Questões de Educação Física do ano 2015

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O desenvolvimento das capacidades coordenativas é o foco do processo de ensino-aprendizagemtreinamento na fase universal do sistema de formação esportiva. A respeito do assunto levantado, analise as proposições I e II.

I - A capacidade de determinar o espaço disponível e nele atuar, utilizando todas as suas possibilidades.

II - Implica em saber se relacionar adequadamente com os companheiros, adversários e com o objeto central do jogo.

Sobre o exposto nas proposições I e II, é CORRETO afirmar:

  • A. I caracteriza a capacidade de mudança, e II caracteriza a capacidade de diferenciação.
  • B. I e II caracterizam a capacidade de orientação.
  • C. I e II fazem referência à capacidade de diferenciação.
  • D. I faz referência à capacidade de orientação, e II traz a essência da capacidade de equilíbrio.

A partir da junção dos elementos das capacidades motoras e coordenativas, temos as chamadas capacidades mistas. Em I e II são apresentadas informações acerca de uma capacidade mista. Analise-as.

I - Seu treinamento pode ser usado como forma de prevenção de lesões.

II - O não treinamento desta capacidade motora limita a velocidade máxima de movimento e a aprendizagem de novas técnicas.

Em relação ao exposto em I e II, é CORRETO afirmar:

  • A. I e II referem-se à velocidade frequencial.
  • B. I refere-se à resistência de velocidade máxima, e II, à capacidade de reação.
  • C. I e II fazem respectivamente referência às capacidades de diferenciação e de mudança.
  • D. I e II fazem referência à flexibilidade.

Engloba manifestações da cultura corporal que têm como características comuns a intenção de expressão e comunicação mediante gestos e a presença de estímulos sonoros como referência para o movimento corporal.

Sobre o exposto, é CORRETO afirmar:

  • A. Diz respeito exclusivamente às danças.
  • B. Faz referência aos conteúdos ginástica e esportes.
  • C. Caracteriza as atividades rítmicas e expressivas.
  • D. Engloba unicamente as danças folclóricas.

O professor pode construir instrumentos de avaliação para cada conteúdo abordado e objetivo especificado. Entretanto, alguns cuidados devem ser observados durante a construção. Analise os apresentados em I, II, III, e IV.

I - Ser claro o suficiente para que o aluno saiba o que, como e quando será avaliado.

II - Considerar de forma integrada os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

III - Reconhecer o desenvolvimento individual, valorizando o aluno e contribuindo com a sua autoestima.

IV - Incluir a valorização do aluno, não apenas como autoavaliação, mas também como aquele que opina sobre o processo que vivencia.

Sobre os cuidados apresentados de I a IV, estão CORRETAS as afirmativas

  • A. I, III e IV, apenas.
  • B. III e IV, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. I, II, III e IV.

No que se refere à saúde como uma condição humana que abrange as dimensões física, social e psicológica, julgue os itens que se seguem. A qualidade de vida e a promoção da saúde relacionam-se ao fato de o indivíduo ser capaz de realizar tarefas do cotidiano, como subir escadas e carregar objetos, por exemplo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à saúde como uma condição humana que abrange as dimensões física, social e psicológica, julgue os itens que se seguem. Fatores ambientais como temperatura e umidade do ar podem afetar a atividade física habitual e a saúde dos indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à saúde como uma condição humana que abrange as dimensões física, social e psicológica, julgue os itens que se seguem. Os fatores hereditários, como força, velocidade e vigor físico, são responsáveis pela invariabilidade dos níveis de aptidão física presente nas diferentes pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da recreação e do lazer, julgue os itens subsequentes. O lazer apresenta duplo aspecto educativo: pode ser utilizado pelo indivíduo não somente como meio de se educar para um determinado fim (fazer um passeio no museu com a finalidade de adquirir conhecimentos de história, por exemplo), mas também como forma de melhor aproveitar o tempo livre (como aprender a nadar para aproveitar melhor as férias na praia).

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da recreação e do lazer, julgue os itens subsequentes. Embora a educação física formal objetive fundamentalmente a ampliação cultural do estudante, ela se limita, por princípio, a suprir as necessidades primárias desse indivíduo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da recreação e do lazer, julgue os itens subsequentes. O lazer é um conceito moderno que veio associado, no Brasil, ao trabalho, a partir da democratização do Estado após os governos militares.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...