Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na tentativa de superar as diferenças de habilidades, gostos e expectativas entre meninos e meninas, condicionados culturalmente, o professor de Educação Física de uma turma na faixa etária de 7-8 anos deve:
isolar os grupos por gênero, neutralizando as diferenças existentes.
criar condições para a participação de todos, valendo-se da troca de experiências entre meninos e meninas.
avaliar seus alunos e alunas segundo o grau de habilidade motora e propor atividades diferenciadas.
propor as atividades dentro do programa pré-estabelecido, objetivando com isso que as diferenças sejam atenuadas.
propor à escola a separação das turmas por meninos e meninas para as aulas de Educação Física.
Os macronutrientes têm um importante papel como combustível biológico, uma vez que fornecem a energia necessária para manter as funções corporais em repouso e em atividade física. São considerados macronutrientes:
Numa aula de Educação Física para as séries iniciais do Ensino Fundamental, ministrada em uma quadra descoberta e sob moderado calor, o professor determinou a realização de exercícios durante pouco mais de 50 minutos consecutivos. Nesse período o professor não permitiu que os alunos abandonassem a aula para beber água. O procedimento do professor é adequado?
Não, as crianças devem ingerir líquidos constantemente, pois não conseguem regular a temperatura com a mesma eficácia dos adultos quando se exercitam.
Não, as crianças devem ingerir líquidos constantemente e as atividades infantis que duram 30 minutos ou mais devem ser reduzidas quando está calor.
Sim, as crianças têm maior tolerância ao calor que o adulto, não havendo necessidade de alterar a duração da atividade quando a temperatura for elevada.
Sim, as crianças têm muita tolerância ao calor e conseguem regular a temperatura com a mesma eficácia dos adultos quando se exercitam.
Sim, as crianças conseguem regular a temperatura com a mesma eficácia dos adultos quando se exercitam, bastando ingerir líquidos no final da aula.
Para que haja contração muscular, as células musculares precisam de energia. Nesse caso, a energia necessária é advinda:
A redução do ATP estocado no músculo estimula imediatamente a decomposição de algumas fontes de energia química para provocar sua ressíntese. Fornecem energia para ressintetizar o ATP:
carboidrato, fosfato de creatina e trifosfato de adenosina.
trifosfato de adenosina, difosfato de adenosina e fosfato de creatina.
Qual dos seguintes grupos de atividades utiliza a energia derivada, predominantemente, do sistema anaeróbio láctico?
O exercício físico provoca diferentes modificações no organismo e depende do tipo de exercício, das cargas de volume e das cargas de intensidade. Entre os efeitos que o exercício aeróbio pode provocar a longo prazo podem ser destacados:
redução do percentual de gordura, redução da freqüência cardíaca em repouso e redução no número de mitocôndrias.
redução do volume de ejeção máximo, aumento da freqüência cardíaca em repouso e aumento no número de mitocôndrias.
redução do volume de ejeção máximo, aumento de freqüência cardíaca em repouso e aumento no número de mitocôndrias.
aumento do percentual de gordura, redução da freqüência cardíaca em repouso e redução das enzimas aeróbias.
aumento do volume de ejeção máximo, redução da freqüência cardíaca em repouso e aumento no número de mitocôndrias.
A captação máxima de oxigênio (VO2máx) pode ser descrita como a situação em que a captação de oxigênio alcança um platô e não demonstra qualquer aumento adicional ou há apenas uma ligeira elevação com a adição de sobrecargas de trabalho. São fatores que influenciam o VO2máx:
I - modalidade do exercício treinado;
II - hereditariedade;
III - idade;
IV - raça;
V - predisposição psicológica;
VI - treinamento tático.
Estão corretos apenas os fatores:
Analise os seguintes critérios:
I - as condições materiais;
II - relevância social;
III - programa idealizado pelo professor;
IV - as características dos alunos;
V - características da própria área.
Para a seleção de conteúdos em Educação Física, os Parâmetros Curriculares Nacionais definem os critérios:
De acordo com a concepção pedagógica crítico-superadora, para o ciclo de iniciação à sistematização do conhecimento (4a a 6a séries), a ginástica deve apresentar como conteúdo:
formas técnicas de diversas ginásticas e projetos individuais e coletivos de prática/exibição de ginástica na escola e na comunidade.
formas de ginástica organizadas para possibilitar a identificação de sensações afetivas e/ou cinestésicas e formas de ginástica com fundamentos iguais para os dois sexos.
formas de ginástica que impliquem conhecimentos técnico/científicos e formas de ginástica de academia.
desafios propostos por meio de organização motivadora de materiais ginásticos e alternativos e formação de grupos ginásticos.
desafios acrobáticos e formas de ginástica que impliquem diferentes soluções aos problemas de equilibrar, trepar, saltar, rolar e balançar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...