    sistematizada como modalidade esportiva.

  • C.

    resgatada como manifestação cultural.

  • D.

    desenvolvida apenas para adultos como atividade de lazer.

  • E.

    ensinada separadamente para ambos os sexos.

O jogo é um dos elementos principais de um programa de Educação Física, principalmente se estiver satisfazendo as crianças na sua necessidade de ação e movimento. Para tanto, o profissional deve conhecer essas crianças e entender

  • A.

    as motivações, tendências e incentivos que as colocam em ação.

  • B.

    seu lado competitivo e estimulá-la para o rendimento.

  • C.

    que as mais habilidosas devem ser elogiadas.

  • D.

    que as menos habilidosas devem ser dispensadas da atividade.

  • E.

    que a ação pedagógica deve ser disciplinada e reguladora.

A Educação Física Escolar nos dias atuais, para não ser vazia de conteúdo, deverá contribuir para que os alunos aprendam os seus temas específicos,

  • A.

    para, prioritariamente, bater os recordes de rendimento na instituição.

  • B.

    para serem os melhores entre os seus pares.

  • C.

    ignorando o lado social e econômico de suas comunidades.

  • D.

    visando a sua alienação na sociedade sedentária.

  • E.

    sob a perspectiva histórica e cultural.

Segundo Santin, a corporeidade deve alcançar

  • A.

    suas finalidades na prática dos esportes radicais.

  • B.

    a plenitude do seu desenvolvimento no estado estético.

  • C.

    a disciplina dentro dos padrões de rendimento impostos pela ciência e técnica das atividades esportivas.

  • D.

    o equilíbrio entre o esforço físico e a automatização.

  • E.

    o entendimento do corpo a partir de elementos externos.

Um programa, adequadamente estruturado para crianças de 10 a 14 anos, deve conter atividades que busquem atingir objetivos de

  • A.

    explorar ao máximo a capacidade de esforço e intensidade de execução do aluno.

  • B.

    praticar esportes enfatizando a competição e o rendimento.

  • C.

    evitar qualquer atividade esportiva para os menos hábeis.

  • D.

    adaptar esforço e intensidade à capacidade de execução dos alunos.

  • E.

    impedir o conformismo pela derrota em competições esportivas.

Segundo Bramante, a Educação para o Lazer deve ser um tema de

  • A.

    utilização no tempo livre e ocioso dos atletas profissionais.

  • B.

    agrado apenas aos menos habilidosos.

  • C.

    experimentação em todos os níveis de escolaridade.

  • D.

    contraposição à ênfase esportivista da escola.

  • E.

    necessidade imposta pelas dificuldades econômicas da sociedade.

A motricidade humana rejeita a idéia de simplificação, afirma Freire. Assim sendo, nos procedimentos metodológicos o profissional, segundo esse autor, deve

  • A.

    acolher a idéia do fato consumado e da irreversibilidade.

  • B.

    enfatizar a idéia da imprevisibilidade.

  • C.

    considerar o aspecto mecanicista do gesto esportivo.

  • D.

    admitir a idéia da complexidade.

  • E.

    minimizar as influências externas para obter maior rendimento.

A competição nos programas de Educação Física NÃO deve ser tratada como um monstro da conduta humana, ensina Freire. Assim sendo, esse autor conclui que procedimentos corretos devem conduzir o aspecto competitivo como elemento

  • A.

    perfeitamente dispensável nas atividades de forma geral.

  • B.

    diferenciador de habilidades inatas.

  • C.

    classificador dos mais aptos.

  • D.

    indispensável nos esportes coletivos.

  • E.

    encaminhador para a cooperação.

A Educação Física Escolar deve ser vista e compreendida como disciplina cujo objeto de estudo é

  • A.

    a expressão corporal como linguagem.

  • B.

    o caráter positivista da atividade.

  • C.

    o conhecimento integral das modalidades esportivas.

  • D.

    o movimento ideológico de assimilação social e política.

  • E.

    a ênfase na descoberta de talentos.

O Esporte é um elemento constitutivo da Educação Física e a visão de sua prática tem sido modificada com o passar do tempo. Especialistas da área recomendam que, nos dias atuais, os seus objetivos principais determinem que seja ministrado como

  • A.

    meio de se atingir eficiência e produtividade.

  • B.

    conteúdo que contribua para a socialização e cooperação entre os alunos.

  • C.

    conteúdo indispensável no desenvolvimento da fase pré-escolar.

  • D.

    elemento diferenciador e descobridor de talentos.

  • E.

    prolongamento da escola como instituição esportiva.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...