Questões de Educação Física do ano 2008

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A relação interdisciplinar entre a Educação Física e as demais disciplinas de sala de aula decorre do da)

  • A. fato de o professor de educação física conhecer os demais professores da escola.
  • B. formação acadêmica dos professores de educação física e dos demais professores.
  • C. barulho provocado pelas aulas de educação física, que acaba atrapalhando as demais aulas realizadas em sala.
  • D. facilidade que a Educação Física tem para estabelecer uma correlação entre os objetivos das atividades realizadas no pátio ou nas quadras e aqueles pretendidos em atividades de sala de aula.

A Educação Física, como disciplina que tem por objetivo preparar o aluno para o pleno exercício da cidadania, deve

  • A. conscientizar a todos quanto a seus deveres e direitos ao lazer, estimulando-os a participar de práticas da cultura corporal em espaços públicos.
  • B. orientar a criatividade dos alunos no sentido de fazê-los aproveitar apenas os espaços que lhes são oferecidos, levando-os a abdicar da luta pela conquista de novos espaços.
  • C. direcionar as aulas de educação física para uma modalidade esportiva, visando o aprimoramento técnico para a conquista de medalhas.
  • D. elaborar um esquema de aula no qual o aluno possa decorar a seqüência de exercícios de aquecimento, para finalizar a aula com a famosa pelada ou queimada.

Quando a Educação Física deixa de limitar-se a selecionar os indivíduos mais aptos e passa a preocupar-se com os objetivos, os conteúdos, o processo de ensino-aprendizagem, a avaliação etc., dizemos que a disciplina tem em vista o (a)

  • A. princípio da inclusão.
  • B. princípio da diversidade.
  • C. categoria dos conteúdos.
  • D. categoria das tendências sociais.

Dentre os temas transversais indicados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), objeto de publicação do Governo Federal (1998), destaca-se um que chama a atenção por tratar do aprimoramento moral do indivíduo, do respeito mútuo, da justiça, da dignidade, da solidariedade, valores que estão em todos os ramos das atividades físicas. O tema em questão é o (a)

  • A. saúde.
  • B. ética
  • C. meio ambiente.
  • D. pluralidade cultural.

O projeto político-pedagógico de uma escola vai muito além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. Não é algo construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais. Deve ser

  • A. um processo de reflexão baseado nos conhecimentos de todos os professores que compõem o quadro docente da escola.
  • B. vivenciado coletivamente, em todos os momentos, por todos os segmentos envolvidos no processo educativo da escola.
  • C. construído no sentido de atender aos interesses da direção e dos professores da escola.
  • D. um projeto de manutenção das experiências atuais com base em experiências passadas.

Um dos objetivos da Educação Física no ensino fundamental e médio é levar o aluno a respeitar as diferentes formas de organização social e a apropriar-se dos diferentes conhecimentos, tidos como úteis para o convívio social. Esse objetivo diz respeito à

  • A. verbalização.
  • B. socialização.
  • C. representação.
  • D. contextualização.

Entre as atividades da educação física, há uma que, além de oferecer meios para a aprendizagem de outros conhecimentos, tem grande alcance social e possibilita o verdadeiro equilíbrio entre os membros de um grupo social. Trata-se do (da)

  • A. jogo.
  • B. ginástica.
  • C. recreação.
  • D. brinquedo cantado.

Se uma criança é levada a realizar movimentos conhecidos sem necessidade, é porque os está realizando por prazer ou para melhorar o movimento aprendido e não mais o esquecer. Segundo Piaget, esse procedimento é um jogo de

  • A. regras.
  • B. atitude.
  • C. simbólico.
  • D. exercícios.

Alguns autores consideram que é o movimento que confere especificidade à educação física, não qualquer movimento, mas o movimento do homem que tem sentido no contexto sociocultural em que é produzido: um aceno, um piscar de olho, um dedo polegar levantado etc. Pode-se concluir, portanto, que, se o gesto é um código de comunicação, ele é

  • A. pluralidade cultural.
  • B. uma forma de linguagem.
  • C. um princípio metodológico.
  • D. uma categoria de conteúdos.

O corpo humano passa por um processo constante de aprendizagem e de construção de hábitos que vai além dos limites da anatomia e da fisiologia, estendendo-se pela cultura e pelos instrumentos criados pelo homem. Essa transformação denomina-se

  • A. corporeidade.
  • B. imagem corporal
  • C. esquema corporal.
  • D. consciência corporal.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...