Questões de Educação Física do ano 2007

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Na tentativa de superar as diferenças de habilidades, gostos e expectativas entre meninos e meninas, condicionados culturalmente, o professor de Educação Física de uma turma na faixa etária de 7-8 anos deve:

  • A.

    isolar os grupos por gênero, neutralizando as diferenças existentes.

  • B.

    criar condições para a participação de todos, valendo-se da troca de experiências entre meninos e meninas.

  • C.

    avaliar seus alunos e alunas segundo o grau de habilidade motora e propor atividades diferenciadas.

  • D.

    propor as atividades dentro do programa pré-estabelecido, objetivando com isso que as diferenças sejam atenuadas.

  • E.

    propor à escola a separação das turmas por meninos e meninas para as aulas de Educação Física.

Os macronutrientes têm um importante papel como combustível biológico, uma vez que fornecem a energia necessária para manter as funções corporais em repouso e em atividade física. São considerados macronutrientes:

  • A. proteínas, vitaminas e carboidratos.
  • B. proteínas, gorduras e água.
  • C. carboidratos, vitaminas e sais minerais.
  • D. carboidratos, gorduras e proteínas.
  • E. água, vitaminas e sais minerais.

Numa aula de Educação Física para as séries iniciais do Ensino Fundamental, ministrada em uma quadra descoberta e sob moderado calor, o professor determinou a realização de exercícios durante pouco mais de 50 minutos consecutivos. Nesse período o professor não permitiu que os alunos abandonassem a aula para beber água. O procedimento do professor é adequado?

  • A.

    Não, as crianças devem ingerir líquidos constantemente, pois não conseguem regular a temperatura com a mesma eficácia dos adultos quando se exercitam.

  • B.

    Não, as crianças devem ingerir líquidos constantemente e as atividades infantis que duram 30 minutos ou mais devem ser reduzidas quando está calor.

  • C.

    Sim, as crianças têm maior tolerância ao calor que o adulto, não havendo necessidade de alterar a duração da atividade quando a temperatura for elevada.

  • D.

    Sim, as crianças têm muita tolerância ao calor e conseguem regular a temperatura com a mesma eficácia dos adultos quando se exercitam.

  • E.

    Sim, as crianças conseguem regular a temperatura com a mesma eficácia dos adultos quando se exercitam, bastando ingerir líquidos no final da aula.

Para que haja contração muscular, as células musculares precisam de energia. Nesse caso, a energia necessária é advinda:

  • A. do trifosfato de adenosina.
  • B. do oxigênio.
  • C. dos carboidratos.
  • D. das gorduras.
  • E. das vitaminas.

A redução do ATP estocado no músculo estimula imediatamente a decomposição de algumas fontes de energia química para provocar sua ressíntese. Fornecem energia para ressintetizar o ATP:

  • A.

    carboidrato, fosfato de creatina e trifosfato de adenosina.

  • B. carboidrato, lipídeo e fosfato de creatina.
  • C. lipídeo, difosfato de adenosina e vitamina.
  • D.

    trifosfato de adenosina, difosfato de adenosina e fosfato de creatina.

  • E. proteína, carboidrato e vitamina.

Qual dos seguintes grupos de atividades utiliza a energia derivada, predominantemente, do sistema anaeróbio láctico?

  • A. Judô e salto triplo no atletismo.
  • B. Golfe e 100m rasos no atletismo.
  • C. 100m na natação e salto em distância no atletismo.
  • D. 200m no atletismo e vela.
  • E. 400m no atletismo e 100m na natação.

O exercício físico provoca diferentes modificações no organismo e depende do tipo de exercício, das cargas de volume e das cargas de intensidade. Entre os efeitos que o exercício aeróbio pode provocar a longo prazo podem ser destacados:

  • A.

    redução do percentual de gordura, redução da freqüência cardíaca em repouso e redução no número de mitocôndrias.

  • B.

    redução do volume de ejeção máximo, aumento da freqüência cardíaca em repouso e aumento no número de mitocôndrias.

  • C.

    redução do volume de ejeção máximo, aumento de freqüência cardíaca em repouso e aumento no número de mitocôndrias.

  • D.

    aumento do percentual de gordura, redução da freqüência cardíaca em repouso e redução das enzimas aeróbias.

  • E.

    aumento do volume de ejeção máximo, redução da freqüência cardíaca em repouso e aumento no número de mitocôndrias.

A captação máxima de oxigênio (VO2máx) pode ser descrita como a situação em que a captação de oxigênio alcança um platô e não demonstra qualquer aumento adicional ou há apenas uma ligeira elevação com a adição de sobrecargas de trabalho. São fatores que influenciam o VO2máx:

I - modalidade do exercício treinado;

II - hereditariedade;

III - idade;

IV - raça;

V - predisposição psicológica;

VI - treinamento tático.

Estão corretos apenas os fatores:

  • A. I, II e III
  • B. II, III e IV
  • C. III, IV e V
  • D. IV, V e VI
  • E. I, II, IV e VI

Analise os seguintes critérios:

I - as condições materiais;

II - relevância social;

III - programa idealizado pelo professor;

IV - as características dos alunos;

V - características da própria área.

Para a seleção de conteúdos em Educação Física, os Parâmetros Curriculares Nacionais definem os critérios:

  • A. I, II e III
  • B. I, IV e V
  • C. II, III e V
  • D. II, IV e V
  • E. III, IV e V

De acordo com a concepção pedagógica crítico-superadora, para o ciclo de iniciação à sistematização do conhecimento (4a a 6a séries), a ginástica deve apresentar como conteúdo:

  • A.

    formas técnicas de diversas ginásticas e projetos individuais e coletivos de prática/exibição de ginástica na escola e na comunidade.

  • B.

    formas de ginástica organizadas para possibilitar a identificação de sensações afetivas e/ou cinestésicas e formas de ginástica com fundamentos iguais para os dois sexos.

  • C.

    formas de ginástica que impliquem conhecimentos técnico/científicos e formas de ginástica de academia.

  • D.

    desafios propostos por meio de organização motivadora de materiais ginásticos e alternativos e formação de grupos ginásticos.

  • E.

    desafios acrobáticos e formas de ginástica que impliquem diferentes soluções aos problemas de equilibrar, trepar, saltar, rolar e balançar.

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