Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os exageros mencionados no fragmento logo acima, têm sido regidos por alguns profissionais de Educação Física através do princípio da:

  • A. Performance.
  • B. Ludicidade.
  • C. Autonomia.
  • D. Corporalidade.

O Atletismo é estritamente ligado aos movimentos naturais do ser humano de correr, marchar, lançar, arremessar e saltar, e, por isso, é chamado de esporte base. (GONÇALVES, 2007, p. 01). Em relação ao tema abordado analise as afirmativas a respeito do significado dos fundamentos do atletismo.

I. Cada fundamento se materializa em provas específicas.

II. O atletismo por partir de atividades naturais, possibilita o desenvolvimento de movimentos e gestos esportivos, facilitando o aprendizado de suas provas, nas escolas o atletismo se apresenta como uma modalidade que não requer muito material e não traz despesas para o aluno.

III. O atletismo a ser utilizado na escola deve ser considerado como o "préatletismo".

IV. O atletismo a ser utilizado na escola deve ser considerado como o "esporte profissional".

Estão corretas as proposições:

  • A.

    Somente I e II;

  • B.

    Somente I, II e III;

  • C.

    Somente II e III;

  • D.

    Somente I, III e IV.

A respeito do Voleibol é INCORRETA a informação expressa em:

  • A.

    levantamento é a forma de iniciar a jogada;

  • B.

    recepção é a ação de receber o saque do adversário;

  • C.

    ataque é a atividade de passar a bola para o campo contrário, dificultando a defesa;

  • D.

    bloqueio é a interceptação do ataque adversário.

Analise as proposições abaixo colocando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) O hormônio do crescimento (GH), além de ser um potente agente anabólico, estimula diretamente a lipólise.

( ) Como o GH pode promover a lipólise, realizar exercícios regularmente que aumentam sua taxa de secreção pode contribuir para diminuição da obesidade, que é um dos componentes da síndrome metabólica.

( ) No exercício, à medida que os níveis plasmáticos de glicose no sangue vão aumentando, ocorre estimulação da glicogenólise hepática pelo aumento gradual da concentração plasmática de glucagon (7,8).

( ) As endorfinas são um tipo de opióide liberado durante o exercício. Elas estão relacionadas à maior tolerância à dor, ao controle do apetite, à redução da ansiedade, da raiva e da tensão.

A sequência correta encontrada é:

  • A.

    V-V-V-V;

  • B.

    F-V-F-V;

  • C.

    V-V-F-V;

  • D.

    V-F-V-V.

São fatores que afetam o dispêndio de energia de uma pessoa, EXCETO:

  • A.

    termogênese induzida pela dieta;

  • B.

    clima;

  • C.

    gravidez;

  • D.

    altura do indivíduo.

O atletismo é um esporte que na maioria das vezes é negligenciado na Educação Física escolar. Um dos principais motivos é:

  • A.

    a falta de interesse dos alunos;

  • B.

    a falta de infra-estrutura física da maioria das escolas;

  • C.

    a falta de preparação dos professores;

  • D.

    não ser conveniente este tipo de esporte para a Educação Física.

O professor de sala de aula e o professor de Educação Física são frequentemente os primeiros a perceber indicações subjetivas de possíveis dificuldades perceptivo-motoras em crianças da educação infantil e ciclo inicial do Ensino Fundamental. Assim, a validade dessas observações não deve ser ignorada. Quando detectadas tais dificuldades os professores devem buscar atividades que se concentrem nos atrasos específicos demonstrados pelo aluno. Com relação às áreas prejudicadas e possíveis atividades e estratégias de ensino para reverter o quadro de deficit perceptivo-motor, analise as seguintes assertivas:

I. Quando a área prejudicada é consciência corporal, direcional, espacial e temporal, sugerem-se atividades como: brincar seguindo um líder; usar vendas em atividades locomotoras e manipulativas; realizar habilidades locomotoras em ritmos diferentes para seguir o ritmo de um instrumento musical.

II. Quando a área prejudicada é o uso de múltiplas fontes de informação sensorial, sugerem-se atividades como: realizar atividades motoras dentro e fora da água e comparar os movimentos; fazer a criança rolar o corpo em diferentes superfícies e ângulos; usar movimentos com pés descalços em tipos diferentes de superfícies.

III. Quando a área prejudicada é problemas laterais e de centro, sugerem-se atividades como: jogos que envolvem agilidade (mudanças rápidas de direção e precisão); reforçar a noção de centro com atividades de lançamento e rebatidas.

IV. Quando a área prejudicada é o equilíbrio e coordenação, sugerem-se atividades como: incorporar equipamentos como tábuas inclinadas e que balançam; ensinar os alunos a dizer coisas que coincidem com seus movimentos; fazer com que os alunos realizem movimentos particulares sob uma variedade de condições ambientais e de tarefa.

São verdadeiras:

  • A.

    Apenas I, II e III

  • B.

    Apenas II, III e IV

  • C.

    Apenas I, III e IV

  • D.

    Apenas I, II e IV

  • E.

    I, II, III e IV

Sobre as fases do desenvolvimento cognitivo propostas por Jean Piaget, marque (V) para o que for Verdadeiro e (F) para o que for Falso:

( ) Na fase Das Operações Formais o bebê constrói o significado do seu mundo pela coordenação de experiências sensoriais com o movimento.

( ) Na fase Do Pensamento Pré-Operacional a criança pequena demonstra crescente pensamento simbólico pela ligação de seu mundo com palavras e imagens.

 ( ) Na fase Das Operações Concretas a criança raciocina logicamente sobre eventos Concretos e consegue classificar objetos de seu mundo em vários ambientes.

( ) Na fase Sensório-Motora o adolescente é capaz de raciocinar logicamente e de maneira mais abstrata e idealista.

A sequência correta é, de cima para baixo:

  • A.

    V – V – F – V

  • B.

    F – V – F – V

  • C.

    F – V – V – F

  • D.

    F – F – V – V

  • E.

    V – V – F – F

O professor deve contemplar a brincadeira como princípio norteador das atividades didático-pedagógicas, possibilitando às manifestações corporais encontrarem significado pela ludicidade presente na relação que as crianças mantêm com o mundo. A atividade lúdica dentro da sala de aula fornece à criança um ambiente agradável, motivador que possibilita a aprendizagem de várias habilidades, além de trabalhar estas habilidades na criança, ajudará no desenvolvimento da criatividade, na inteligência verbal-linguística, coordenação motora, dentre outras.

Enumere a coluna de baixo de acordo com as capacidades desenvolvidas listadas na coluna de cima:

I. Lateralidade

II. Equilíbrio e coordenação

III. Consciência corporal

( ) atividades de equilíbrio estático ou dinâmico com os olhos abertos, fechados e com os olhos fixos em algum alvo (parado ou em movimento).

( ) usar saquinhos de areia em brincadeiras do tipo encostar um saquinho posto na mão direita numa parte do corpo localizada do lado esquerdo.

( ) construir percursos com obstáculos, aberturas estreitas, barreiras para saltar ou passar por baixo, usando superfícies diferentes.

A sequência correta é, de cima para baixo:

  • A.

    I – II – III

  • B.

    II – III – I

  • C.

    III – II – I

  • D.

    II – I – III

  • E.

    III – I – II

Com relação à especificidade do Basquetebol, marque a alternativa correta:

  • A.

    O basquetebol apresenta fundamentos que são compatíveis com os movimentos do cotidiano do ser humano: andar, correr, quicar, lançar e receber, arremessar, saltar, mas há outros como a posição básica, giros, fintas e bloqueios.

  • B.

    O basquetebol é jogado por duas equipes de sete jogadores cada uma, tendo como objetivo jogar a bola dentro da cesta do oponente e evitar que o oponente obtenha o controle da bola ou faça pontos.

  • C.

    Na execução do passe de peito o jogador recebe a bola com o pé direito no solo (pé esquerdo deve estar à frente), deve dar outro passo e saltar com impulso na perna esquerda. Simultaneamente, deve elevar a bola progressivamente; quando atingir o ponto mais alto do salto, a mão direita que segura a bola por baixo completará o movimento, lançando a bola em direção à cesta.

  • D.

    Para realizar a bandeja o jogador deve estar parado na posição básica, com o pé direito um pouco à frente e o peso do corpo igualmente distribuído nas duas pernas. A bola é trazida junto ao rosto. A mão direita deve ficar por trás da bola e ao mesmo tempo ocorre extensão das pernas e tronco.

  • E.

    No passe por cima da cabeça a bola é segura por ambas as mãos e os cotovelos devem permanecer junto ao corpo; há a extensão horizontal dos braços à frente na altura do peito em direção a quem vai receber a bola.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...