Questões de Educação Física do ano 2015

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao realizarmos exercícios físicos em condições ambientais adversas (altas temperaturas e elevada umidade relativa do ar), nosso organismo ativa mecanismos para minimizar a velocidade de elevação da temperatura corporal e preservar relativamente o volume plasmático. Com base no assunto abordado e conhecimentos associados, é INCORRETO afirmar:

  • A. Principalmente quando a taxa de produção de suor está elevada, a secreção de aldosterona é aumentada.
  • B. Se o exercício físico for praticado ao ar livre, a sudorese é o principal mecanismo de dissipação do excesso de calor corporal.
  • C. De maneira geral, na condição ambiental apresentada no enunciado, ocorrerá vasodilatação periférica e vasoconstrição central.
  • D. À medida que a temperatura corporal e a produção de suor são aumentadas durante o exercício, o hormônio antidiurético armazenado na hipófise posterior é liberado na corrente sanguínea.

À medida que a intensidade do exercício aumenta, aumenta-se a taxa de trocas gasosas e, em consequência, a ventilação pulmonar também será aumentada. Em relação ao aumento da ventilação pulmonar, é INCORRETO afirmar:

  • A. Exige modificação na atividade excitatória e inibitória em nível pontino e bulbar.
  • B. Reflete a taxa de estimulação dos quimioceptores centrais e periféricos.
  • C. Deve-se somente à elevação da frequência respiratória.
  • D. É elevada à medida que a pressão parcial do dióxido de carbono aumenta.

São considerados fatores que podem comprometer o desempenho durante as práticas esportivas de uma maneira geral, EXCETO

  • A. Tamponamento satisfatório do ácido lático.
  • B. Diminuição expressiva do glicogênio muscular esquelético.
  • C. Aumento acentuado da temperatura corporal interna.
  • D. Desidratação acentuada.

Para que o alcance dos objetivos do ensino da Educação Física na escola seja concretizado, várias medidas devem ser consideradas. De grande relevância nesse processo é a articulação entre objetivos traçados e conteúdos selecionados. São critérios de seleção de conteúdos coerentes com a articulação mencionada acima, EXCETO

  • A. Diferenciação por sexo.
  • B. Características da própria área do conhecimento.
  • C. Relevância social.
  • D. Características dos alunos.

Abaixo são apresentados alguns objetivos da Educação Física no Ensino Fundamental. Analise-os.

I - Participar de atividades de natureza relacional, reconhecendo e respeitando suas características físicas e de desempenho motor, bem como a de seus colegas, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais.

II - Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando uma postura despojada de preconceitos ou discriminações por razões sociais, sexuais ou culturais.

III - Saber diferenciar os contextos amador, recreativo, escolar e o profissional, reconhecendo e evitando o caráter excessivamente competitivo em quaisquer desses contextos.

Acerca dos objetivos apresentados, estão CORRETAS as afirmativas

  • A. I e II, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. I, II e III.

Em relação ao conteúdo jogos, é INCORRETO afirmar:

  • A. Podem assumir um caráter competitivo, cooperativo ou recreativo.
  • B. É comum a adaptação em suas regras em função da estrutura física disponível.
  • C. Englobam brincadeiras regionais, jogos de tabuleiro e de mesa.
  • D. Partindo dos padrões de percepção-ação no jogo cooperativo, nota-se que o clima do jogo é carregado de tensão e estresse.

A avaliação do ensino-aprendizagem ainda é um tema muito polêmico em todas as áreas da educação. O fragmento de texto abaixo retrata uma modalidade de avaliação. Leia-o. “Avaliação aplicada no decorrer do processo de ensino-aprendizagem, servindo como uma estratégia de monitoramento que objetiva informar sobre o rendimento do aluno, as deficiências na organização do ensino e os possíveis ajustes necessários no planejamento de ensino para atingir os objetivos propostos” . Sobre o exposto no fragmento de texto, é CORRETO afirmar:

  • A. Representa a clássica ideia da avaliação somativa.
  • B. Caracteriza a avaliação formativa.
  • C. Traz a essência da avaliação diagnóstica.
  • D. Busca o alinhamento entre os aspectos meritocráticos, da avaliação somativa, e processuais, da avaliação formativa.

A demonstração e a instrução verbal são amplamente usadas para comunicar ao praticante como desempenhar uma habilidade motora. Nesse contexto, o uso de pistas verbais tem relevante destaque. Sobre as pistas verbais, é INCORRETO afirmar:

  • A. Chamam a atenção da pessoa para a informação reguladora importante no desempenho da habilidade.
  • B. Têm como característica o uso de poucas palavras.
  • C. Normalmente, usam frases maiores, destacando os pontos mais importantes da habilidade.
  • D. Devem ser cuidadosamente cronometradas para preparar o desempenho, sem interferir nele.

As proposições I, II e III trazem informações gerais a respeito do feedback. Analise-as.

I - Fornece informação a respeito das características do movimento, que conduzem ao resultado do movimento ou ao desempenho da habilidade.

II - Fornecido enquanto a pessoa está executando um movimento ou desempenhando uma habilidade.

III - Fornece informação sobre o resultado de um movimento ou desempenho de uma habilidade.

Acerca das proposições apresentadas, é CORRETO afirmar:

  • A. I refere-se ao conhecimento de resultados; II refere-se ao feedback aumentado terminal; e III refere-se ao conhecimento de desempenho.
  • B. I caracteriza o feedback aumentado resumido; II refere-se conhecimento de resultados; e III caracteriza o conhecimento de desempenho.
  • C. I refere-se ao conhecimento do desempenho; II refere-se ao feedback aumentado concomitante; e III refere-se ao conhecimento de resultados.
  • D. I caracteriza o feedback intrínseco à tarefa, II refere-se ao feedback aumentado terminal e III refere-se ao feedback aumentado concomitante.

Na tentativa de entender toda a complexidade do comportamento motor, diferentes abordagens foram surgindo e compondo o que conjuntamente denomina-se de Teoria da Ação. A esse respeito, leia o fragmento de texto abaixo.

“À medida que se varia o ângulo da articulação, varia a tensão, tanto no agonista como no antagonista. Contudo, em determinado ângulo, essa tensão é semelhante”.

Sobre o fragmento de texto apresentado, é CORRETO afirmar:

  • A. Caracteriza a abordagem do ponto de equilíbrio.
  • B. Remete-nos claramente à abordagem dos sistemas dinâmicos.
  • C. Traz a ideia central da abordagem de Bernstein.
  • D. Resumidamente, exemplifica a ideia norteadora da abordagem percepção-ação.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...