Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Lei Nº 9.394/96, em seu artigo 26, parágrafo 3º, estabelece que a Educação Física seja componente curricular da educação básica e integra a proposta pedagógica da escola. Assinale a alternativa que completa a idéia deste parágrafo.
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica, em relação ao jogo, analise as afirmativas abaixo.
I. Apresenta flexibilidade nas regras em relação a número de participantes, espaço e material de jogo.
II. É passível de adaptações e apresenta características, cooperativas, recreativas, competitivas dentre outras.
III. É uma prática competitiva com regras oficiais e necessitam de espaço e material específicos.
Assinale a alternativa correta.
Todas as afirmativas são corretas.
Apenas a afirmativa III é correta.
Apenas a afirmativa III é correta.
Apenas a afirmativa I é correta.
"...defende uma ação educativa que deve ocorrer a partir dos movimentos espontâneos da criança e das atitudes corporais, favorecendo a gênese da imagem corporal, núcleo central da personalidade...". Darido e Rangel (2005). À qual abordagem se refere a afirmativa?
Em relação à abordagem construtivista, é correto afirmar.
O jogo é considerado o processo inicial da iniciação esportiva, intenção principal desta abordagem.
O jogo tem a função de formar conceitos sobre a obediência e respeito à autoridade.
O jogo é transformado, anulando seus elementos lúdicos e assumindo o esporte o principal meio de ensino.
O jogo assume o papel de conteúdo e ou estratégia; é o principal meio de ensino, pois quando a criança brinca, ela aprende.
O jogo tem a função de melhorar a saúde, contribuindo para um estilo de vida saudável.
Sobre a abordagem crítico-superadora, proposta por um coletivo de autores (1992), podemos afirmar que
é diagnóstica, identificando a avaliação inicial dos alunos nos aspectos motores.
é judicativa, classificando os alunos que possuem mais e menos habilidades.
considera a relevância social dos conteúdos, sua contemporaneidade e sua adequação às características sócio-cognitivas dos alunos.
estabelece sempre os conhecimentos do senso comum.
O sistema seriado na escola básica vem sendo questionado já há muito tempo. Contrapondo-se a este sistema, é proposto um currículo com base em ciclos de escolarização. À qual abordagem pertence esta proposta?
Ao propor uma atividade que desafia os alunos, em seu ambiente natural, sobre as possibilidades de saltar, equilibrar, balançar, girar, rolar e trepar, a professora opta por qual abordagem, e os alunos pertencem a qual ciclo de escolarização.
Na abordagem crítico-superadora, quais os fundamentos que devem ser abordados na dança?
Ritmo (cadência e estruturas rítmicas), Espaço (formas, trajetos, volumes, direções, orientações) e Energia (tensão, relaxamento e explosão).
Saltar, rolar, girar, balançar, embalar, lançar e equilibrar.
Ritmo, musicalidade, cadência, forma, figura, relaxamento e coreografias.
Ritmo, estruturas psicomotoras (percepção espaço-temporal, coordenação, equilíbrio, lateralidade), estruturas expressivas.
Em qual das alternativas abaixo se encontra a temática principal / conteúdos da educação física, eleita pelos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica?
Em relação aos objetivos propostos nos PCN's para a Educação Física, analise as afirmativas abaixo.
I. Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade na prática dos jogos, lutas e dos esportes, buscando encaminhar os conflitos de forma não-violenta, pelo diálogo e prescindindo da figura do árbitro.
II. Identificar os limites e as possibilidades do próprio corpo, de forma a poder se iniciarem atividades corporais que envolvam os movimentos de andar, correr, saltar e rolar.
III. Participar de atividades corporais que envolvam os movimentos naturais, como recurso para usufruto do tempo disponível, observando as regras convencionais de convivência relacionadas ao esporte, distinguindo os mais habilidosos.
Em relação às afirmativas acima, é verdadeiro afirmar.
Todas as afirmativas correspondem aos objetivos para o 3º. e o 4º. ciclo.
Nenhuma das afirmativas corresponde aos objetivos para o 3º. e o 4º. ciclo.
A afirmativa I corresponde aos objetivos do 1º. ciclo.
A afirmativa II corresponde aos objetivos do 4º ciclo.
A afirmativa I corresponde aos objetivos do 3º e do 4º ciclo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...