Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que o comportamento reflexo infantil pode ser usado como ferramenta de diagnóstico efetivo para avaliação da integridade do sistema nervoso central, analise as afirmativas a seguir.
I - O crescente controle cortical permite ao neonato normal erguer sua cabeça da posição prostrada.
II - A completa ausência de um reflexo é usualmente menos significativa do que um reflexo que perdure por tempo demasiado.
III - Um reflexo que provoque reação mais forte em um lado do corpo do que no outro pode indicar disfunção do sistema nervoso central.
IV - O reflexo de Moro está presente do nascimento até os dois anos de idade, sendo posteriormente substituído pelo reflexo de choque.
V - O reflexo de Babinski é provocado por um choque na sola do pé do bebê, estando presente a partir do quarto mês de vida.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
Somente as afirmativas II, IV e V são corretas.
Somente as afirmativas III, IV e V são corretas.
Somente as afirmativas I, III e V são corretas.
Os eventos esportivos podem ser classificados de acordo com os seguintes critérios: categoria, área de interesse e tipo. Numere a coluna 2 identificando as subdivisões dos critérios para a elaboração de eventos esportivos apresentados na coluna 1.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
III II I I II III
I III II II III I
II I III I III II
II III I III I II
I III II II I III
Considerando o cerimonial de abertura de um determinado evento esportivo em que serão hasteadas quatro bandeiras oficiais, assinale a alternativa CORRETA quanto ao posicionamento das bandeiras, de acordo com a visão do público.
A Educação Física Adaptada é uma área da Educação Física que tem como objeto de estudo a motricidade humana para as pessoas com necessidades educativas especiais. Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação à Educação Física Adaptada.
( ) A Educação Física Adaptada para portadores de deficiência não se diferencia da Educação Física em seus conteúdos, mas compreende técnicas, métodos e formas de organização que podem ser aplicados ao indivíduo deficiente.
( ) Todo programa de Educação Física deve conter desafios para todos os alunos, permitir a sua participação, respeitar suas limitações, promover sua autonomia e enfatizar a competição.
( ) A realização de atividades com crianças, principalmente aquelas que envolvem jogos, deve ter um caráter lúdico e favorecer situações em que a criança aprenda a lidar com seus fracassos e seus êxitos.
( ) Ao analisar a capacidade motora dos alunos portadores de deficiências, o professor de Educação Física deve também considerar a atuação das habilidades cognitivas deles durante todo o processo.
( ) Alunos com lesão medular e usuários de cadeira de rodas com disreflexia ou hiperreflexia autonômica não devem participar das aulas de Educação Física.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V - V - F - V - V
F - F - V - F - V
V - F - V - V - F
F - V - F - V - F
V - F - V - F - F
Leia o texto abaixo e analise as afirmativas que seguem. Muitas sociedades em todo o mundo são caracterizadas pela insatisfação crescente, estresse, tédio, falta de atividade física, falta de criatividade e alienação na vida cotidiana das pessoas. Todas essas características podem ser aliviadas pela participação em atividades de lazer (Carta internacional de educação para o lazer, 1993). Assim, a recreação tem sido abordada como um composto predominante do lazer preenchendo de maneira significativa o tempo livre do indivíduo durante o transcorrer da vida.
I - A recreação deve ser encarada pelo praticante como um fim em si mesma sem que se esperem benefícios ou resultados específicos.
II - O lazer deve ser vivenciado com a preocupação de um bom desempenho nas atividades praticadas.
III - A recreação/atividade deve ser escolhida livremente e praticada espontaneamente, segundo o interesse próprio e não pela imposição do outro.
IV - A constituição do campo do lazer surgiu na segunda metade do século XIX devido à preocupação com a ocupação saudável e produtiva do tempo livre.
V - O lazer não é considerado um direito social, pois não consta na Constituição brasileira de 1988.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I, IV e V são corretas.
Somente as afirmativas II, III e V são corretas.
Somente as afirmativas III, IV e V são corretas.
Somente as afirmativas III, IV e V são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
João Batista Freire (1992), ao discorrer sobre o papel da Educação Física no desenvolvimento motor infantil, manifesta sua discordância quanto à crença de que podemos e devemos padronizar os movimentos das crianças.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V V V V F.
F F V F F.
V F F F V.
V V F F F.
F V F F F.
Considere o exemplo de atividade a seguir:
As crianças deitadas no chão, ao som de um pandeiro, levantarão um dos braços. A seguir, ao som de um triângulo (ou outro instrumento), as crianças levantarão o outro braço. A mesma atividade pode ser realizada com os pés. Em seguida, as crianças correm por todo o ginásio. Quando o professor diz: Olá!, as crianças param, buscam o colega mais próximo e o saúdam movendo o braço e a mão: De quantas maneiras podemos cumprimentar um amigo?.
Levando em conta a atividade descrita, assinale a alternativa que indica o objetivo correto desse exercício.
Trabalhar o relaxamento muscular das crianças.
Desenvolver a força muscular das crianças.
Desenvolver o esquema corporal e a lateralidade das crianças.
Trabalhar o tônus muscular.
Trabalhar o condicionamento cardiovascular das crianças.
Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia, retoma questões que no dia a dia do professor continuam a instigar o conflito e o debate entre os educadores, afirmando:
Ensinar é transferir conhecimento.
Ensinar exige consciência, por parte do professor, do acabamento do ser humano, da sua conclusão própria da experiência vital.
Ensinar exige autonomia do ser do educando, ou seja, o professor deve respeitar a curiosidade do aluno, seu gosto estético, sua inquietude, sua linguagem.
Toda prática educativa demanda a existência de sujeitos, o detentor do conhecimento que ensina e o que aprende, em um movimento assimétrico.
A prática educativa é neutra, tem a qualidade de ser apolítica.
Suponhamos que você esteja elaborando um programa de atividades físicas para um grupo de crianças e adolescentes. Para tanto, é necessário conhecer os efeitos do processo maturacional e dos exercícios sobre os tecidos e as funções orgânicas. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.
No final da puberdade, o crescimento dos ossos é concluído devido ao fechamento das cartilagens ósseas.
Os ganhos no aumento de força através de exercícios resistidos são diferentes entre indivíduos pré e pós-púberes.
O ganho de força em indivíduos pré-púberes está mais relacionado a uma adaptação dos mecanismos neurais que ao aumento da massa muscular devido à falta de progesterona.
Acredita-se que o treinamento físico adequado não apresente qualquer influência sobre a maturação do ser humano.
O risco de lesões, durante um treinamento resistido, parece estar mais ligado à má orientação e à execução. Quando existe supervisão adequada, os riscos parecem ser semelhantes aos de outros esportes.
De acordo com a abordagem desenvolvimentista de Go Tani e colaboradores (1988), analise as seguintes assertivas a respeito do desenvolvimento do sistema motor.
I. O pressuposto básico dessa teoria é que o indivíduo desenvolve seu aparato motor a partir do desenvolvimento hierárquico de habilidades.
II. Entende-se por habilidades básicas uma atividade motora com uma meta geral como o arremessar, sendo ela a base para atividades motoras mais avançadas e altamente específicas, como o andar.
III. A partir dos 10 a 12 anos de idade, as crianças já estão aptas a adquirirem habilidades mais específicas, como arremessar.
IV. O desenvolvimento motor trabalha com duas possibilidades de variação: a diversificação do comportamento (variação da quantidade de elementos motor-comportamentais) e a diversificação da complexidade (variação da interação entre os elementos do comportamento motor).
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas I, III e IV.
Apenas II, III e IV.
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