Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A capacidade física conhecida como flexibilidade é um importante componente do desempenho muscular e pode ser melhor desenvolvida em adolescentes por meio de exercícios denominados
alongamentos estáticos e dinâmicos.
mobilidade da região abdominal e dorsal.
corridas de longa duração.
flexo-extensão dos cotovelos em apoio no solo.
musculação com pequena carga.
Segundo Santin, uma das atribuições do elemento lúdico nas aulas de Educação Física escolar é
elaborar atos corporais desprovidos de significado.
resgatar a dimensão antecipatória da ação global.
redimir a Educação Física militarista.
corporificar a experiência sensorial.
alcançar as raízes antropológicas do esporte em geral.
Santin afirma que a Educação Física é uma ciência e também uma pedagogia, é função de sua inserção no ambiente escolar oferecer ao indivíduo práticas que possibilitem a
ascensão social pela vitória nos esportes.
exploração máxima das capacidades físicas.
compreensão e vivência do corpo.
superação individual e a maturação.
metamorfose social clássica.
Santin afirma que um desafio da Educação Física escolar é desenvolver a sensação e a percepção das grandes harmonias da natureza, que formam um verdadeiro processo de imunização contra qualquer tipo de manipulação emocional e intelectual, protegendo os estudantes do alcoolismo e das drogas. Uma estratégia de aula que pode estimular esse processo perceptivo é
a vitória não recompensada.
o esporte brincado.
a supervalorização do erro.
o respeito às normas sociais.
a valorização de talentos.
Dentre a maneiras de conceber o movimento humano, Santin afirma que:
Assim, mais do que máquina em movimento, o corpo humano é concebido
como uma verdadeira máquina perfeita que pensa e interage com o mundo em que vive.
para pensar, expressar-se e desenvolver toda sorte de manifestações, quer culturais, sentimentais, políticas ou esportivas.
para desenvolver-se fisicamente, culturalmente, emocionalmente e pedagogicamente.
como forma de expressar-se culturalmente através de sua participação em todas as modalidades esportivas.
como forma de expressar sentimentos, sensações, emoções e toda produção cultural da humanidade.
A função social da Educação Física escolar é propiciar aos estudantes, dos diferentes anos do ensino fundamental e médio, a
vivência dos diferentes tipos de atividades intelectuais, culturais e esportivas que fazem parte de seu desenvolvimento natural.
reflexão pedagógica sobre o acervo das formas de representação simbólica das realidades vividas pelo ser humano, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas.
relação com pessoas das mais diferentes classes sociais e com acervos culturais diferenciados.
reflexão sobre todos os conteúdos desenvolvidos durante o curso para aumentar o acervo cultural e esportivo do aluno.
reflexão pedagógica e simbólica sobre as diversas tendências sociais e intelectuais do currículo escolar.
Atenção: Para responder às questões de números 33 a 35 considere o texto abaixo.
Acerca do papel educativo do esporte no âmbito escolar, pode-se afirmar que
através do esporte, a insensatez do mundo profano potencializa as diferenças tão marcantes no ambiente escolar.
o esporte não deve servir de meio para a transmissão de valores como a inclusão social e a superação de barreiras biológicas e culturais.
uma adequação pedagógica do esporte, com regras e conteúdos simplificados, pode veicular seus aspectos positivos como o respeito a normas e à eliminação de diferenças sociais.
deve ser transmitido aos alunos sem adaptações, visando sempre ao maior rendimento e resultado.
adaptações metodológicas corrompem a ética presente na raiz cultural do esporte, portanto, não devem ser estimuladas.
Atenção: Para responder às questões de números 33 a 35 considere o texto abaixo.
Com respeito às regras do esporte no âmbito escolar, pode-se afirmar que
transgressões devem ser duramente punidas.
restringem muito o comportamento individual.
não auxiliam na formação de valores.
auxiliam o indivíduo no processo de formação da cidadania.
devem ser extremamente flexíveis.
Atenção: Para responder às questões de números 33 a 35 considere o texto abaixo.
No texto, abandonar a insensatez do mundo profano significa
mesmo que por um instante, desvincular-se de diferenças criadas culturalmente.
adentrar o ambiente da competição, da perfeição e do recorde.
valorizar as diferenças e a fama individual e atingir o inatingível.
buscar a sensatez na competição, na vitória ou na derrota, na fama ou no obscurantismo.
buscar maior rendimento para conseguir a mobilidade social que a fama possibilita.
De acordo com Denise Bernuzzi Sant'anna in Rúbio e Carvalho, a Educação Física contemporânea derivou das revoluções burguesas e processos pedagógicos europeus dos séculos XVIII e XIX e se desenvolveu valorizando a
autonomia do comportamento social em relação ao contexto político local.
autonomia do corpo humano em relação às forças naturais e sagradas.
relação de interdependência das regras de habilidades culturalmente determinadas.
utilização de padrões repetitivos de movimentos, sem autonomia ou variabilidade.
adequação de padrões motores aos modelos científicos de investigação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...