Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considerando que uma pequena parcela da população pratica esportes ou exercícios físicos de forma regular e sistemática, bem como a resistência de adolescentes e jovens a participarem das aulas de Educação Física, a Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Educação Física (2008) estabelece algumas orientações.
Leia as frases a seguir e assinale a alternativa que expressa itens que o professor deve respeitar ao elaborar seu plano de ensino.
I. A finalidade da Educação Física.
II. A compreensão dos fenômenos presentes nas culturas juvenis.
III. Associar a cultura viva e a escola.
IV. Priorizar o esporte como conteúdo.
V. Ampliar e qualificar as possibilidades de atuação da Educação Física.
Estão corretas, apenas, as frases
I e II.
I, II e III.
I, II, III e IV.
I, II, III e V.
II, III, IV e V.
A competição, quanto à forma, divide-se em dois tipos; são eles:
turno e returno.
amador e profissional.
consolação e eliminatória.
rodízio e lombardo.
torneio e campeonato.
O avaliado deve estar em posição ortostática com os braços relaxados ao longo do corpo. O avaliador coloca-se ao lado do avaliado. A medida será feita no primeiro terço (proximal) da linha entre a axila anterior e o mamilo, para as mulheres, e no terço medial, para os homens. O texto acima refere-se:
Dobra cutânea axilar média.
Dobra cutânea peitoral.
Dobra cutânea abdominal
Dobra cutânea axilar
Dobra cutânea peitoral média.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O enfoque cultural ganhou relevância na Educação Física por levar em conta as diferenças manifestadas pelos alunos em variados contextos e por pregar a pluralidade de ações. A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Educação Física (2008) propõe que a Educação Física escolar deva tratar pedagogicamente de conteúdos culturais
relacionados ao movimentar-se humano, porque o ser humano, ao longo de sua evolução, foi construindo certos conhecimentos ligados ao uso do corpo e aos seus movimentos.
analisados como expressão biológica, como ação mecânica, portanto, muito semelhante em qualquer lugar, em qualquer época e para qualquer sujeito.
considerando que corpos biologicamente semelhantes demandam intervenções também semelhantes ou padronizadas.
desconsiderando os processos de significação de determinadas ações corporais tidas como excessivamente populares.
referendadas por análises fisiológicas e biomecânicas.
No processo de combinação, a competição se desenvolveemduas etapas; são elas:
classificatória e final.
escala e escada.
simples e dupla.
pirâmide e funil.
individuais e coletivas.
Os músculos podem ser classificados segundo a ação que realizam. EXCETO:
Músculo agonista
Músculo antagonista
Músculo sinergista
Músculo fixador
Músculo protagonista
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
I-A; II-C; III-B.
I-A; II-B; III-C.
I-B; II-C; III-A.
I-C; II-A; III-B.
I-C; II-B; III-A.
Entre os perímetros mais usados no campo da Educação Física destacam-se:
o braço e o quadril.
a axila e o peitoral.
o tríceps e a subescapular.
a coxa e a suprailíaca.
o bimaleolar e a biacromial.
O alongamento é um meio para melhorar a capacidade física de flexibilidade, otimizando a amplitude do movimento (ARCHOUR JUNIOR, 2002). São métodos de alongamento:
Estático e dinâmico
Estático e metabólico
Estático
Dinâmico
Dinâmico e metabólico
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A Educação Física no Ensino Médio, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008), não deve objetivar que os jovens pratiquem esporte com mais habilidade ou tornem-se atletas ou exímios executores de movimentos de ginástica porque
o nível de habilidade em uma modalidade esportiva pode melhorar ao longo dos anos como consequência da prática dentro e fora da escola.
é essencial que o aluno aprenda a contemplar o espetáculo esportivo.
porque a Educação Física escolar na atualidade não deve trabalhar com competições, portanto, essa técnica é desnecessária.
o aluno precisa somente adquirir conhecimentos sobre como se movimentar e não há necessidade de proporcionar experiências práticas.
o foco das atividades é o contexto de vida da população escolarizada que, normalmente, não inclui esporte e ginástica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...