Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O professor de Educação Física, ao adotar a concepção crítico-emancipatória para alcançar a libertação de falsas ilusões, interesses e desejos dos alunos no esporte, deve ter, a princípio, a atitude de ser:
coercitivo, para se contrapor à coerção originada nos meios de comunicação de massa, que é auto-imposta e deve ser combatida.
mediador, para negociar os conflitos entre alunos, auxiliando- os em sua formação integral.
democrático, para eleger com os alunos conteúdos e estratégias de ensino a serem adotados.
facilitador, para estimular o autoconhecimento do aluno e de si próprio.
observador, para identificar o repertório motor de cada aluno e melhor instruí-lo.
A partir do conceito da alteridade que Daólio (1995) toma emprestado da Antropologia e de sua visão de uma humanidade plural, os professores de Educação Física devem ter como princípio:
classificar os movimentos de cada aluno pelo grau de desempenho motor.
sistematizar o conhecimento da modalidade esportiva a partir do conhecimento corporal popular.
reconhecer o repertório motor de cada aluno, para encontrar a melhor técnica corporal de cada um e em cada situação.
estabelecer o melhor padrão corporal para cada aluno, a partir do conhecimento corporal que adquiriram na sua formação acadêmica.
desenvolver as habilidades básicas do movimento esportivo para que os alunos alcancem o gesto motor ideal de cada esporte.
Daólio (1995) denuncia a existência da imposição de técnicas sobre o corpo, o que elimina a possibilidade de valorização de movimentos construídos na cultura dos alunos. Seu principal argumento para essa afirmação é o(a):
excesso de coerções disciplinares da escola que impedem os alunos de se movimentarem livremente.
incapacidade dos professores de Educação Física de criar alternativas para o movimento dos alunos.
obrigatoriedade do ensino dos esportes formais nos programas de Educação Física escolar.
falta de criatividade dos alunos, que têm como modelo apenas os esportes apresentados na mídia televisiva.
tradição do ensino da Educação Física de utilizar as técnicas esportivas como modelo do movimento ideal.
Assinale a afirmativa ERRADA sobre o ensino da dança, segundo Soares et al. (1992).
A formalidade da técnica se confronta, necessariamente, com o aspecto expressivo para sua execução.
As habilidades corporais, obtidas com o treinamento, são determinantes para aquisição das possibilidades expressivas.
Sensações corporais, o mundo do trabalho e os problemas sociopolíticos atuais são exemplos de temas a serem abordados no conteúdo expressivo.
No desenvolvimento técnico, ritmo, espaço e energia são fundamentos a serem trabalhados.
Devem ser ensinadas apenas as formas expressivas, evitando-se a formalidade da técnica para não eliminar o verdadeiro sentido do movimento.
Em uma aula de Educação Física do 2º ciclo do Ensino Fundamental, em que o professor propôs uma série de jogos pré-desportivos, com objetivos de aplicação de movimentos fundamentais, um grupo de alunos mais habilidosos reage negativamente à participação de um outro aluno menos habilidoso em sua equipe. O professor intervém, contextualizando o problema, e solicita sugestões da turma com vistas à participação de todos. Esta situação representa a preocupação do professor com:
Após uma aula de jogos populares de pegar e fugir, em turma de 4ª série do Ensino Fundamental, um professor propõe aos seus alunos que, em grupos, registrem as dificuldades e possibilidades experimentadas na aula. Com este procedimento o professor está:
avaliando, através da observação, a participação dos alunos em aula.
coletando dados de diferentes aspectos relacionados à aula.
coletando dados objetivos sobre o esforço físico dos alunos na aula.
Ao iniciar o ano letivo, um professor de Educação Física realiza, com seu alunos, um levantamento sobre as experiências, expectativas e necessidades da sua turma em relação à Educação Física. Ao fazer isso, poderá alcançar os objetivos a seguir, EXCETO um. Indique-o.
Identificar as habilidades específicas de um esporte.
Facilitar a participação dos alunos no processo ensinoaprendizagem.
Conhecer a realidade sociocultural dos seus alunos.
Segundo Piaget, citado por Freire (1989), a experiência lúdica em que as crianças podem resolver conflitos e realizar desejos que não foram possíveis em situações não lúdicas é denominada jogo:
Sobre a participação dos alunos portadores de deficiência nas aulas de Educação Física, os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que o professor deve:
orientá-los sobre os locais de prática, adaptados para que possam ser mais bem atendidos.
solicitar atestado médico a estes alunos para isentá-los das aulas.
fazer adaptações e criar situações de modo a possibilitar sua participação.
planejar atividades em separado do restante da turma, evitando comparações.
planejar trabalhos de natureza teórica para que estes alunos os realizem durante o ano letivo.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, a avaliação nas aulas de Educação Física é um:
meio pelo qual professores e alunos podem dimensionar seus avanços e dificuldades dentro do processo de ensino.
meio para que professores e alunos construam uma nota ao final de cada período.
meio pelo qual a escola verifica a produtividade e o desempenho de alunos e professores.
processo classificatório para promover ou reprovar os alunos, através da comparação entre os desempenhos.
processo pelo qual o aluno conquista sua autosatisfação, a partir das observações feitas e relatadas pelos professores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...