Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

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Sobre a Educação Física e a sua presença na E.J.A., verifique as assertivas e assinala a INCORRETA.

    A) A evasão na E.J.A. é uma realidade de grande parte das escolas. Apesar de a evasão ser multifatorial, constata-se que a Educação Física promove a redução da evasão na E.J.A. por proporcionar prazer, reflexão e benefícios observáveis pelos(as) próprios(as) estudantes.

    B) Exaustos da maratona diária e matriculados no período noturno, há grande resistência por parte dos(as) estudantes da E.J.A. em participar das aulas de Educação Física.

    C) A Educação Física inserida na E.J.A. deve ir ao encontro da abordagem da saúde renovada, buscando se inteirar sobre o que o(a) estudante já conhece com vistas a estimular à adoção de hábitos saudáveis - não só dentro da instituição de ensino, mas por todo o seu cotidiano, e se estendendo ao longo de toda a sua vida.

    D) A Educação Física pode proporcionar na E.J.A. momentos de descontração e aprendizagem, despertando o interesse pela atividade física, demostrando que se pode ter uma vida saudável e ativa a partir das práticas corporais.

Sobre a Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça (componente curricular Educação Física), verifique as assertivas e assinale a correta.

    A) As danças que são abordadas nas aulas de Educação Física devem ser aquelas de interesse do professor, que detém o conhecimento, e não as do contexto comunitário/regional.

    B) O processo de avaliação tem como objetivo tornar os atos de ensinar e aprender produtivos e satisfatórios. É importante ir além de métodos classificatórios, excludentes e não construtivos, com uma abordagem da avaliação focada na obtenção do melhor resultado possível ou na disposição em acolher, necessária ao avaliador.

    C) Brincadeiras e jogos não entram no currículo de Educação Física, pois as atividades propostas pelo professor não devem ser confundidas com um parque de diversões.

    D) As lutas não são ensinadas no âmbito da Educação Física, uma vez que promovem a violência.

Verifique as assertivas referentes à Educação Física na BNCC e assinale a correta.
I. A Educação Física se situa como componente curricular dentro da área de Linguagens. Isso significa que, enquanto componente, a Educação Física não se encerra em si, mas sim faz parte de uma grande área de conhecimento. II. As práticas corporais (por meio das unidades temáticas: Brincadeiras e jogos; Danças; Lutas; Esportes; Práticas corporais de aventura) expressam-se como linguagem corporal. III. É competência específica da Educação Física: refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais IV. É competência específica da Educação Física: identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes.

    A) As assertivas I, II, III e IV são corretas.

    B) Apenas as assertivas I e II são corretas.

    C) Apenas as assertivas III e IV são corretas.

    D) Apenas as assertivas I e III são corretas.

Sobre a história da Educação Física no Brasil - tendências e perspectivas, duas vertentes destacamse: por um lado, as tendências de base biológica, vistas como tecnicistas e funcionalistas; por outro, as tendências críticas, que abordam o movimento sob o aspecto histórico e social. Nesse sentido, assinale a alternativa coerente com a atual perspectiva da BNCC:

    A) A Educação Física deve assumir na escola, a partir das práticas corporais, a função pedagógica na formação integral. Busca, assim, por meio das unidades temáticas (trabalhadas de forma igualitária), possibilitar ao estudante a leitura e a compreensão do universo do movimento humano.

    B) A Educação Física deve trabalhar na promoção da eugenia, pensando na: assepsia social, limpeza corporal e visão biologicista de movimento. A tendência deve ser militarista.

    C) A Educação Física deve formar atletas e os conteúdos devem ser centrados em jogos e esportes.

    D) A Educação Física deve focar na formação de indivíduos fortes e disciplinados, aptos a contribuir para a formação da nação. Assim, a tendência deve ser pedagogicista.

Sobre o papel social da Educação Física na Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça, selecione a alternativa INCORRETA.

    A) A Educação Física no ambiente escolar pode ser retratada como esportes praticados com bola, em especial, o futebol, tendo em vista o contexto cultural brasileiro.

    B) A Educação Física não tem lugar para duvidar da sua função social na escola em torno do sujeito contemporâneo. Enquanto componente curricular, por meio da cultura corporal, desenvolve as competências gerais necessárias à interação e à atuação, considerando as exigências e a complexidade da sociedade atual.

    C) A Educação Física deve considerar a materialidade, a historicidade e a função social do movimento - distanciando-as, definitivamente, do racionalismo técnico instrumental, que concebe o corpo humano puramente como um ente biológico-fisiológico.

    D) A BNCC aborda as práticas corporais, antes de tudo, como “práticas sociais”.

(As Diferentes Tendências Pedagógicas da Educação Física na Escola – Abordagens) Segundo Piaget (1979, p. 193), o desenvolvimento da inteligência não é linear, ou seja, não ocorre por acúmulo de informação. Na visão de Piaget esse desenvolvimento se daria por saltos e por rupturas. Sendo assim, os estágios representam uma lógica da inteligência que será superada radicalmente por um outro estágio, um estágio superior, apresentando assim, uma outra lógica de conhecimento. Ou seja, a inteligência muda de qualidade de acordo com as mudanças de estágio, onde cada um representa uma qualidade dessa inteligência. Assim, de acordo com a teoria piagetiana, os estágios necessariamente são seguidos, de forma que nenhum deles possa ser ignorado. Nesse sentido assinale abaixo a alternativa que elenca corretamente os estágios apresentados por Piaget.

    A) Estágio sensório-motor (0 a 12 meses), estágio pré-operatório (1 a 7 anos) e estágio operatório (7 anos em diante), dentro deste último estágio ocorre uma divisão entre operatório concreto (7 a 10 anos) e operatório formal (10 anos em diante).

    B) Estágio sensório-motor (0 a 24 meses), estágio pré-operatório (2 a 7 anos) e estágio operatório (7 anos em diante), dentro deste último estágio ocorre uma divisão entre operatório concreto (7 a 12 anos) e operatório formal (12 anos em diante).

    C) Estágio sensório-motor (0 a 24 meses), estágio pós-operatório (2 a 7 anos) e estágio operatório (7 anos em diante), dentro deste último estágio ocorre uma divisão entre operatório concreto (7 a 12 anos) e operatório abstrato (12 anos em diante).

    D) Estágio sensório-abstrato (0 a 24 meses), estágio pré-operatório (2 a 7 anos) e estágio operatório (7 anos em diante), dentro deste último estágio ocorre uma divisão entre operatório concreto (7 a 12 anos) e operatório especializado (12 anos em diante).

    E) Estágio sensório-motor (0 a 24 meses), estágio pré-operatório (2 a 8 anos) e estágio operatório (8 anos em diante), dentro deste último estágio ocorre uma divisão entre operatório concreto (8 a 12 anos) e operatório formal (12 anos em diante).

(As Diferentes Tendências Pedagógicas da Educação Física na Escola – Abordagens) Considere a seguinte situação problema: um estudante realizou seu primeiro estágio na Educação Física, com duas turmas. Para cada turma, o professor supervisor foi diferente, bem como suas respectivas fundamentações de abordagens pedagógicas. Nesse sentido, o primeiro professor pautava suas aulas em atividades com finalidades motoras básicas. Portanto, sempre estava acompanhando atentamente a execução das tarefas, identificando possíveis erros e auxiliando para a correção. Já o segundo professor, organizou suas aulas de uma forma diferente. Seu principal objetivo era possibilitar a inserção dos educandos nas aulas, na sociedade e consequentemente, no mundo. Assim, as aulas eram pautadas em um processo de construção conjunta do planejamento, entre alunos e professor. Considerando as aulas apresentadas, avalie as seguintes afirmações: I. As aulas do primeiro professor apresentaram características do uso da abordagem desenvolvimentista, por priorizar práticas com foco motor, bem como corrigir quando necessário, para melhorar o desenvolvimento motor. II. As aulas do segundo professor apresentaram características do uso da abordagem de aula abertas, na qual o planejamento se dá por meio de um processo de co-decisão, entre os sujeitos da aula, buscando a inserção dos alunos nas aulas, na sociedade e no mundo. III. Ambos os professores fizeram uso de abordagens metodológicas importantes para o processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de Educação Física. IV. Os pressupostos das abordagens utilizadas pelo primeiro professor relacionam-se mais à abordagem Plural, que encara o movimento humano enquanto técnica corporal construída culturalmente. Já o segundo professor, utiliza a abordagem Humanista, na qual o professor integra-se efetivamente ao ambiente escolar em que atua, de modo a se constituir em um agente educador, orientador de aprendizagem, com a responsabilidade de promover o crescimento pessoal dos alunos. Diante do exposto, é correto o que se afirma em:

    A) Somente I, II e III.

    B) Somente III.

    C) Somente II e III.

    D) Somente IV.

    E) Todas as afirmações estão corretas.

Para Vago (2009), o predomínio do esporte como conteúdo dos programas escolares de educação física produz um efeito perverso na formação cultural dos estudantes.
São efeitos perversos descritos, EXCETO:

    A) “Analfabetismo” em outras práticas corporais da cultura, como os jogos coletivos.

    B) “Analfabetismo” em outras práticas corporais da cultura, como as danças.

    C) “Analfabetismo” em outras práticas corporais da cultura, como a ginástica (como arte de exercitar o corpo).

    D) “Analfabetismo” em outras práticas corporais da cultura, como a capoeira.

Um dos desafios do professor de educação física na sua intervenção pedagógica é organizar o ensino de forma que os estudantes expandam suas experiências por meio de um rico patrimônio cultural (Vago, 2009).
De acordo com Vago (2009), é CORRETO afirmar que o desafio do professor é organizar o ensino para que seus estudantes realizem o direito de:

    A) Serem ensinados.

    B) Conhecerem, provarem, criarem, recriarem e reinventarem.

    C) Assimilarem a cultura.

    D) Reconhecerem os conteúdos.

É CORRETO afirmar, na perspectiva apresentada por Freitas e Leucas (2009), que “incluir” significa:

    A) Dar sentido e significado à aprendizagem do aluno típico, valorizando as possibilidades de as diferenças serem manifestadas e respeitadas, sem discriminação.

    B) Dar sentido e significado à aprendizagem do aluno deficiente, valorizando as possibilidades de as diferenças serem manifestadas e respeitadas, sem discriminação.

    C) Garantir que o aluno com deficiência tenha acesso ao conhecimento historicamente acumulado, sistematizado, organizado e ampliado.

    D) Garantir que todos os alunos e alunas tenham acesso ao conhecimento historicamente acumulado, sistematizado, organizado e ampliado.

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