Questões de Educação Física do ano 2007

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a questão da organização do conhecimento de um jogo de queimada, segundo a metodologia do ensino da Educação Física proposta por Soares et al. (1992), assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Esse jogo não deve ser utilizado, pois suas regras reforçam a discriminação dos mais fracos, logo eliminados pelos mais fortes.

  • B.

    Esse jogo deve ser utilizado apenas na forma recreativa, sem a exigência de obediência às suas regras, que são muito complicadas.

  • C.

    As regras tradicionais desse jogo devem ser utilizadas sempre, de forma a coibir o imaginário da guerra que ele representa.

  • D.

    As regras desse jogo devem ser mudadas de forma a impedir a sobrepujança da competição sobre o lúdico.

  • E.

    Os objetivos das regras desse jogo devem ser discutidas com os alunos, como uma forma de controle da violência na escola.

Qual dos argumentos abaixo retrata a posição de Freire (1989) a respeito da presença da competição em jogos e esportes na Educação Física?

  • A.

    A competição faz parte da vida e devemos preparar os alunos para vencer em tudo.

  • B.

    A derrota traz frustração e a vitória traz realização, construindo a auto-imagem corporal.

  • C.

    A cooperação é mais importante do que a competição, uma vez que reúne as pessoas, enquanto a competição as afasta.

  • D.

    A escola deve se esforçar para reproduzir o sistema de valores sociais, independente das suas conseqüências.

  • E.

    Os efeitos nefastos da competição em nossa sociedade não são suficientes para extinguir a competição das atividades infantis.

Os dois processos fundamentais do desenvolvimento motor, de diversificação e de complexidade do comportamento, podem ser exemplificados, respectivamente, nas seguintes ações:

  • A. andar e correr.
  • B. arremessar e receber.
  • C.

    executar o salto triplo do atletismo e a "bandeja" no basquetebol.

  • D. correr de diferentes formas e driblar.
  • E. caminhar com passadas alternadas e andar.

O processo de aprendizagem motora supõe cinco ações ordenadas. São elas:

 I - seleção do plano motor;

II - definição de objetivos;

III - processamento de informação;

IV - execução do movimento;

V - feed back.

Assinale a seqüência correta destas ações.

  • A. I, II, III, IV, V
  • B. I, III, II, V, IV
  • C. II, I, III, IV, V
  • D. II, I, IV, V, III
  • E. II, III, I, IV, V

Um professor de uma turma na faixa etária dos 9-10 anos, ao propor um jogo pré-esportivo de "bola ao gol", onde os alunos, divididos em duas equipes, marcam ponto ao arremessarem a bola com a mão e acertarem a meta de handbol vazia, observa que um de seus alunos não é capaz de receber a bola em movimento. Isto aponta que o seu aluno NÃO:

  • A.

    possui independência dos membros superiores do tronco.

  • B. tem força suficiente.
  • C.

    é capaz de executar esta combinação de movimentos fundamentais.

  • D.

    é capaz de executar a combinação de movimentos reflexos.

  • E.

    é capaz arremessar com precisão.

Ao utilizar um mini-trampolim para reforçar a dinâmica de impulso no salto em distância do atletismo como estratégia para uma transformação didático-pedagógica no ensino dos esportes nas aulas de Educação Física, o professor tem como objetivo:

  • A. aumentar o repertório motor dos alunos.
  • B. proporcionar experiências recreativas.
  • C.

    atualizar experiências de movimento que somente um expert consegue realizar.

  • D.

    facilitar a aprendizagem numa série metodológica de exercícios.

  • E.

    capacitar para o alcance dos movimentos dos experts do atletismo.

No Brasil, um tema marcante na área de educação física refere-se ao mito do esporte como meio de ascensão social pelo esforço individual e pelo talento, embasado em exemplos isolados como Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Daiane dos Santos. Considerando esse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    No contexto político, a utilização do mito do esporte como forma de ascensão social contribui para diminuir as desigualdades que marcam a sociedade brasileira, na medida em que transmite a noção de que o sucesso está ao alcance de todos.

  • B.

    O discurso político que apresenta o esporte como meio de inclusão social ou de combate à violência difere do discurso que apresenta a visão do esporte como meio de ascensão social.

  • C.

    Segundo uma perspectiva histórica, a crescente profissionalização do esporte no Brasil, atualmente, estimula a sua popularização.

  • D.

    A profissionalização do esporte de alto rendimento no Brasil não influenciou a educação física escolar.

As propostas pedagógicas da educação física brasileira da década de 80 do século passado podem ser classificadas em: biológica, psicopedagógica e histórico-crítica. Acerca dessas propostas, assinale a opção correta.

  • A.

    Em oposição à proposta biológica, a proposta psicopedagógica é considerada reducionista do homem e acrítica diante da realidade social.

  • B.

    A proposta psicopedagógica surgiu como uma reação contra a tendência biológica, que tinha como foco central ou a promoção da saúde ou a melhoria do rendimento esportivo.

  • C.

    A proposta histórico-crítica destacou a dimensão política da prática pedagógica da educação física, ao mesmo tempo em que valorizou a preocupação com a estética e a saúde dos alunos.

  • D.

    À medida que novas tendências pedagógicas surgem, há um movimento de reação contra as tendências anteriores, que, progressivamente, desaparecem do cenário escolar.

Um professor de educação física, que trabalha em uma escola pública onde não existe quadra esportiva, costuma ministrar aulas em um campo de terra. Em uma de suas turmas da 7.ª série, há um aluno portador de necessidades educativas especiais (PNEE) que, por causa de uma lesão medular, utiliza uma cadeira de rodas.

Considerando a situação hipotética acima e as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), assinale a opção correta.

  • A.

    Como a lesão do aluno não tem cura, para que ele possa freqüentar as aulas de educação física, é desnecessária orientação médica.

  • B.

    O professor deve, no primeiro semestre letivo, organizar jogos e atividades que possam ser realizados no pátio da escola, permitindo a participação ativa do aluno PNEE. No segundo semestre, deve voltar a usar o campo de terra, local preferido pelos demais alunos da turma, dispensando-se o aluno PNEE das aulas, devido às dificuldades de locomoção da cadeira de rodas nesse tipo de terreno.

  • C.

    O professor não tem como impedir a ocorrência de situações constrangedoras entre o aluno portador de necessidades especiais e os demais alunos, mas pode ajudá-los a se familiarizarem com as diferenças.

  • D.

    As aulas devem, necessariamente, ser estruturadas em função das necessidades específicas do aluno PNEE, de forma a garantir o seu pleno acesso às atividades escolares.

Com relação à abordagem dos temas transversais pela educação física, julgue os itens subseqüentes, considerando as orientações dos PCN.

I Como nas aulas de educação física as situações de jogo promovem uma intensa mobilização afetiva, o professor não dispõe de um meio educativo apropriado para a discussão ética acerca dos valores pessoais, pois essa discussão deve acontecer em um ambiente tranqüilo e com uma postura racional.

II Nos jogos em que há árbitro, o professor não deve estimular que os alunos transfiram para o juiz a responsabilidade moral pela conduta esportiva adequada, reproduzindo o que preconiza o dito popular: "tudo que o juiz não vê, é como se não tivesse acontecido".

III No que se refere à saúde, compete à educação física, principalmente, transmitir aos alunos informações de como lidar de forma adequada e segura com as suas necessidades corporais.

IV O professor deve estimular a realização de jogos sem um árbitro, criando, assim, um espaço propício para a construção coletiva das regras, de forma que os alunos estabeleçam uma relação de compromisso com o que foi definido como certo ou errado.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...