Questões de Educação Física do ano 2012

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Considerando que o comportamento reflexo infantil pode ser usado como ferramenta de diagnóstico efetivo para avaliação da integridade do sistema nervoso central, analise as afirmativas a seguir.

I - O crescente controle cortical permite ao neonato normal erguer sua cabeça da posição prostrada.

II - A completa ausência de um reflexo é usualmente menos significativa do que um reflexo que perdure por tempo demasiado.

III - Um reflexo que provoque reação mais forte em um lado do corpo do que no outro pode indicar disfunção do sistema nervoso central.

IV - O reflexo de Moro está presente do nascimento até os dois anos de idade, sendo posteriormente substituído pelo reflexo de choque.

V - O reflexo de Babinski é provocado por um choque na sola do pé do bebê, estando presente a partir do quarto mês de vida.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

  • B.

    Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

  • C.

    Somente as afirmativas II, IV e V são corretas.

  • D.

    Somente as afirmativas III, IV e V são corretas.

  • E.

    Somente as afirmativas I, III e V são corretas.

Os eventos esportivos podem ser classificados de acordo com os seguintes critérios: categoria, área de interesse e tipo. Numere a coluna 2 identificando as subdivisões dos critérios para a elaboração de eventos esportivos apresentados na coluna 1.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    III – II – I – I – II – III

  • B.

    I – III – II – II – III – I

  • C.

    II – I – III – I – III – II

  • D.

    II – III – I – III – I – II

  • E.

    I – III – II – II – I – III

Considerando o cerimonial de abertura de um determinado evento esportivo em que serão hasteadas quatro bandeiras oficiais, assinale a alternativa CORRETA quanto ao posicionamento das bandeiras, de acordo com a visão do público.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

A Educação Física Adaptada é uma área da Educação Física que tem como objeto de estudo a motricidade humana para as pessoas com necessidades educativas especiais. Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação à Educação Física Adaptada.

( ) A Educação Física Adaptada para portadores de deficiência não se diferencia da Educação Física em seus conteúdos, mas compreende técnicas, métodos e formas de organização que podem ser aplicados ao indivíduo deficiente.

( ) Todo programa de Educação Física deve conter desafios para todos os alunos, permitir a sua participação, respeitar suas limitações, promover sua autonomia e enfatizar a competição.

( ) A realização de atividades com crianças, principalmente aquelas que envolvem jogos, deve ter um caráter lúdico e favorecer situações em que a criança aprenda a lidar com seus fracassos e seus êxitos.

( ) Ao analisar a capacidade motora dos alunos portadores de deficiências, o professor de Educação Física deve também considerar a atuação das habilidades cognitivas deles durante todo o processo.

( ) Alunos com lesão medular e usuários de cadeira de rodas com disreflexia ou hiperreflexia autonômica não devem participar das aulas de Educação Física.

 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V - V - F - V - V

  • B.

    F - F - V - F - V

  • C.

    V - F - V - V - F

  • D.

    F - V - F - V - F

  • E.

    V - F - V - F - F

Leia o texto abaixo e analise as afirmativas que seguem. “Muitas sociedades em todo o mundo são caracterizadas pela insatisfação crescente, estresse, tédio, falta de atividade física, falta de criatividade e alienação na vida cotidiana das pessoas. Todas essas características podem ser aliviadas pela participação em atividades de lazer” (Carta internacional de educação para o lazer, 1993). Assim, a recreação tem sido abordada como um composto predominante do lazer preenchendo de maneira significativa o tempo livre do indivíduo durante o transcorrer da vida.

I - A recreação deve ser encarada pelo praticante como um fim em si mesma sem que se esperem benefícios ou resultados específicos.

II - O lazer deve ser vivenciado com a preocupação de um bom desempenho nas atividades praticadas.

III - A recreação/atividade deve ser escolhida livremente e praticada espontaneamente, segundo o interesse próprio e não pela imposição do outro.

IV - A constituição do campo do lazer surgiu na segunda metade do século XIX devido à preocupação com a ocupação saudável e produtiva do tempo livre.

V - O lazer não é considerado um direito social, pois não consta na Constituição brasileira de 1988.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Somente as afirmativas I, IV e V são corretas.

  • B.

    Somente as afirmativas II, III e V são corretas.

  • C.

    Somente as afirmativas III, IV e V são corretas.

  • D.

    Somente as afirmativas III, IV e V são corretas.

  • E.

    Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

João Batista Freire (1992), ao discorrer sobre o papel da Educação Física no desenvolvimento motor infantil, manifesta sua discordância quanto à crença de que podemos e devemos padronizar os movimentos das crianças.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    V – V – V – V – F.

  • B.

    F – F – V – F – F.

  • C.

    V – F – F – F – V.

  • D.

    V – V – F – F – F.

  • E.

    F – V – F – F – F.

Considere o exemplo de atividade a seguir:

As crianças deitadas no chão, ao som de um pandeiro, levantarão um dos braços. A seguir, ao som de um triângulo (ou outro instrumento), as crianças levantarão o outro braço. A mesma atividade pode ser realizada com os pés. Em seguida, as crianças correm por todo o ginásio. Quando o professor diz: “Olá!”, as crianças param, buscam o colega mais próximo e o saúdam movendo o braço e a mão: “De quantas maneiras podemos cumprimentar um amigo?”.

Levando em conta a atividade descrita, assinale a alternativa que indica o objetivo correto desse exercício.

  • A.

    Trabalhar o relaxamento muscular das crianças.

  • B.

    Desenvolver a força muscular das crianças.

  • C.

    Desenvolver o esquema corporal e a lateralidade das crianças.

  • D.

    Trabalhar o tônus muscular.

  • E.

    Trabalhar o condicionamento cardiovascular das crianças.

Paulo Freire, em seu livro “Pedagogia da Autonomia”, retoma questões que no dia a dia do professor continuam a instigar o conflito e o debate entre os educadores, afirmando:

  • A.

    Ensinar é transferir conhecimento.

  • B.

    Ensinar exige consciência, por parte do professor, do acabamento do ser humano, da sua conclusão própria da experiência vital.

  • C.

    Ensinar exige autonomia do ser do educando, ou seja, o professor deve respeitar a curiosidade do aluno, seu gosto estético, sua inquietude, sua linguagem.

  • D.

    Toda prática educativa demanda a existência de sujeitos, o detentor do conhecimento que ensina e o que aprende, em um movimento assimétrico.

  • E.

    A prática educativa é neutra, tem a qualidade de ser apolítica.

Suponhamos que você esteja elaborando um programa de atividades físicas para um grupo de crianças e adolescentes. Para tanto, é necessário conhecer os efeitos do processo maturacional e dos exercícios sobre os tecidos e as funções orgânicas. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    No final da puberdade, o crescimento dos ossos é concluído devido ao fechamento das cartilagens ósseas.

  • B.

    Os ganhos no aumento de força através de exercícios resistidos são diferentes entre indivíduos pré e pós-púberes.

  • C.

    O ganho de força em indivíduos pré-púberes está mais relacionado a uma adaptação dos mecanismos neurais que ao aumento da massa muscular devido à falta de progesterona.

  • D.

    Acredita-se que o treinamento físico adequado não apresente qualquer influência sobre a maturação do ser humano.

  • E.

    O risco de lesões, durante um treinamento resistido, parece estar mais ligado à má orientação e à execução. Quando existe supervisão adequada, os riscos parecem ser semelhantes aos de outros esportes.

De acordo com a abordagem desenvolvimentista de Go Tani e colaboradores (1988), analise as seguintes assertivas a respeito do desenvolvimento do sistema motor.

I. O pressuposto básico dessa teoria é que o indivíduo desenvolve seu aparato motor a partir do desenvolvimento hierárquico de habilidades.

II. Entende-se por habilidades básicas uma atividade motora com uma meta geral como o arremessar, sendo ela a base para atividades motoras mais avançadas e altamente específicas, como o andar.

III. A partir dos 10 a 12 anos de idade, as crianças já estão aptas a adquirirem habilidades mais específicas, como arremessar.

IV. O desenvolvimento motor trabalha com duas possibilidades de variação: a diversificação do comportamento (variação da quantidade de elementos motor-comportamentais) e a diversificação da complexidade (variação da interação entre os elementos do comportamento motor).

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas III.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas I, III e IV.

  • E.

    Apenas II, III e IV.

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