Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Soler, em Educação Física Escolar, falar sobre jogo na escola é uma tarefa árdua, pois o espaço escolar na maioria das vezes não permite a presença do jogo. Existe toda uma organização escolar que impede o movimento, alegria e descontração, partindo do pressuposto de que pessoas imóveis aprendem melhor. Através do jogo, conseguimos uma melhor _____________, o trabalho em grupo é _____________, a imaginação é ______________, o prazer é muito ______________ em estar na escola, a _______________ ajuda a aprender (...).
As lacunas do trecho acima ficam correta e respectivamente preenchidas por:
familiarização reprimido experenciada grande alegria
individualização proibido reprimida pequeno necessidade
convivência necessário desenvolvida menor rigidez
socialização reforçado trabalhada maior fantasia
particularização exclusivo ponderada discutível solidão
Educação Física - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Os nutrientes são substâncias químicas utilizadas para as mais diversas funções fisiológicas no nosso corpo. Entretanto, os nutrientes energéticos são somente
carboidratos, gorduras, proteínas.
carboidratos, minerais, água.
minerais, água, proteína.
minerais, vitaminas, gorduras.
carboidratos, proteínas, vitaminas.
Educação Física - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
São aspectos que caracterizam a dança no contexto da escola
1. deve priorizar os movimentos naturais, os aspectos lúdicos do movimento e a expressão criadora do movimento como fatores de comunicação.
2. pode-se desenvolver os quatro impulsos primários que o ser humano possui, que são o sentimento, o ritmo, o movimento e a expressão.
3. por meio da dança praticada nas aulas de educação física escolar, é possível que o educando consiga desenvolver, eficazmente, sua capacidade de decodificar mensagens expressas numa linguagem sem sons verbalizados.
4. deve priorizar a técnica de manifestações corporais consagradas como o balé clássico, o jazz e outros, tornando assim a educação física escolar como ambiente preparatório para futuros bailarinos e bailarinas.
Os aspectos que realmente relacionam-se à Dança no contexto da escola são somente
1, 2
2, 3, 4
3, 4
1, 2, 3
2, 4
Educação Física - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
A obesidade tem sido considerada uma das doenças mais graves no mundo e relaciona-se com outras mais como a diabetes, coronariopatia e hipertensão, por exemplo. Sobre esta temática os profissionais de educação física devem saber que
o exercício mantém baixo o conteúdo gorduroso total do corpo.
um consumo excessivo de alimentos proporciona um equilíbrio energético negativo.
um valor de índice de massa corporal (IMC) abaixo de 40 kg/m2 é considerado frequentemente como indicador de obesidade.
evidências sugerem que o excesso de comida durante a adolescência pode causar hiperplasia dos adipócitos, fator que pode facilitar uma obesidade no futuro.
para uma determinada ingestão alimentar permitir uma redução ponderal, a atividade física deverá ser além das possibilidades de adaptação do indivíduo, produzindo um equilíbrio energético negativo.
Educação Física - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Sabe-se que nas aulas de educação física escolar, determinada turma foi dividida em grupos. A partir da realização do toque no voleibol, eles deveriam analisar o movimento realizado e depois descrevê-lo. A resposta correta foi apresentada pelo grupo
1: quando for dado o toque na bola, todo o corpo deve participar do movimento. O contato será sutil com a parte interna dos dedos e ocorrerá uma pequena flexão e extensão do punho, estando a bola acima da cabeça.
2: o executante deverá posicionar-se lateralmente a bola. Só realizará o toque no momento oportuno para que não seja caracterizada sua a condução. Ao realizar o toque, objetivar um movimento ascendente, projetando a bola para frente.
3: deve-se estar totalmente sob a bola com os membros inferiores em extensão completa e braços abaixo da linha do ombro. O toque é feito para frente, visando dificultar a recepção do outro membro da equipe.
4: o contato com a bola deve ser feito com o antebraço, entre os punhos e os cotovelos. No final do movimento, o corpo deve ser direcionado para onde foi enviada a bola e realizada uma flexão parcial dos cotovelos.
5: os pés devem estar posicionados paralelamente, sendo que a perna contrária ao braço realizará o toque um pouco mais a frente. A bola deve ser segura pelo jogador, estendendo o cotovelo com um movimento vigoroso e preciso.
Educação Física - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Associe as colunas relacionando os erros com as formas de correção da marcha atlética. Erros:
1. Perda de contacto com o solo ou flutuação, provocando a fase aérea proibida na marcha atlética.
2. Insuficiente movimentação de membros superiores.
3. Flexão do(s) membro(s) inferior(es) ou desbloqueio.
4. Movimento do quadril para os lados. Correções:
( ) Realizar o movimento de forma lenta, com passadas curtas, no plano e em aclive, de modo que o marchador possa sentir a total extensão das articulações dos joelhos.
( ) Segurar um bastão em cada uma das mãos e exagerar o movimento dos braços, aumentando a amplitude e a frequência da passada.
( ) Realizar o movimento de forma mais lenta, dando ênfase aos movimentos do quadril, em boa sincronia com os ombros, para garantir que isso aconteça.
( ) Andar sobre uma linha reta, com um colega monitorando o movimento do quadril com dois bastões colocados na lateral da pelve do marchador.
A sequência está correta em
3, 2, 1, 4
1, 2, 4, 3
2, 3, 4, 1
4, 1, 2, 3
1, 4, 3, 2
Educação Física - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Trata-se de uma arrumação de palavras sem acompanhamento de melodia, mas às vezes é rimada e, nesse caso, a emissão da voz obedece a um ritmo que a própria metrificação das sílabas lhe empresta. Sua finalidade é ensinar algo à criança ou entretê-la. As ________________, embora se aproxime do acalanto, possuem ritmo e não música; usadas para decorar nomes ou números e ainda para exercitar a boa pronúncia da criança. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação anterior.
ladainhas
cantigas de roda
parlendas
anedotas
falas míticas
Educação Física - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Considere as afirmativas sobre o jogo de voleibol.
1. Seis substituições é o máximo permitido por equipe por set. Um ou mais jogadores podem ser substituídos ao mesmo tempo.
2. Interrupções regulamentares do jogo podem ser solicitadas pelo técnico, ou na ausência do técnico, pelo capitão em jogo, e somente por eles.
3. Cada equipe tem direito ao máximo de dois tempos e seis substituições em cada set.
4. Um bloqueio coletivo é executado por dois ou três jogadores próximos entre si e é efetivo quando um deles toca a bola.
As situações que realmente são permitidas no jogo de voleibol são
1, 3
3, 4
2, 3, 4
1, 2, 3
1, 2, 3, 4
Educação Física - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
No futsal, a bola continuará em jogo quando
tocar no teto de uma quadra coberta.
a partida for interrompida pelo árbitro.
tocar nos árbitros colocados dentro da quadra.
atravessar pelo alto as linhas laterais ou de meta.
perder sua condição normal durante o transcorrer da partida.
As capacidades motoras condicionais são capacidades ligadas ao processo energético e metabólico determinadas pela obtenção e transformação de energia. Elas referem-se à potencialidade individual para a execução de habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo treinamento. Assinale a alternativa que não corresponde a uma capacidade motora condicional:
Coordenação.
Força.
Velocidade.
Resistência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...