Questões sobre Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento

Lista completa de Questões sobre Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

(Anatomia Humana – Planos Anatômicos) As descrições anatômicas, tanto do corpo humano quanto dos órgãos, são baseadas em 3 planos de secção que passam através do corpo na posição anatômica. Sendo assim, analise as afirmações a seguir e considere (V) verdadeiro ou (F) falso: (___) Plano Sagital divide o corpo em duas porções, direita e esquerda. (___) Plano Sagital divide o corpo em duas porções, superior e inferior. (___) Plano Transversal divide o corpo em duas porções, superior e inferior. (___) Plano Frontal divide o corpo em duas porções, direita e esquerda. (___) Plano Frontal divide o corpo em duas porções, anterior e posterior. Assinale a sequência correta:

    A) V – V – V – V – V

    B) V – F – V – F – V

    C) V – V – F – F – V

    D) F – V – V – V – F

    E) V – V – F – V – F

O processo do desenvolvimento motor dos movimentos é dividido por fases sendo uma delas os movimentos fundamentais onde as crianças estão envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos desenvolvendo habilidades. Sobre o contexto acima assinale a alternativa que corresponde habilidades de estabilidade:

    A) Engloba a manutenção do controle corporal em movimentos que exigem e equilíbrio corporal, uma vez que existe uma ação agindo no centro de gravidade da criança.

    B) Engloba atividades de caminhar, correr, pular, escorregar e saltar obstáculos, onde permitem ao indivíduo se deslocar e movimentar-se no ambiente em que está inserido.

    C) Engloba o relacionamento da criança com objetos, sendo caracterizada pela força que é aplicada neste objeto, tanto para recepção quanto para lançamentos.

    D) Engloba os movimentos de arremessar, chutar, bater e rolar.

Na posição antropométrica, alguns pontos servem como referência para a mensuração das medidas antropométricas, sendo um deles o estiloidal assinale a alternativa correspondente ao mesmo :

    A) Ponto médio, na superfície anterior do punho, da linha horizontal ao nível das epífises estiloides.

    B) Ponto anatômico encontrado na extremidade inferior do esterno.

    C) Localiza-se no ponto mais distal da apófise estilóide do rádio.

    D) Ponto mais anterior dos dedos do pé.

Os diâmetros são definidos como a distância entre as proeminências ósseas definidas através de pontos anatômicos ,medidas que procuram estabelecer distâncias projetadas perpendicularmente ao eixo longitudinal do corpo. Sobre os principais diâmetros analise o contexto a seguir relacionado aos procedimentos , e assinale a alternativa CORRETA: Identifica-se a localização desses pontos percorrendo os dedos a espinha de ambas as escápulas até a sua borda externa e lateral, e a medida é realizada utilizando as hastes do paquímetro ligeiramente voltadas para cima ou para baixo em relação ao plano horizontal.

    A) Bicrista-ilíaca.

    B) Biacromial.

    C) Biepicondilar do fêmur.

    D) Bimaleolar.

O desenvolvimento motor ocorre de forma progressiva durante toda a vida do ser humano, iniciando-se na sua concepção e cessando somente na sua morte. Além disso, esse processo também pode sofrer regressões, especialmente ao considerar também os processos de interação do indivíduo com o meio e com a(s) tarefa(s) e experiência(s) vivenciadas por ele. Diferentes autores sugeriram fases e estágios de desenvolvimento motor com descrições similares. Uma dessas propostas foi sugerida por Gallahue e Ozmun (2005). Para Gallahue e Ozmun (2005) a fase dos movimentos fundamentais corresponde a qual resposta? Assinale a alternativa CORRETA.

    A) Inicia-se na vida intrauterina e vai até os quatro primeiros meses após o nascimento. Essa fase caracteriza-se pela presença de movimentos involuntários, que são a base para o desenvolvimento motor, por meio dos quais ocorrem os primeiros contatos do indivíduo com o meio ambiente.

    B) Vai do nascimento até os dois primeiros anos de vida. Nessa fase, aparecem os primeiros movimentos voluntários que, apesar de imperfeitos e descontrolados, são de suma importância para a aquisição de movimentos mais complexos.

    C) Dos dois aos sete anos de idade. Esses movimentos são consequência dos movimentos rudimentares. Nessa fase, as crianças formam e exploram suas capacidades motoras. Assim, os movimentos fundamentais são básicos para qualquer outra combinação de movimentos.

    D) Dos sete aos 14 anos de idade. Nesse período, a criança/adolescente começa a refinar suas habilidades fundamentais e passa a combiná-las para a execução de inúmeras atividades, sejam cotidianas ou de lazer.

Analise as situações a seguir acerca das ações musculares:


I.Os músculos quadríceps quando um indivíduo está se levantando de uma cadeira, ou os flexores do cotovelo quando um indivíduo está levando um copo até a boca.

II.Os músculos quadríceps quando o corpo está sendo abaixado para sentar-se e os flexores do cotovelo quando o copo é abaixado até a mesa.


Após análise, marque a opção CORRETA:

    A) Ambas sentenças são exemplos de contração excêntrica.

    B) A sentença I é exemplo de contração excêntrica e a II de contração concêntrica.

    C) A sentença I é exemplo de contração concêntrica e a II de contração excêntrica.

    D) Ambas sentenças são exemplos de contração concêntrica.

"A hipertrofia e a hiperplasia são processos metabólicos que acontecem simultaneamente em nosso organismo. Sendo assim, a _______________ pode ser definida como _______________ do volume da fibra muscular, enquanto a _______________ pode ser definida como _______________ na quantidade de fibras musculares."


Complete as lacunas corretamente e marque a opção CORRETA:

    A) Hipertrofia, aumento, hiperplasia, diminuição.

    B) Hiperplasia, diminuição, hipertrofia, aumento.

    C) Hiperplasia, aumento, hipertrofia, aumento.

    D) Hipertrofia, aumento, hiperplasia, aumento.

Devemos nos preocupar em colaborar com o desenvolvimento de três habilidades motoras fundamentais: Locomoção, Estabilidade e Manipulação. Relacione as colunas: Coluna 1 1. Locomoção 2. Estabilidade 3. Manipulação Coluna 2 ( ) Engloba a progressão dos atos de alcançar, segurar e soltar objetos. ( ) É a batalha travada diariamente contra a força da gravidade. ( ) Quando a criança explora os potenciais motores de seu corpo, movendo-se em relação aos espaços onde se encontra. ( ) Essa habilidade dá maior controle sob a musculatura e permite que o indivíduo fique de pé. Assinale a sequência CORRETA:

    A) 3, 2, 1, 2

    B) 3, 1, 2, 2

    C) 1, 2, 3, 2

    D) 2, 1, 2, 3

    E) 3, 2, 2, 1

O processo de desenvolvimento motor pode ser dividido em fases, sendo cada fase possuir alguns estágios: Assinale a alternativa que corresponde a fase de movimentos rudimentares:

    A) Estágio de inibição dos reflexos: movimentos influenciados pelo córtex em desenvolvimento, fazendo com que os reflexos sejam inibidos e gradualmente desapareçam.

    B) Estágio elementar: maior controle e melhor coordenação rítmica dos movimentos fundamentais, mas ainda são geralmente restritos e descoordenados.

    C) Estágio transitório: início da combinação e aplicação das habilidades fundamentais ao desempenho das habilidades motoras especializadas.

    D) Estágio de codificação de informações: atividade motora reflexa/involuntária observável.

Articulações são a reunião de dois ou mais ossos, que permite realizar movimentos, sustentar ou proteger os órgãos, ou que, são uniões funcionais entre os diferentes tipos de ossos do esqueleto. São algumas funções das articulações, EXCETO:

    A) Movimentos.

    B) Plasticidade

    C) Manutenção da postura corpórea.

    D) Sustentação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...