Questões de Educação Física do ano 2006

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando o teor do Artigo 217, da Constituição Brasileira de 1988, é correto afirmar que:

  • A.

    o Estado tem como dever fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um.

  • B.

    deve haver tratamento não-diferenciado entre o desporto profissional e o não-profissional.

  • C.

    o Poder Público incentivará o esporte em detrimento do lazer.

  • D.

    o Estado deve destinar recursos públicos para a promoção exclusiva do desporto educacional.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando os conteúdos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para as 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, são metas da Educação Física:

  • A.

    respeitar o outro, mesmo que haja discriminação quanto a questões étnicas.

  • B.

    organizar jogos e brincadeiras para o usufruto do tempo disponível.

  • C.

    ultrapassar os limites das próprias possibilidades para o controle das atividades físicas.

  • D.

    integrar-se com disciplinas que priorizem aspectos éticos e de sexualidade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A dança é uma expressão representativa de diversos aspectos da vida do homem, então é correto afirmar que:

  • A.

    as possibilidades expressivas, na dança, são indeterminantes de cada aluno.

  • B.

    as primeiras danças do homem foram as danças folclóricas.

  • C.

    a dança como arte encontra seus fundamentos em produções acrobáticas em vez de expressivas.

  • D.

    a dança pode ser considerada como linguagem social que permite a transmissão de sentimentos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre o processo de desenvolvimento motor é correto afirmar:

  • A.

    todas as habilidades específicas ou culturalmente determinadas independem da apreensão das habilidades básicas.

  • B.

    as habilidades básicas são adquiridas até 3 ou 4 anos de idade e formam o alicerce para a aprendizagem de tarefas mais complexas.

  • C.

    a partir dos 10 a 12 anos de idade, as crianças estão aptas para adquirir habilidades específicas.

  • D.

    as aulas de Educação Física, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, devem trabalhar ao máximo as habilidades específicas, sem preocupação com as habilidades básicas.

A Ginástica é um dos temas tratados pelo componente curricular obrigatório educação física, proposto pela abordagem crítico-superadora. São seus fundamentos

  • A.

    as qualidades físicas

  • B. os fatores psicomotores e de execução.
  • C.

    força, velocidade, resistência, agilidade, flexibilidade e equilíbrio

  • D.

    coordenação, equilíbrio, percepção espaço-temporal, lateralidade e ritmo.

  • E.

    saltar, rolar/girar, balançar/embalar, equilibrar e trepar.

No 1º. Ciclo de ensino, que corresponde à educação infantil até a 3ª. série do ensino fundamental, a ginástica como conteúdo do componente curricular obrigatório da educação física estabelece algumas formas de trabalho. Dentre as alternativas abaixo, qual delas se refere a essas formas?

  • A.

    No reconhecimento de si mesmo e das próprias possibilidades de ação.

  • B.

    Na iniciação da técnica das ginásticas olímpica e rítmica para apresentações em solenidade e competições.

  • C.

    No aperfeiçoamento dos movimentos técnicos da ginástica e composição de séries elementares.

  • D.

    Na elaboração e apresentação de pequenas séries das ginásticas olímpica ou rítmica no ambiente interno da escola.

  • E.

    Na apresentação de séries gímnicas para o público externo.

No 3º. Ciclo de ensino, proposto pela abordagem crítico-superadora, o tema jogo, que envolve, dentre outros, jogos motores e sensoriais, possui conteúdos que implicam

  • A.

    na possibilidade de saltar, equilibrar, balançar e girar em situações de desafio.

  • B.

    na organização técnico-tática e no julgamento de valores na arbitragem destes.

  • C.

    na ação de práticas organizadas conjuntamente entre escola e comunidade.

  • D.

    no conhecimento técnico-científico aprofundado da ginástica, enquanto elemento do jogo numa perspectiva crítica do significado a ela atribuído.

  • E.

    na prática de jogos esportivos, visando à participação em competições.

Os Jogos Cooperativos constituem um exercício de convivência e cooperação. Para que esses jogos sejam realizados, serão necessárias algumas competências. Podemos citar como competências:

  • A.

    conflito, atenção e participação.

  • B.

    ajuda mútua, atenção, comunicação e participação.

  • C.

    confrontos, comunicação, participação e atenção.

  • D.

    competições, participação, atenção e ajuda mútua

  • E.

    jogos de atacar e defender.

"As brincadeiras cantadas são uma interpretação infantil das danças circulares sagradas (geralmente eram feitas em círculo). Desde a existência da linguagem, elas cantavam e o lúdico as conduzia a realizarem alterações e novas formas de dançar". (Pimentel, 2003).

Qual das alternativas abaixo não é considerada como brincadeiras cantada ou de roda?

  • A.

    Atirei o pau no gato.

  • B.

    Escravos de Jó.

  • C.

    Ciranda, cirandinha

  • D.

    Pai Francisco.

  • E.

    Pega e amarelinha

Relacione a 1ª coluna de acordo com a 2ª.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

  • A.

    II, I, IV e III.

  • B.

    II, I, III e IV.

  • C.

    I, IV, III e II

  • D.

    III, IV, I e II.

  • E.

    I, II, III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...