Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando que uma pequena parcela da população pratica esportes ou exercícios físicos de forma regular e sistemática, bem como a resistência de adolescentes e jovens a participarem das aulas de Educação Física, a Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Educação Física (2008) estabelece algumas orientações.

Leia as frases a seguir e assinale a alternativa que expressa itens que o professor deve respeitar ao elaborar seu plano de ensino.

I. A finalidade da Educação Física.

II. A compreensão dos fenômenos presentes nas culturas juvenis.

III. Associar a cultura viva e a escola.

IV. Priorizar o esporte como conteúdo.

V. Ampliar e qualificar as possibilidades de atuação da Educação Física.

Estão corretas, apenas, as frases

  • A.

    I e II.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    I, II, III e V.

  • E.

    II, III, IV e V.

A competição, quanto à forma, divide-se em dois tipos; são eles:

  • A.

    turno e returno.

  • B.

    amador e profissional.

  • C.

    consolação e eliminatória.

  • D.

    rodízio e lombardo.

  • E.

    torneio e campeonato.

O avaliado deve estar em posição ortostática com os braços relaxados ao longo do corpo. O avaliador coloca-se ao lado do avaliado. A medida será feita no primeiro terço (proximal) da linha entre a axila anterior e o mamilo, para as mulheres, e no terço medial, para os homens. O texto acima refere-se:

  • A.

    Dobra cutânea axilar média.

  • B.

    Dobra cutânea peitoral.

  • C.

    Dobra cutânea abdominal

  • D.

    Dobra cutânea axilar

  • E.

    Dobra cutânea peitoral média.

O enfoque cultural ganhou relevância na Educação Física por levar em conta as diferenças manifestadas pelos alunos em variados contextos e por pregar a pluralidade de ações. A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Educação Física (2008) propõe que a Educação Física escolar deva tratar pedagogicamente de conteúdos culturais

  • A.

    relacionados ao movimentar-se humano, porque o ser humano, ao longo de sua evolução, foi construindo certos conhecimentos ligados ao uso do corpo e aos seus movimentos.

  • B.

    analisados como expressão biológica, como ação mecânica, portanto, muito semelhante em qualquer lugar, em qualquer época e para qualquer sujeito.

  • C.

    considerando que corpos biologicamente semelhantes demandam intervenções também semelhantes ou padronizadas.

  • D.

    desconsiderando os processos de significação de determinadas ações corporais tidas como excessivamente populares.

  • E.

    referendadas por análises fisiológicas e biomecânicas.

No processo de combinação, a competição se desenvolveemduas etapas; são elas:

  • A.

    classificatória e final.

  • B.

    escala e escada.

  • C.

    simples e dupla.

  • D.

    pirâmide e funil.

  • E.

    individuais e coletivas.

Os músculos podem ser classificados segundo a ação que realizam. EXCETO:

  • A.

    Músculo agonista

  • B.

    Músculo antagonista

  • C.

    Músculo sinergista

  • D.

    Músculo fixador

  • E.

    Músculo protagonista

  • A.

    I-A; II-C; III-B.

  • B.

    I-A; II-B; III-C.

  • C.

    I-B; II-C; III-A.

  • D.

    I-C; II-A; III-B.

  • E.

    I-C; II-B; III-A.

Entre os perímetros mais usados no campo da Educação Física destacam-se:

  • A.

    o braço e o quadril.

  • B.

    a axila e o peitoral.

  • C.

    o tríceps e a subescapular.

  • D.

    a coxa e a suprailíaca.

  • E.

    o bimaleolar e a biacromial.

O alongamento é um meio para melhorar a capacidade física de flexibilidade, otimizando a amplitude do movimento (ARCHOUR JUNIOR, 2002). São métodos de alongamento:

  • A.

    Estático e dinâmico

  • B.

    Estático e metabólico

  • C.

    Estático

  • D.

    Dinâmico

  • E.

    Dinâmico e metabólico

A Educação Física no Ensino Médio, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008), não deve objetivar que os jovens pratiquem esporte com mais habilidade ou tornem-se atletas ou exímios executores de movimentos de ginástica porque

  • A.

    o nível de habilidade em uma modalidade esportiva pode melhorar ao longo dos anos como consequência da prática dentro e fora da escola.

  • B.

    é essencial que o aluno aprenda a contemplar o espetáculo esportivo.

  • C.

    porque a Educação Física escolar na atualidade não deve trabalhar com competições, portanto, essa técnica é desnecessária.

  • D.

    o aluno precisa somente adquirir conhecimentos sobre como se movimentar e não há necessidade de proporcionar experiências práticas.

  • E.

    o foco das atividades é o contexto de vida da população escolarizada que, normalmente, não inclui esporte e ginástica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...