Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São Direitos e benefícios do Profissionais de Educação Física:

I- Exercer a Profissão sem ser discriminado por questões de religião, raça, sexo, idade, opinião política, cor, orientação sexual ou de qualquer outra natureza.

II- Auxiliar a fiscalização do exercício profissional

III- Participar de movimentos em defesa da dignidade profissional, principalmente na busca de aprimoramento técnico, cientifico e ético;

IV- Acatar as deliberações emanadas do Sistema CONFEF/CREFs

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    I e III

  • B.

    I e IV

  • C.

    II e III

  • D.

    II e IV

  • E.

    III e IV

  • A.

    1-A; 2-D; 3-C; 4-B.

  • B.

    1-B; 2-D; 3-A; 4-C.

  • C.

    1-B; 2-D; 3-C; 4-A.

  • D.

    1-C; 2-B; 3-D; 4-A.

  • E.

    1-D; 2-A; 3-B; 4-C.

Para que qualquer atividade motora possa ser executada com êxito, necessita-se das capacidades motoras. As capacidades motoras podem ser classificadas em:

  • A.

    condicionais e coordenativas.

  • B.

    perceptivas e sensoriais.

  • C.

    técnicas e preparatórias.

  • D.

    estruturais e funcionais.

  • E.

    finas e amplas.

A noção dos termos de movimento é um dos conhecimentos básicos de anatomia. Marque a opção que especifique o que é a ABDUÇÃO.

  • A.

    Movimento circular de um membro que descreve um cone, combinando os movimentos de flexão, extensão, abdução e adução.

  • B.

    Movimento no plano horizontal, em que a face anterior volta-se para o plano lateral do corpo.

  • C.

    Movimento no plano horizontal afastando-se da linha mediana do corpo.

  • D.

    Movimento no plano frontal, quando um segmento movese para longe da linha central do corpo.

  • E.

    Movimento no plano frontal, a partir de uma posição de abdução de volta à posição anatômica.

Sousa e Altmann (1999), no texto Meninos e Meninas: expectativas corporais e implicações na Educação Física escolar, destacam a importância da intervenção docente visando evitar a exclusão do grupo feminino da prática esportiva e dos jogos. É comum que os professores optem por adaptar as regras, no entanto, mesmo com essas adaptações ocorrem exclusões que são decorrentes

  • A.

    da ausência de interesse do grupo masculino em participar das atividades adaptadas.

  • B.

    da ausência de interesse do próprio grupo feminino em praticar uma modalidade esportiva com regras adaptadas.

  • C.

    do preconceito das meninas em jogar com os meninos por pensarem que certas modalidades esportivas devem ser exclusivas deles.

  • D.

    do preconceito do grupo masculino em jogar com o grupo feminino, pois as adaptações das regras impedem as suas possibilidades de sucesso na atividade.

  • E.

    da quebra da dinâmica de jogo, sendo as meninas consideradas culpadas por isso.

A capacidade de reagir rápida e corretamente a determinados estímulos denomina-se:

  • A.

    expressão motora.

  • B.

    coordenação psicomotora.

  • C.

    automação corporal.

  • D.

    reação motora.

  • E.

    velocidade de coordenação.

Quando giramos a planta do pé para dentro ou medialmente, estamos praticando:

  • A.

    Flexão do tornozelo

  • B.

    Eversão

  • C.

    Inversão

  • D.

    Flexão plantar

  • E.

    Flexão dorsal

Atualmente os adolescentes são atingidos por um bombardeio de ideias e informações sobre as práticas corporais e sobre padrões de saúde e beleza que nem sempre coincidem com o que eles pensam e sentem sobre atividades que gostam de praticar. Diante desse possível conflito entre a cultura dos alunos e as influências dos meios de comunicação sobre os conteúdos das aulas de Educação Física, leia as seguintes frases e assinale a alternativa que expressa a posição da Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Educação Física (2008).

I. Partir do variado repertório de conhecimentos que os alunos já possuem sobre diferentes manifestações corporais e de movimento e buscar ampliá-los, aprofundá-los e qualificá-los criticamente.

II. Não ensinar os conteúdos esportivos tradicionalmente ligados à Educação Física.

III. Levar o aluno, ao longo de sua escolarização e após, a melhores oportunidades de participação e usufruto no jogo, esporte, ginástica, luta e atividades rítmicas, assim como a possibilidades concretas de intervenção e transformação da cultura de movimento.

IV. A Educação Física escolar deve trabalhar com grandes eixos de conteúdos, resumidos e expressos no jogo, no esporte, na ginástica, na luta e na atividade rítmica.

Estão corretas, apenas, as frases

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, III e IV.

Para que as proteínas sejam utilizadas como substrato na formação de compostos de alta energia, elas devem ser crivadas em seus aminoácidos constituintes. As proteínas são formadas por meio da união dos aminoácidos em ligações químicas denominadas:

  • A.

    sinapses

  • B.

    miofibrilas

  • C.

    organelas

  • D.

    peptídicas.

  • E.

    citoplasmas

O liquido sinovial é produzido na membrana sinovial. Quando danificada a membrana sinovial regenera-se. Marque a alternativa que contenha as duas funções do liquido sinovial.

  • A.

    Permitir a articulação os movimentos de deslizar ou escorregar e evitar artrose.

  • B.

    Evitar artrose e nutrir a articulação.

  • C.

    Evitar artrose e nutrir a articulação.

  • D.

    Evitar artrose e lubrificar a articulação.

  • E.

    Lubrificar e nutrir a cartilagem sinovial.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...