Questões de Educação Física do ano 2008

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção correta acerca do ensino de educação física pautado no modelo de reprodução, mencionado no texto.

  • A.

    A concepção de professor demanda o exercício de funções próximas à de um orientador ou facilitador da aprendizagem.

  • B.

    O foco do sistema de ensino está centrado no conteúdo, ou seja, no esporte de competição.

  • C.

    O objetivo do ensino dirige-se para o desenvolvimento integral do educando e a preparação para o exercício consciente da cidadania.

  • D.

    A principal fonte de normas relaciona-se com o respeito aos interesses e a satisfação das necessidades dos educandos.

Considerando o ensino de educação física pautado na perspectiva de transformação, conforme referida no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    A principal fonte de informações advém da aplicação dos princípios psicofisiológicos do treinamento esportivo e das prescrições técnicas dos movimentos.

  • B.

    A concepção de educando destaca a agilidade corporal na execução de movimentos e o potencial de aperfeiçoamento das habilidades esportivas.

  • C.

    O principal critério de avaliação é o rendimento esportivo alcançado pelo educando, medido segundo índices preestabelecidos.

  • D.

    A concepção de metodologia de ensino implica a predominância de estratégias centradas nos educandos, concedendo-lhes autonomia de decisão.

As tendências pedagógicas da educação física revelam o papel social que a educação do corpo desempenhou ao longo da história. Para atingir seus objetivos, cada uma delas adotou um conteúdo específico considerado mais adequado na época. Os conteúdos que as tendências higienista, pedagogicista, competitivista e progressista da educação física mais valorizavam consistiam, respectivamente, em

  • A.

    jogo, ginástica, cultura corporal e esporte.

  • B.

    esporte, cultura corporal, ginástica e jogo.

  • C.

    ginástica, jogo, esporte e cultura corporal.

  • D.

    cultura corporal, esporte, ginástica e jogo.

Considerando que o professor de educação física deve saber avaliar as funções que um músculo pode desempenhar, quando atua separadamente ou como membro de um grupo muscular, julgue os itens seguintes.

I O neutralizador é um músculo que se contrai para contrapor-se a uma ação indesejável de outro músculo que se contrai.

II Um músculo desempenha uma função sinergista quando atua isoladamente, assumindo o papel de motor principal de uma ação articular específica.

III A função de um músculo estabilizador é fixar um osso ou uma parte do corpo para que outro músculo tenha uma base firme para tracionar.

 IV A contração do músculo agonista produz uma ação articular exatamente oposta à ação de outro músculo específico.

 Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Determinada aula de educação física tem o objetivo de orientar a formação de equipes de atletismo para a participação de todos os educandos nos jogos interclasses realizados dentro de uma visão adaptada das provas esportivas oficiais, a partir de uma metodologia que permita avaliar o potencial de cada educando.

 Nessa situação e de acordo com o texto, a tendência de avaliação mais adequada para a aula em questão deve ser a

  • A.

    crítica, pois a discussão acerca do uso ideológico do esporte é fundamental para evitar a exclusão dos menos habilidosos.

  • B.

    humanista, pois cada educando deve ter o direito de definir e aplicar os critérios de avaliação do seu próprio rendimento.

  • C.

    tradicional, pois os critérios técnicos devem ser levados em consideração em uma prática educativa que utilize o esporte como meio.

  • D.

    humanista, pois a ênfase do processo de avaliação deve estar centrada nas questões de ordem psicológica e emocional.

Determinada aula de educação física tem o objetivo de incrementar a prática do lazer no seio da comunidade, refletindo sobre as condições sociais que favorecem ou prejudicam o acesso das pessoas a esse direito básico de todo cidadão, adotando uma metodologia participativa que subsidie uma intervenção direta na realidade social.

 Nessa situação, e de acordo com o texto, a tendência de avaliação mais adequada para a aula em questão deve ser a

  • A.

    crítica, pois é fundamental um diagnóstico da realidade social que envolva todos os segmentos da comunidade na definição dos critérios de avaliação.

  • B.

    tradicional, pois a adoção de critérios padronizados que permitam avaliar a condição física das pessoas fornece indicadores sobre os materiais a serem utilizados.

  • C.

    humanista, pois a auto-avaliação dos alunos garante que, a longo prazo, o problema social pode ser resolvido pela mudança das consciências individuais.

  • D.

    tradicional, pois a complexidade da situação social requer que a avaliação seja centrada nos professores, especialistas qualificados para intervir com qualidade.

O planejamento educacional comprometido com uma postura aberta à co-decisão dos alunos sobre os rumos do processo ensino-aprendizagem deve manter diversas alternativas de ação. De acordo com as concepções abertas de ensino, o planejamento deve

  • A.

    prever todas as reações possíveis dos sujeitos envolvidos.

  • B.

    indicar os meios mais adequados para a solução de cada problema.

  • C.

    adequar-se às características das diversas pessoas envolvidas.

  • D.

    orientar as ações para conteúdos cientificamente mais relevantes.

O conhecimento dos diferentes tipos de contração muscular permite que o professor dose adequadamente a intensidade dos exercícios físicos realizados. Considerando que a contração muscular nem sempre gera movimento perceptível, julgue os próximos itens.

I Na contração excêntrica, a resistência é maior que a tensão do músculo, de modo que o músculo aumenta de tamanho, pois é superado pela resistência.

II Na contração isocinética, é necessário o uso de aparelhos que controlem a velocidade da ação muscular, mobilizando a força máxima ao longo de todo o movimento.

III Na contração concêntrica, a tensão muscular não é capaz de superar a resistência, logo, não produz movimento e mantém o mesmo comprimento do músculo contraído.

 IV Na contração isométrica, o músculo desenvolve uma tensão superior à resistência, de modo a encurtar-se e mover uma parte do corpo contra a resistência.

 Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Na atividade denominada briga de galo, dispõem-se as crianças em duas fileiras, distanciadas um metro uma da outra. Os jogadores tomam a posição de cócoras, com os antebraços flexionados e as palmas das mãos voltadas para frente. Dado o sinal de início, os jogadores começarão a disputa, aproximandose uns dos outros e procurando derrubar o adversário, empurrando-o tão-somente com as mãos. Toda criança que for derrubada será declarada vencida. Toda criança que levantar durante o combate será desclassificada. Será considerada vencedora a equipe que conseguir eliminar o maior número de adversários.

Acerca das circunstâncias pedagógicas criadas pela realização do jogo descrito acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Nesse jogo, as crianças ficam em uma posição de equilíbrio instável e usam os braços como uma alavanca reduzida, minimizando a possibilidade de acidentes.

  • B.

    Esse jogo favorece o desenvolvimento da solidariedade e da ação coletiva dos jogadores de uma mesma equipe para superar os desafios.

  • C.

    O referido jogo é adequado para turmas mistas, formadas por alunos de ambos os sexos, desde que se coloquem como adversários somente alunos do mesmo sexo.

  • D.

    Esse jogo utiliza um sistema de contagem de pontos fácil de ser colocado em prática, viabilizando que a apuração seja realizada pelos próprios alunos.

Na corrida de revezamento em círculos, os alunos são divididos em dois grupos e formam dois círculos de jogadores, sentados no chão com as pernas cruzadas. É dado um bastão a um jogador de cada grupo. Após o sinal de início, os jogadores que seguram o bastão levantam-se e correm em torno do círculo até retornar ao seu lugar. Entregam o bastão para o jogador seguinte, que deve esperar sentado. O jogador que entrega o bastão deve sentar-se e o que recebe o bastão repete a ação do primeiro e assim sucessivamente até o último jogador. Os jogadores não podem parar; as duas equipes devem terminar juntas e realizar a tarefa no menor tempo possível. Os jogadores podem modificar livremente sua posição.

Acerca das circunstâncias pedagógicas criadas pela realização do jogo descrito acima, é correto afirmar que esse jogo

  • A.

    impede que os jogadores corram o mais próximo possível da sua velocidade máxima.

  • B.

    retira a motivação que os jogadores sentem de participar em atividades competitivas.

  • C.

    expõe os educandos com dificuldades motoras a uma situação de constrangimento.

  • D.

    desloca a competição contra o outro para a solução coletiva da situação-problema.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...