Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em aulas muito motivantes de Educação Física, ministradas a turmas da 1ª série do ensino fundamental, realizadas ao ar livre e em dias muito quentes e secos, visando a garantir o equilíbrio hídrico e eletrolítico de seus(uas) alunos(as), o(a) professor(a) de Educação Física, idealmente, deve:
permitir a hidratação dos(as) alunos(as) notadamente mais necessitados(as)
planejar a hidratação dos(as) alunos(as) quando manifestarem esse desejo
permitir que os(as) alunos(as) tirem a camisa durante a aula
planejar pausas nas quais a hidratação seja um hábito
Uma das características da concepção aberta de ensino em Educação Física é:
planejamento do ensino centrado na figura do professor
definição prévia dos objetivos na forma de comportamentos testáveis
definição de objetivos e conteúdos em conjunto por professores e alunos
uso de métodos diversos para alcançar os objetivos com a máxima efetividade
Como parte do processo de avaliação da aptidão física de uma turma de Educação Física, o(a) professor(a) aplica um teste de Cooper e compara a distância percorrida por cada aluno(a) com a distância média percorrida pela turma. Nesse caso, o(a) professor(a) orienta a avaliação segundo:
um critério
uma norma
uma tendência iluminativa
uma tendência responsável
Um exemplo de manifestação de sexismo nas aulas de Educação Física está em:
discutir temas relacionados à sexualidade dos(as) alunos(as)
ensinar a ginástica rítmica desportiva para ambos os sexos
separar meninos e meninas em turmas diferentes
ensinar o futebol para ambos os sexos
Apoiando-se na tendência crítico-emancipatória, o(a) professor(a) de Educação Física, ao iniciar o ano letivo, deve apresentar aos(às) alunos(as):
o programa do curso com as atividades programadas
um questionário fechado para investigar suas preferências
a lista de desportos olímpicos a serem escolhidos pelos(as) alunos(as)
diversas possibilidades de atividades físicas para investigar suas preferências
A atividade em que as habilidades de um(a) aluno(a) são comparadas com as de outros (as); a iniciativa individual é reduzida; as táticas e as estratégias não têm lugar; e a ação direta entre os opositores (as) é inexistente, é do tipo:
jogo
conteste
desporto
brincadeira
Um(a) professor(a), ao informar as regras de um novo jogo a seus(uas) alunos(as), está apresentando esses conteúdos de ensino em sua categoria:
procedimental
regimental
conceitual
atitudinal
O jogo "bola sobre a corda", no qual a bola é lançada com as mãos sobre a rede e a marcação de pontos se dá quando a bola toca a quadra adversária, é sugerido como um procedimento que pode facilitar o aprendizado do voleibol. A proposta metodológica de aproximação aos jogos desportivos o classifica como:
mini-jogo desportivo
forma básica do jogo desportivo
série de exercício de jogo desportivo
forma rudimentar do jogo desportivo
A saúde pode ser encarada como uma questão exclusivamente biomédica ou ser vista sob uma ótica emancipadora, segundo a qual a Educação Física escolar deve:
construir estilos de vida fisicamente ativos, a fim de reduzir o índice de doenças crônicodegenerativas
difundir a prática do exercício para combater hábitos não-saudáveis e promover a integração social do jovem
melhorar a aptidão física das crianças em idade escolar, a fim de reduzir o índice de doenças crônico-degenerativas
tratar a aptidão física como fenômeno determinado por fatores biológicos, socioeconômicos, políticos e culturais
Em respeito aos processos de crescimento e desenvolvimento, a Educação Física para crianças pré-púberes deve enfatizar:
o desenvolvimento de habilidades e capacidades perceptivo-motoras
a aplicação de sobrecargas osteomioarticulares
o desenvolvimento das capacidades motoras
o rendimento físico e motor
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...