Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Roseli A. Cação Fontana in Rúbio e Carvalho, a ginástica foi institucionalizada no século XIX como modelo de educação do corpo no contexto escolar. Sua presença acadêmica era também associada a preceitos de mobilidade, e o aprendizado da submissão do corpo às normas impostas pela ginástica possibilitava ao indivíduo tornar-se
modelo a ser copiado.
disciplinador da sociedade.
submisso ao governo estabelecido.
adepto a preceitos militaristas.
disciplinador de si mesmo.
As habilidades motoras estão vinculadas predominantemente à
maturação do sistema nervoso.
hereditariedade.
estimulação do meio ambiente.
idade cronológica.
iniciação e instrução adequada.
Segundo Neira e Nunes um dos componentes qualitativos da motricidade humana é a coordenação. As características do movimento do aluno que apresenta melhor coordenação motora são
vigor orgânico, amplitude e precisão.
precisão, vigor orgânico e amplitude.
vitalidade, fluência e aceleração.
precisão, economia e fluência.
economia, aceleração e desaceleração.
No ambiente escolar crescem a agressividade e a violência, que Gonçalves afirma estarem relacionadas com
a valorização do movimento presente e questões emergentes no âmbito familiar.
o conhecimento do mundo com base em valores e significados reais dos alunos.
a didática alienada e a aprendizagem abstrata, desligada da experiência dos sentidos.
uma pedagogia que valoriza o processo de internalização de conceitos reais e palpáveis.
a presença de conteúdos cooperativos no planejamento das disciplinas.
Exercícios de lançar e recuperar bolas de diversos tamanhos e cores auxiliam, principalmente, no desenvolvimento da
coordenação óculo-manual.
coordenação fina.
percepção de lateralidade.
noção de profundidade.
noção de equilíbrio.
A busca do desenvolvimento de habilidades motoras e capacidades físicas baseada apenas em critérios de desempenho e produtividade, sem levar em consideração a totalidade do ser humano, gera uma Educação Física que
estimula a formação de um caráter cooperativo grupal.
valoriza a formação de um cidadão crítico e participativo.
elimina tendências dicotômicas entre espaço e memória.
acentua a dicotomia entre corpo e espírito do homem contemporâneo.
oferece oportunidade aos menos dotados e não distingue os superdotados.
No ambiente escolar as diversas disciplinas têm suas especificidades. No caso da Educação Física, pode-se afirmar que seu ato educativo relaciona-se diretamente à
formação da inteligência e do raciocínio.
corporeidade e ao movimento do ser humano.
seleção de talentos esportivos.
compreensão de microestruturas cognitivas.
competição como motivadora social.
Quando o profissional de Educação Física estrutura seu plano de ensino e programa suas aulas, em uma escola, deve considerar a clientela atendida, bem como conhecer a história de seu país e da sociedade, porque
a Educação Física participa de um projeto multidisciplinar da escola.
precisa saber o que os alunos desejam, tendo em vista o local, os recursos disponíveis e o momento que o país está vivendo.
esse entendimento favorece, explica e influencia na construção das técnicas corporais e na percepção da corporeidade.
o desenvolvimento sociocultural e da cidadania dos alunos depende exclusivamente de sua atuação.
somente com essas informações ele pode desenvolver um programa que atenda as determinações da secretaria de governo.
Na elaboração de um programa de Educação Física visando ao desenvolvimento das capacidades físicas, o profissional estaria atingindo esses objetivos com exercícios de
resistência, força e mobilidade.
coragem, mobilidade e força.
velocidade, confiança e flexibilidade.
sociabilidade, coordenação e ritmo.
velocidade, força e resistência.
De acordo com Gonçalves, o conceito de "corpo próprio" de Merleau Ponty é o lugar de confluência do corpo e do espírito, do visível e do invisível, da exterioridade e da interioridade, do homem e do mundo. Assim, nele estão armazenadas experiências
que impossibilitam a criação de novas soluções cognitivas.
sem importância para a interação do indivíduo com o mundo.
que constituem o germe da criatividade e da transformação interior.
estabelecidas por um corpo isolado do ambiente que o rodeia.
relacionadas apenas com habilidades de locomoção espaço-temporal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...