Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência às principais características da abordagem psicomotora da educação física, que permitem diferenciá-la da abordagem desenvolvimentista, julgue os itens abaixo.
I O aprendizado do movimento é o principal meio e fim específico da educação física, o que pode também contribuir para a identificação de talentos esportivos.
II As experiências de movimento devem estar hierarquicamente adequadas ao nível de desenvolvimento dos educandos a fim de que a aprendizagem seja alcançada.
III Há preocupação com a formação integral do educando, considerando-se o ato de aprender como fruto da integração de processos cognitivos, afetivos e motores.
IV Há o reconhecimento da importância das atividades corporais no aprendizado escolar, com destaque no amadurecimento da prontidão maturacional para alfabetização.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
A abordagem construtivista da educação física
I respeita o universo cultural dos educandos e explora a gama múltipla de possibilidades educativas da atividade lúdica infantil.
II propicia uma leitura crítica das contradições da realidade social a partir do resgate histórico e da contextualização das práticas corporais.
III considera o conhecimento corporal prévio que a criança possui antes de entrar para a escola e a importância da sua participação ativa na solução de problemas.
IV questiona o caráter alienante da educação física na escola, propondo um modelo de superação das contradições e injustiças sociais.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
O compromisso da educação física em contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos educandos mediante a disseminação de conhecimentos, o ensino de procedimentos e o desenvolvimento de atitudes favoráveis a um estilo de vida ativo e saudável está relacionado com diversos aspectos além da aptidão física propriamente dita. De acordo com esse princípio,
a valorização de conhecimentos relativos à construção da auto-estima e da identidade pessoal conduz ao respeito pelas diferenças corporais em lugar da imposição de um padrão estético.
a apreciação do esporte-espetáculo permite identificá-lo como sinônimo de saúde e bem-estar, reforçando uma relação direta de causa e efeito de caráter linear e incondicional.
a atividade física está necessariamente vinculada ao consumo de determinados bens e serviços, tais como equipamentos de ginástica, academias e complementos alimentares.
a transmissão de informações científicas sobre o corpo contribui de forma acertada e inequívoca para a alteração ou construção de comportamentos favoráveis à proteção e à promoção da saúde do educando
Assinale a opção correta a respeito da abordagem do tema meio ambiente nas aulas de educação física.
As orientações acerca dos cuidados com o próprio organismo distanciam-se da discussão sobre o meio ambiente, que diz respeito aos aspectos exteriores e não inclui as pessoas.
Nas atividades corporais praticadas próximas da natureza, é importante adotar uma atitude comprometida com a minimização das marcas deixadas pelo homem no meio ambiente.
Os esportes de aventura incentivam a proximidade com a natureza, não envolvem recursos sofisticados nem geram conseqüências negativas como poluição sonora, visual e ambiental.
A preocupação com o meio ambiente restringe-se aos ecossistemas naturais, excluindo dessa dimensão a utilização tanto dos espaços da escola como das áreas urbanas próximas.
É possível fazer uma associação entre a incidência de erros no desempenho e os estágios de aquisição de uma nova habilidade motora. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
No estágio inicial de aprendizagem, o aprendiz é capaz de detectar e corrigir alguns dos seus próprios erros no desempenho.
No estágio intermediário de aprendizagem, o aprendiz ainda apresenta uma quantidade elevada de erros no desempenho.
Após a automatização do movimento, a aprendizagem é interrompida e o indivíduo deixa de cometer erros no desempenho.
No estágio final de aprendizagem, o aprendiz pode concentrar-se nos erros que ocorrem nas fases mais críticas e difíceis do movimento.
O conhecimento dos sistemas de classificação das habilidades motoras favorece a aplicação dos princípios de aprendizagem mais adequados para cada caso. Assinale a opção correta quanto aos critérios e termos de classificação dessas habilidades.
As habilidades motoras abertas, como o futebol, ocorrem em um ambiente estável e previsível, enquanto as fechadas, como o boliche, ocorrem em ambiente variável e imprevisível.
As habilidades motoras discretas têm um fim e um início facilmente definidos, como o arremesso de peso, enquanto as contínuas, como a corrida, não têm um início ou um fim específicos.
As habilidades motoras finas, como a coordenação oculomotora, envolvem a grande musculatura na realização do movimento, enquanto as globais, como o pular, exigem o controle dos músculos pequenos.
Nas habilidades motoras de circuito aberto, a informação sobre o resultado pode ser usada no ajuste da ação durante o próprio movimento, enquanto, nas de circuito fechado, a informação de retorno somente pode ser aplicada na próxima tentativa.
A seleção de conteúdos adequados a uma concepção aberta de ensino da educação física deve levar em consideração alguns princípios didáticos. Tais princípios não incluem atividades que
sigam modelos de movimentos tecnicamente interligados.
possibilitem a autocondução por parte dos educandos.
valorizem a utilização do potencial de realização dos educandos.
promovam a interação social e a comunicação entre os educandos.
A adoção de uma concepção aberta no ensino da educação física deve vencer alguns preconceitos. Assinale a opção que não retrata uma compreensão preconceituosa do ensino aberto.
Não é preciso fazer planejamento.
O aluno pode fazer o que quiser.
Não se aprende coisa alguma.
O professor atua como conselheiro.
Nas raízes históricas da cultura ocidental, de que o Brasil faz parte, destaca-se a influência da civilização grega na formação do homem valorizada pelo pleno desenvolvimento intelectual, corporal e artístico. Na Grécia helênica, a política tinha como objetivo a formação do homem para o exercício da cidadania pela democracia. No campo do corpo, tanto a estética, a valorização da prescrição de orientações à dieta alimentar, quanto a importância de exercitar-se pela ginástica, foram componentes necessários na visão grega para a formação do seu cidadão pleno.
Julgue os itens subseqüentes com relação às idéias apresentadas no texto acima.
Atenas e Esparta tiveram a mesma concepção de ideal de formação do homem grego porque as duas cidades pertenciam à Grécia, que, naquela época, já possuía uma unidade nacional.
Nas raízes históricas da cultura ocidental, de que o Brasil faz parte, destaca-se a influência da civilização grega na formação do homem valorizada pelo pleno desenvolvimento intelectual, corporal e artístico. Na Grécia helênica, a política tinha como objetivo a formação do homem para o exercício da cidadania pela democracia. No campo do corpo, tanto a estética, a valorização da prescrição de orientações à dieta alimentar, quanto a importância de exercitar-se pela ginástica, foram componentes necessários na visão grega para a formação do seu cidadão pleno.
Julgue os itens subseqüentes com relação às idéias apresentadas no texto acima.
Países que hoje são considerados importantes no cenário político e econômico como França, Inglaterra, China e Japão, foram influenciados fortemente pela cultura grega na formação do homem moderno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...