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O sistema aeróbico constitui-se de diversas reações químicas que podem ser agrupadas em três séries principais. Nas alternativas abaixo assinale a única opção CORRETA.
Oxidação beta, ciclo de Krebs e ATP.
Sistema de transporte de eléctrons , oxidação beta e ATP.
Oxidação beta, ciclo de Krebs e Sistema de transporte de eléctrons.
Ciclo de Krebs, ATP e Sistema de transporte de eléctrons
Todas as alternativas acima estão corretas.
Com relação à Inclusão nas aulas de Educação Física, é CORRETO afirmar:
Entende-se que inclusão é somente do deficiente físico, que é amplamente discriminado pela sociedade.
Para a Educação Física Inclusiva, há uma caracterização de deficientes e não deficientes, desconsiderando uma análise das diferenças individuais.
O conceito mais amplo de inclusão traduzido como educação para todos abarca todas as diferenças dos indivíduos, de gênero, etnia, cultura, classe social e outra. A garantia de acesso e permanência na escola são fatores altamente inclusivos.
O profissional de Educação Física não tem como participar do processo de inclusão de maneira efetiva, pois, lidar com as diferenças dos discentes nas aulas de Educação Física é muito complexo.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Quando o professor Alencar planejou abordar o tema da atividade física relacionada à saúde, baseou-se em algumas premissas.
Leia as seguintes afirmações:
I. é importante que os alunos saibam identificar as doenças classificadas como doenças hipocinéticas e que saibam como evitá-las por meio da prática da atividade física;
II. a prática de atividade física é acessível a todo cidadão, independentemente das condições socioeconômicas da classe social da qual faz parte;
III. a saúde é direito de todo cidadão, independentemente das condições socioeconômicas da classe social da qual faz parte;
IV. todo cidadão pode escolher entre ter saúde ou não, já que depende unicamente dele a decisão de se exercitar ou de não se exercitar.
São consideradas premissas verdadeiras apenas as mencionadas em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
A avaliação, enquanto processo, tem como finalidade uma tomada de posição que direcione as providências para a remoção das barreiras identificadas, sejam as que dizem respeito à aprendizagem e/ou à participação dos educandos, sejam as que dizem respeito a outras variáveis extrínsecas a eles e que possam estar interferindo em seu desenvolvimento global. Para Jussara Maria Lerch Hoffmann, o paradigma de avaliação que se opõe ao paradigma sentencioso, classificatório é denominado de:
Avaliação Final.
Avaliação Mediadora.
Avaliação Classificatória.
Avaliação Classificatória.
Assinale a alternativa incorreta acerca da importância do desenvolvimento perceptivo-motor na criança.
Somente o desenvolvimento perceptivo-motor correto garantirá à criança uma concepção mais ajustada sobre o mundo externo que a rodeia.
Dificuldades de aprendizagem simbólica refletem em uma deficiente noção temporal, e podem ser ajustadas caso se foque na aprendizagem espacial para a organização do sistema sensório-motor da criança.
Qualquer aprendizagem escolar, quer se trate de leitura, escrita ou de cálculo é, fundamentalmente, um processo de relação perceptivo-motora.
Somente um pleno desenvolvimento preceptivo motor por parte da criança oferecerá condições para favorecer o amadurecimento e o depuramento de suas estruturas cognitivas.
A resistência é a capacidade que permite a um atleta sustentar por um longo período de tempo uma atividade física em condições aeróbicas ou anaeróbicas. O treinamento de resistência tem determinados objetivos, que servirão para otimizar o rendimento da atividade esportiva. Dentre os principais, podemos destacar EXCETO:
Otimizar, de maneira estável, os diferentes aspectos que estruturam a resistência especifica do esportista.
Desenvolver a capacidade de manter durante a competição uma elevada magnitude de trabalho, dificultando o máximo possível a chegada da fadiga muscular.
Suportar uma variedade de velocidades e intensidade no desenvolvimento do esforçodurante os exercícios.
Estruturar os diferentes componentes do rendimento específicode tal maneira que exista um adequado equilíbrio entre eles.
Diminuir os riscos de lesões.
Durante a aula de Educação Física, um aluno apresentou o quadro de crise convulsiva. Diante desta situação, em relação a postura e ação do pronto socorrista, marque a alternativa INCORRETA:
A primeira medida é avaliar o cenário onde está o paciente. O socorrista deve evitar toda e qualquer situação que possa colocar sua integridade em risco.
Deve tentar introduzir objetos entre os dentes, visando evitar que a vítima cause lesões na cavidade bucal e não enrole a língua, podendo causar asfixia.
Colocar a pessoa deitada de costas em um local plano, confortável, afastada de toda fonte de risco, por exemplo: tomadas elétricas, fios, objetos perfurantes.
Durante a crise convulsiva, deve-se segurar a cabeça da vítima, objetivando que esta não cause traumas no próprio crânio.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia as seguintes afirmações a respeito da relação entre saúde e prática de atividade física.
I. A prática de atividades físicas pouco se relacionam com as doenças porque estas ocorrem em consequência de determinismos biológicos.
II. Doenças relacionadas à realização de pouca atividade física são conhecidas como doenças hipercinéticas.
III. A teoria do estilo de vida defende que cada indivíduo decide se quer alterar seus hábitos sedentários de vida e adotar hábitos mais saudáveis para eliminar a causa das doenças hipocinéticas, sem ser sujeito a qualquer outro condicionante social.
IV. O professor de Educação Física deve estimular a reflexão a respeito da prática de atividade física mostrando que ela está associada ao estado sócioeconômico das pessoas.
Assinale a alternativa que classifica, corretamente, de cima para baixo, as afirmações em Falsas (F) ou Verdadeiras (V).
V...F...F...F
V...F...F...V.
V...V...F...F.
F...F...V...V.
F...F...F...V.
Qualquer movimento humano, seja um exercício, um gesto, seja uma tarefa, exige trabalhos musculares específicos, que são produzidos pela contração e/ou por uma tensão. Trabalho, neste sentido, refere-se à energia envolvida em se mover de um estado, ou posição, para outro. Disto se origina a divisão da contração muscular em:
concêntrica e excêntrica.
estática e dinâmica.
agonista e antagonista.
isotônica e isocinética.
aguda e crônica.
Nos programas de atividades físicas voltados à promoção da saúde, devem-se privilegiar as atividades que utilizam a gordura como substrato energético, ou seja, esforços físicos de baixa a moderada intensidade durante um período de tempo prolongado, considerando que as gorduras representam o maior depósito de energia no organismo humano. Tal fato é fundamentado pelo princípio
do treinamento aeróbio.
da individualidade.
da especificidade.
do treinamento contínuo.
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