Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas raízes históricas da cultura ocidental, de que o Brasil faz parte, destaca-se a influência da civilização grega na formação do homem valorizada pelo pleno desenvolvimento intelectual, corporal e artístico. Na Grécia helênica, a política tinha como objetivo a formação do homem para o exercício da cidadania pela democracia. No campo do corpo, tanto a estética, a valorização da prescrição de orientações à dieta alimentar, quanto a importância de exercitar-se pela ginástica, foram componentes necessários na visão grega para a formação do seu cidadão pleno.
Julgue os itens subseqüentes com relação às idéias apresentadas no texto acima.
Platão, um dos mais importantes filósofos da antiguidade grega, construiu a Paidéia como a educação comprometida com o desenvolvimento harmônico de duas partes que compunham o homem: a sua alma e o seu corpo.
Nas raízes históricas da cultura ocidental, de que o Brasil faz parte, destaca-se a influência da civilização grega na formação do homem valorizada pelo pleno desenvolvimento intelectual, corporal e artístico. Na Grécia helênica, a política tinha como objetivo a formação do homem para o exercício da cidadania pela democracia. No campo do corpo, tanto a estética, a valorização da prescrição de orientações à dieta alimentar, quanto a importância de exercitar-se pela ginástica, foram componentes necessários na visão grega para a formação do seu cidadão pleno.
Julgue os itens subseqüentes com relação às idéias apresentadas no texto acima.
Os jogos olímpicos, criados pelos gregos, tinham como objetivo a superação e glorificação da grandeza do homem, traduzidos em três palavras emblemáticas: citius, altius e fortius (mais rápido, mais alto e mais forte).
Nas raízes históricas da cultura ocidental, de que o Brasil faz parte, destaca-se a influência da civilização grega na formação do homem valorizada pelo pleno desenvolvimento intelectual, corporal e artístico. Na Grécia helênica, a política tinha como objetivo a formação do homem para o exercício da cidadania pela democracia. No campo do corpo, tanto a estética, a valorização da prescrição de orientações à dieta alimentar, quanto a importância de exercitar-se pela ginástica, foram componentes necessários na visão grega para a formação do seu cidadão pleno.
Julgue os itens subseqüentes com relação às idéias apresentadas no texto acima.
Para Platão, em primeiro lugar, é necessário formar o corpo do homem em sua perfeição, isto é, em sua plenitude, entregando-se, posteriormente, aos cuidados com a alma.
No cenário atual brasileiro, na educação física coexistem várias tendências pedagógicas que, apesar de distintas, têm em comum a apresentação de propostas que possam romper com as concepções tradicionais de ensino, leis como a higienista e a tecnicista. Suraya Darido (2005), em seu livro Educação Física na Escola, analisou as seguintes abordagens ou propostas pedagógicas: psicomotricidade, desenvolvimentista, construtivista, crítico-superadora, saúde renovada e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Segundo a autora, analisar as principais características dessas tendências que permeiam o processo ensino-aprendizagem é fundamental porque a discussão dessas questões com os professores é importante para que se explicitem os pressupostos pedagógicos que estão por trás das atividades do ensino, na busca da coerência entre o que se pensa estar fazendo e o que realmente se faz.
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 56 a 63, relativos às concepções pedagógicas de educação física.
Todas as concepções ou tendências pedagógicas apresentadas no texto compartilham a tentativa de romper com o modelo mecanicista e esportivista de educação física.
No cenário atual brasileiro, na educação física coexistem várias tendências pedagógicas que, apesar de distintas, têm em comum a apresentação de propostas que possam romper com as concepções tradicionais de ensino, leis como a higienista e a tecnicista. Suraya Darido (2005), em seu livro Educação Física na Escola, analisou as seguintes abordagens ou propostas pedagógicas: psicomotricidade, desenvolvimentista, construtivista, crítico-superadora, saúde renovada e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Segundo a autora, analisar as principais características dessas tendências que permeiam o processo ensino-aprendizagem é fundamental porque a discussão dessas questões com os professores é importante para que se explicitem os pressupostos pedagógicos que estão por trás das atividades do ensino, na busca da coerência entre o que se pensa estar fazendo e o que realmente se faz.
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 56 a 63, relativos às concepções pedagógicas de educação física.
Essas concepções pedagógicas, em sua grande maioria, surgiram no início da década de 70 do século XX, período de ascensão do esporte nas aulas de educação física, que passou a ser reconhecido como o conteúdo mais importante.
No cenário atual brasileiro, na educação física coexistem várias tendências pedagógicas que, apesar de distintas, têm em comum a apresentação de propostas que possam romper com as concepções tradicionais de ensino, leis como a higienista e a tecnicista. Suraya Darido (2005), em seu livro Educação Física na Escola, analisou as seguintes abordagens ou propostas pedagógicas: psicomotricidade, desenvolvimentista, construtivista, crítico-superadora, saúde renovada e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Segundo a autora, analisar as principais características dessas tendências que permeiam o processo ensino-aprendizagem é fundamental porque a discussão dessas questões com os professores é importante para que se explicitem os pressupostos pedagógicos que estão por trás das atividades do ensino, na busca da coerência entre o que se pensa estar fazendo e o que realmente se faz.
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 56 a 63, relativos às concepções pedagógicas de educação física.
A abordagem desenvolvimentista enfatiza a aprendizagem do movimento humano mediante a aquisição de habilidades motoras básicas, específicas e complexas. Enfatiza também que, no processo ensino-aprendizagem, deve haver espaço para se discutir com os alunos as problemáticas sociais do país para que estes tenham uma formação crítica e reflexiva.
No cenário atual brasileiro, na educação física coexistem várias tendências pedagógicas que, apesar de distintas, têm em comum a apresentação de propostas que possam romper com as concepções tradicionais de ensino, leis como a higienista e a tecnicista. Suraya Darido (2005), em seu livro Educação Física na Escola, analisou as seguintes abordagens ou propostas pedagógicas: psicomotricidade, desenvolvimentista, construtivista, crítico-superadora, saúde renovada e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Segundo a autora, analisar as principais características dessas tendências que permeiam o processo ensino-aprendizagem é fundamental porque a discussão dessas questões com os professores é importante para que se explicitem os pressupostos pedagógicos que estão por trás das atividades do ensino, na busca da coerência entre o que se pensa estar fazendo e o que realmente se faz.
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 56 a 63, relativos às concepções pedagógicas de educação física.
Embora a abordagem de saúde renovada incorpore hoje o princípio da inclusão de todos os alunos nas aulas de educação física, e não somente os mais aptos, um de seus objetivos é o de favorecer a aquisição, a autonomia e o gerenciamento da aptidão física dos alunos.
No cenário atual brasileiro, na educação física coexistem várias tendências pedagógicas que, apesar de distintas, têm em comum a apresentação de propostas que possam romper com as concepções tradicionais de ensino, leis como a higienista e a tecnicista. Suraya Darido (2005), em seu livro Educação Física na Escola, analisou as seguintes abordagens ou propostas pedagógicas: psicomotricidade, desenvolvimentista, construtivista, crítico-superadora, saúde renovada e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Segundo a autora, analisar as principais características dessas tendências que permeiam o processo ensino-aprendizagem é fundamental porque a discussão dessas questões com os professores é importante para que se explicitem os pressupostos pedagógicos que estão por trás das atividades do ensino, na busca da coerência entre o que se pensa estar fazendo e o que realmente se faz.
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 56 a 63, relativos às concepções pedagógicas de educação física.
A abordagem crítico-superadora em educação física teve como referência educadores como Jean Piaget e Le Bouch.
No cenário atual brasileiro, na educação física coexistem várias tendências pedagógicas que, apesar de distintas, têm em comum a apresentação de propostas que possam romper com as concepções tradicionais de ensino, leis como a higienista e a tecnicista. Suraya Darido (2005), em seu livro Educação Física na Escola, analisou as seguintes abordagens ou propostas pedagógicas: psicomotricidade, desenvolvimentista, construtivista, crítico-superadora, saúde renovada e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Segundo a autora, analisar as principais características dessas tendências que permeiam o processo ensino-aprendizagem é fundamental porque a discussão dessas questões com os professores é importante para que se explicitem os pressupostos pedagógicos que estão por trás das atividades do ensino, na busca da coerência entre o que se pensa estar fazendo e o que realmente se faz.
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 56 a 63, relativos às concepções pedagógicas de educação física.
São conteúdos procedimentais da abordagem desportivista o desenvolvimento do esquema corporal, a consciência corporal, a lateralidade e estruturação espacial e temporal.
No cenário atual brasileiro, na educação física coexistem várias tendências pedagógicas que, apesar de distintas, têm em comum a apresentação de propostas que possam romper com as concepções tradicionais de ensino, leis como a higienista e a tecnicista. Suraya Darido (2005), em seu livro Educação Física na Escola, analisou as seguintes abordagens ou propostas pedagógicas: psicomotricidade, desenvolvimentista, construtivista, crítico-superadora, saúde renovada e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Segundo a autora, analisar as principais características dessas tendências que permeiam o processo ensino-aprendizagem é fundamental porque a discussão dessas questões com os professores é importante para que se explicitem os pressupostos pedagógicos que estão por trás das atividades do ensino, na busca da coerência entre o que se pensa estar fazendo e o que realmente se faz.
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 56 a 63, relativos às concepções pedagógicas de educação física.
Historicamente, a proposta pedagógica higienista, que tinha como lema mens sana in corpore sano, apareceu no panorama da educação física brasileira antes da tendência esportivista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...