Questões de Educação Física do ano 2006

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe a citação de (WEFFORT, 1988, apud BRACHT 1992): "um regime de legitimidade política só pode ser a democracia... E isso porque a democracia é o único regime que organiza, isto é, institucionaliza, o consentimento popular, sem o qual a legitimidade perece". Para BRACHT, legitimar a educação física significa

  • A.

    incorporá-la à legislação vigente.

  • B.

    incorporá-la ao currículo escolar através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

  • C.

    incorporá-la ao currículo escolar através dos parâmetros curriculares

  • D.

    apresentar argumentos integrados a uma teoria da educação, para que a educação física permaneça, ou seja, incluída no currículo escolar.

  • E.

    elaborar uma lei em nível nacional que garanta a obrigatoriedade da educação física em todos os níveis de ensino.

Sobre eixo curricular, assinale o que é verdadeiro afirmar.

  • A.

    Estabelece os limites das faixas etárias em relação às disciplinas, cabendo à educação física o papel do desenvolvimento físico-esportivo.

  • B.

    Delimita a reflexão pedagógica que a escola pretende explicar ao aluno, estabelecendo a matriz curricular com a lista de disciplinas, matérias ou atividades curriculares à qual a educação física se integra.

  • C.

    Organiza o aprendizado obrigatoriamente em séries de ensino, sendo a educação física a exceção dessa obrigatoriedade, pois a educação física é organizada em ciclos de ensino.

  • D.

    Organiza o aprendizado obrigatoriamente em séries de ensino, sendo a educação física a exceção dessa obrigatoriedade, pois a educação física é organizada em ciclos de ensino.

  • E.

    Adapta-se à realidade de cada escola e deve ter a educação física como disciplina obrigatória e o esporte como diretriz extracurricular em que a participação do aluno o dispense das aulas de educação física.

Observe a citação de (BRACHT, 1992): "...Entendo que, para aprender educação física enquanto fenômeno, é preciso, num primeiro momento, desvencilhar-se daquilo que desejamos que ela seja". Além disso, é importante atentar para o que nos diz (VIEIRA PINTO, 1979): "O conteúdo de todo conceito é a sua história." Acreditando estar respaldado pela história, Bracht conceitua, mesmo que descritivamente, a educação física como

  • A.

    uma disciplina curricular essencial ao desenvolvimento social, histórico, crítico e motor da criança.

  • B.

    um componente curricular atrelado ao processo de construção histórica do currículo escolar.

  • C.

    uma área de estudo construída historicamente, presente dentro e fora da escola.

  • D.

    uma prática didático-pedagógica, construída historicamente pelos homens.

  • E.

    a prática pedagógica que tem tematizado elementos da esfera da cultura corporal / movimento.

Os conteúdos ligam, de forma indissociável, a sua significação humana e social (LIBÂNEO, 1985). Qual das alternativas só exprime princípios para a seleção dos conteúdos?

  • A.

    Realidade social, nível de informação dos alunos a respeito do esporte, necessidade e interesse dos alunos, aptidão físico- esportiva.

  • B.

    História de vida dos alunos, preparação profissional do professor, manifestações da cultura da região.

  • C.

    Relevância social, necessidades e interesses dos alunos, história de vida dos alunos, respeito à faixa etária.

  • D.

    Relevância social, contemporaneidade, adequação sócio-cognitivista do aluno, simultaneidade dos conteúdos.

  • E.

    Realidade e relevância social, nível de conhecimento dos alunos, necessidade e interesse dos alunos.

O Coletivo de Autores (1992) propõe a superação do sistema seriação e estabelece o sistema de ciclos de escolarização composto de:

  • A.

    1º. Ciclo - Educação Infantil; 2º. Ciclo - 1ª. a 4ª. série do Ensino Fundamental; 3º. Ciclo – 5ª. a 8ª. série do Ensino Fundamental e 4º. Ciclo – Ensino Médio.

  • B.

    1º. Ciclo - Educação Infantil e 1ª. a 3ª. série do Ensino Fundamental; 2º. Ciclo - 4ª. a 6ª. série do Ensino fundamental; 3º. Ciclo – 7ª. e 8ª. série do Ensino Fundamental; 4º. Ciclo – Ensino Médio e 5º. Ciclo - Ensino Superior.

  • C.

    1º. Ciclo - organização da identidade dos dados da realidade; 2º. Ciclo - iniciação à sistematização do conhecimento, 3º. Ciclo - ampliação da sistematização do conhecimento e 4º. Ciclo - aprofundamento da sistematização do conhecimento.

  • D.

    1º. Ciclo - Identificação da realidade; 2º. Ciclo - iniciação ao conhecimento da cultura corporal; 3º. Ciclo - ampliação do conhecimento da cultura corporal e 4º. Ciclo - especialização do conhecimento da cultura corporal.

  • E.

    1º. Ciclo - Identificação da realidade; 2º. Ciclo - iniciação à cultura de movimento; 3º. Ciclo - ampliação da cultura de movimento e 4º. Ciclo - especialização da cultura de movimento.

Sendo o jogo um dos conhecimentos a serem desenvolvidos nas aulas de educação física, o que deve ser considerado para sua utilização, enquanto conteúdo?

  • A.

    A memória lúdica do entorno, em que o aluno vive e a oferta de jogos de outras regiões e países.

  • B.

    Os jogos praticados na região.

  • C.

    Os jogos e as brincadeiras nacionais e internacionais.

  • D.

    A realidade social e cultural dos alunos, as manifestações lúdicas da região e os jogos e brincadeiras de outros países.

  • E.

    Os jogos regionais, a memória lúdica e as brincadeiras populares.

Em uma aula de educação física de jogo, o conteúdo é desenvolvido tecnicamente e emprega-se o pensamento tático. Esta aula é indicada para que ciclo de escolarização, segundo o coletivo de autores?

  • A.

    1º.

  • B.

    2º.

  • C.

    3º.

  • D.

    4º.

  • E.

    Para todos os ciclos.

O professor, baseando-se na concepção crítico-emancipatória, com a intenção de levar os alunos a vivenciarem possibilidades de imprimir o máximo de velocidade numa corrida, sem ter que se comparar com um companheiro ou mesmo com o cronômetro desafiar os alunos a

  • A.

    chegarem por último na corrida.

  • B.

    chegarem primeiro na corrida.

  • C.

    marcharem todos juntos.

  • D.

    não deixarem a fita longa presa ao boné tocar no chão.

  • E.

    não se deixarem ultrapassar na corrida.

Em relação ao futebol, enquanto conteúdo do componente curricular educação física, analise, atentamente, as afirmativas.

I. O futebol, enquanto jogo com suas normas, regras e exigências físicas, técnicas e táticas.

II. O futebol, enquanto fenômeno cultural e espetáculo.

III. O futebol, enquanto jogo popularmente praticado. Conclui-se que

  • A.

    todas as afirmativas referem-se ao trato do futebol praticado nos clubes.

  • B.

    todas as afirmativas referem-se ao trato do futebol como manifestação da cultura corporal presente como conteúdo do componente curricular da educação física.

  • C.

    a afirmativa I refere-se ao trato do futebol praticado nos clubes, e as afirmativas II e III referem-se, exclusivamente, ao trato do esporte escolar.

  • D.

    todas as afirmativas referem-se ao trato do futebol nas escolas e nos clubes, visando à competição de auto-rendimento.

  • E.

    apenas a afirmativa I refere-se ao trato do futebol, e as afirmativas II e III não devem ser tratadas no clube nem na escola.

De acordo com a LDB, o componente curricular Educação Física deve hoje ser ministrado, obrigatoriamente,

  • A.

    em todas as séries da Educação Básica.

  • B. na Educação Básica.
  • C. nos cursos noturnos.
  • D. por professores de Educação Física.
  • E. em turnos contrários aos da aula.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...