Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A escola é uma instituição social e, como tal, participa das relações socioculturais que promovem as desigualdades. Por inserir boa parcela da população nessas relações desiguais, pode ser entendida como
local isento de parcialidades políticas.
palco primário de confrontos culturais.
contexto sociocultural nocivo à sociedade.
promotora de conflitos inter-raciais.
reguladora inicial dos anseios de classe.
Para Neira e Nunes, a tarefa do currículo crítico-emancipatório é a de promover condições para que as estruturas autoritárias sejam suspensas do ensino, encaminhando o indivíduo para a emancipação, possibilitada pelo uso da
retenção.
andragogia.
autodisciplina.
linguagem.
dedicação.
De acordo com Neira e Nunes, a preocupação com o pleno exercício da cidadania conduz o desenho curricular da Educação Física a uma perspectiva crítica, que deve levar em consideração o
indivíduo como resultado único das ações do meio que o rodeia.
efeito, causas e conseqüências do desenvolvimento biológico.
valor das regras e especificidades do jogo cooperativo.
conhecimento, a valorização, o respeito e a apropriação da pluralidade.
treinamento repetitivo de padrões de solução para problemas propostos.
A cultura física, corporal ou motora traduz-se em uma parcela da cultura mais ampla e integra as conquistas materiais e simbólicas específicas de uma sociedade, envolvendo, entre outros,
o jogo, a dança e o canto.
a ginástica, o canto e o treinamento esportivo.
o treinamento esportivo, a ginástica e a leitura.
a recreação, o exercício físico e a leitura.
o exercício físico, a ginástica e a dança.
Considerando as idéias do texto acima, os padrões estéticos corporais gregos e os atuais, bem como o desenvolvimento dos conhecimentos na área de educação física relativos às políticas de saúde pública e à atuação pedagógica, julgue os itens subseqüentes.
As políticas de saúde pública devem estimular mais as ações educacionais e formativas que as intervenções médicas e curativas.
Considerando as idéias do texto acima, os padrões estéticos corporais gregos e os atuais, bem como o desenvolvimento dos conhecimentos na área de educação física relativos às políticas de saúde pública e à atuação pedagógica, julgue os itens subseqüentes.
seu papel de orientar o aluno para a promoção e a manutenção da saúde, está a de desfazer o mito de que a prática de exercícios sempre promove saúde.
Considerando as idéias do texto acima, os padrões estéticos corporais gregos e os atuais, bem como o desenvolvimento dos conhecimentos na área de educação física relativos às políticas de saúde pública e à atuação pedagógica, julgue os itens subseqüentes.
A crítica à tendência pedagógica higienista da educação física escolar tem como objetivo evitar que as aulas se restrinjam à malhação do corpo pela ginástica.
Considerando as idéias do texto acima, os padrões estéticos corporais gregos e os atuais, bem como o desenvolvimento dos conhecimentos na área de educação física relativos às políticas de saúde pública e à atuação pedagógica, julgue os itens subseqüentes.
A estética corporal grega era coerente com os princípios de uma vida saudável e reforçava a prescrição de exercícios vigorosos para a obtenção de um corpo extremamente musculoso.
Considerando as idéias do texto acima, os padrões estéticos corporais gregos e os atuais, bem como o desenvolvimento dos conhecimentos na área de educação física relativos às políticas de saúde pública e à atuação pedagógica, julgue os itens subseqüentes.
Na atualidade, o padrão de corpo considerado ideal alerta os jovens contra os riscos dos transtornos alimentares compulsivos, como a bulimia e a anorexia.
Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.
Nessa situação, a ação educativa deve ser capaz de contemplar todos os alunos e, ao mesmo tempo, de fornecer um atendimento preferencial aos que têm maior capacidade de desenvolvimento de habilidades físicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...